sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Serra do Itapeti, Vale do Paraíba e ao fundo a Serra da Mantiqueira.


Posted by Picasa
Feliz 2011
Sossego é o ato ou efeito de sossegar, é tranquilidade, calma, quietação e tem como antônimo ou oposto, a preocupação, a agitação.

Voltávamos de uma visita à mancha de Mata Atlântica de Guararema, onde encontramos as orquídeas que são alvo do estudo do orquidófilo Glauco Batalha e onde já avistamos saguis, siriemas,tucano, guaxinim, pássaros como o tangará e outros animais que não conseguimos identificar.Observando aquela tranquilidade, comentei sobre como parece haver uma onda de urgência e violência crescente nos atos “humanos”, comportamentos que geram uma tensão que parece ficar impregnada em cada momento de nossos dias.
O orquidófilo, mais focado no estudo de plantas do que no que as mídias repercutem em nossos ouvidos, falou sobre o “desassossego”, uma sensação constante de estarmos em perigo, sob ameaça, perdendo algo que poderia mudar nossas vidas, o que pode gerar um impulso ao consumo, à pressa, à competição.
Como exemplo simples dessa sensação, posso citar que toda vez que acessamos à internet , abrimos um jornal ou vimos TV, nesses últimos dias, aparecia uma reportagem sobre o prêmio milionário da loteria no Brasil, alimentando sonhos e filas. É bom ter esperança e agir, afinal só ganha quem joga, mas se você não teve tempo de parar e fazer seu jogo, é possível que esteja sentindo um certo desassossego. Mesmo que um matemático prove que a chance que você tem de ganhar o prêmio é ínfima!
Fazendo um retrospecto deste ano que se acaba, pensando nas comemorações onde encontramos amigos, familiares, pensando nos que estão trabalhando ou solitários, queremos agradecer a companhia e desejar à todos que tenham esperança de ter em 2011, e sempre, a tranquilidade e calma que gera realizações construídas em bases sustentáveis, sossegadas e duradouras.

Marcos Grangeiro e Gil Ceragioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário