quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A COP 16...


Cop 16
O fórum Cop 16 em Cancún no México, que conta praticamente apenas com recursos da própria comunidade científica, anda devagar e não permite uma visão muito otimista. Avançamos, mas estamos longe de atingir metas que evitem uma tragédia Global!
Setores como o Congresso Americano, o governo Chinês e outros que lavam as mãos da discussão e de tomar atitudes, devem estar criando condomínios no espaço!
Os dinamarqueses Peter Madsen e o ex-colaborador da Nasa, Kristian Von Bengstson, estão construindo foguetes e pretendem mandar um homem ao espaço em cinco anos no projeto Copenhagen Suborbitals, eles brincam que o que extinguiu os dinossauros foi o fato deles não terem para onde ir!
Parece que estaremos em breve na mesma situação dos Dinos!
Bom, sem querer fazer piadas de mau gosto, com uma situação que é mais trágica do que cômica, deveríamos entrar efetivamente no século 21 e usar a informação científica com a clareza que não permitisse que esta fosse subjugada por interesses econômicos e políticos!
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, o metano que pode ser liberado pelas geleiras que derretem, tem um efeito mais devastador com relação ao efeito estufa do que o CO2 com que tanto nos preocupamos!
Quem está fazendo o dever de casa é a sociedade civil. O povo brasileiro, por exemplo, que agora tem um poder de consumo maior deveria projetar o país como uma “Potência Ambiental”, afinal é nessa hora que ações exemplares podem fazer surgir os novos líderes da humanidade. Mas por aqui, ainda temos a discussão do Novo Código Florestal que parece andar pelos porões dos interesses inconsequentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário