quarta-feira, 27 de março de 2013

Vamos em frente!

Obrigado pelo apoio.
Parece até um sorriso de gratidão!

Rio Paraíba do Sul, o delicado gigante!

Delicadezas de um grande rio! Um dos objetivos buscados pela Guaranature é possibilitar o contato com a Natureza para todas as pessoas, incluindo àquelas portadoras de alguma necessidade especial. O som de um rio, canto dos pássaros, vocalização de animais devem ser compartilhados, nem todos podem chegar onde chegamos, mas queremos levar até estas pessoas um pouco da grandiosidade da Natureza!

Vejam o vídeo:
https://www.facebook.com/photo.php?v=623276817699437&set=vb.100000513722271&type=2&theater

terça-feira, 26 de março de 2013

Rio Paraíba do Sul...

Lixo retirado pelos membros e amigos da Beija-Flor.
Guaranature conhecendo melhor o fundo do rio
Poderoso e delicado: Rio Paraíba do Sul
 Com mais de 1140 quilômetros o "Paraíba do Sul" nasce  na Serra da Bocaina, mais precisamente na cidade de Areias-SP, onde o "ribeirão do salto" a dois mil metros de altitude parte para formar o "rio Paraitinga" que se une ao rio "Paraibuna" com nascente em Cunha-SP e aí em uma represa dão origem ao "Paraíba". Seu nome em tupi, a boa língua geral, que dizer: "rio difícil de navegar", o que provavelmente indicava a existência de muita areia e pedras. Estas foram exploradas até que o rio perdesse suas características e muito de sua vida!
Os habitantes das margens que mantinham com o Paraíba estreita relação de subsistência, eram conhecidos como "piraquaras", hoje o rio mudou tanto, que é difícil encontrá-los.
Jacarés-do-papo-amarelo, grandes e pequenas serpentes, lontras, capivaras, peixes de diversas espécies como a 'piabanha, o surubim-do-paraíba e a pirapitinga-do-sul ( seriamente ameaçados!) e ainda o piau-palhaço, a piapara e o lambari-branco, crustáceos como o caranguejo-de-água-doce,  lagostins ou camarões de água doce, moluscos bivalves ( duas conchas) como as "sabaúnas", aves,  muitas aves, ainda estão presentes nas margens e no leito desse rio... imaginem o que foi no passado.
Conhecemos um sítio arqueológico indígena aqui em Guararema, bem próximo à cidade e as margens do rio, onde foram encontrados milhares de fragmentos de cerâmica, fogueiras e vestígios de uma vigorosa atividade. E também bolotinhas de argila,as quais acreditam os arqueólogos, seriam brinquedos das crianças indígenas que ficavam ao lado dos adultos. Talvez tenham sido estes índios os que deram o nome de Guararema ( árvore de cheiro forte) à nossa cidade.
Em um mundo onde a água é cada vez mais escassa, pelo menos a que precisamos para beber, já que a quantidade de água é a mesma, desde de que há quatro bilhões e meio de anos, vulcões expeliram as moléculas de hidrogênio e oxigênio formadoras do precioso líquido, o que muda é a qualidade deste e geralmente para pior, é lamentável que ainda tenhamos tanto lixo descartado por pessoas, vejam o registro! 
Vamos nos unir e convencer nossa população a preservar cada vez mais este patrimônio !
Parabéns `equipe Beija-Flor!

Semelhanças e diferenças...

João Maurício Rugendas, fez este desenho em 1835, justamente em nossa região, publicou neste mesmo ano na Europa o livro: Viagem pitoresca através do Brasil. Neste último final de semana estivemos em uma área de interesse para uma pesquisa e Ivete Tambelini, fez a foto, chega a ser impressionante a semelhança das duas imagens, pena não vermos os indios!

Melhor faltar "R" do que atitude!


Melhor faltar "R" do que atitude!

Como manter o gostinho pelo tradicional churrasco, hábito que herdamos dos índios e mesmo assim ajudar o meio ambiente?
Parece incoerente mas vejamos: Sabia que nos pacotes de carne, aquelas letras miúdas indicam a procedência do produto? Pois é possível escolher carnes que não sejam frutos de produtores que cometem crimes ambientais, como queimadas, desmatamento para criar pastos e invasão de terras indígenas.
Claro que não vai vir escrito no pacote: "produzido em área invadida", mas sabemos muito bem que regiões do sul do Pará, norte do Centro-Oeste, sul do Amazonas, por exemplo, sofrem a pressão de criadores que acabam cometendo crimes ambientais irreversíveis! Já produtores que não se encaixam nestes casos, geralmente estão do centro para o sul do Brasil.
Para o carvão valem regras do tipo de madeira, origem e uso de mão de obra infantil e insalubridade. Na dúvida, é melhor faltar "r" para chu"rr"asco do que atitude!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Lívia Dias resgata uma Bradypus variegatus


Sorte destes animais poderem contar com pessoas dispostas a ajudá-los! Este bicho-preguiça é um macho e deve estar com uns três quilos ou um pouco mais, no lugar onde se encontrava corria risco de atropelamento ou mesmo ataque de cães, mas a futura "médica veterinária" Lívia Dias, prontamente  e com muito carinho, a resgatou e com a Guaranature levou-a para um lugar seguro, com contínuos de embaúba. Planta  importante para as preguiças que delas tiram alimento, absorvem a água necessária e se protegem.
Antes da soltura, um sorriso de despedida de ambos, marcou um período de melhores chances para o bichinho,
Parabéns Lívia!

Bela, rápida e cheia de truques!





Dia Mundial da Água...acessem o link e vejam que legal!

http://globotv.globo.com/tv-diario/diario-tv-1a-edicao/v/guararema-tem-programacao-para-o-dia-mundial-de-agua/2474600/


Guararema investindo naqueles que vão herdar o Mundo



Conchas bivalves, sabaúna.

Queremos agradecer às crianças e professores do Getúlio Vargas  e José Benedito, que fazendo jus ao tema, fizeram com que tudo fluísse em grande harmonia!
O Olhar curioso dos alunos.

Lugares preservados e seus habitantes...

Viagem pitoresca através do Brasil, João Maurício Rugendas, 1835.
Morro Santo-Ferrugem, por Ivete Tambelini, Guararema 2013
Bom dia, aos Olhos da Natureza!
Neste caso também aos ocelos!
Caracará ou carcará.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Paiol vergado Só precisamos de um reforço!



                                                  guaranature.ambiental@gmail.com

quarta-feira, 20 de março de 2013

Solidários às vítimas das chuvas, sugerimos algumas reflexões...





Caros amigos, Guararema tem acumulado uma grande experiência quando o assunto é chuva, eu mesmo perdi meu cunhado em uma dessas enchentes, muitas famílias perderam ao longo destes anos, parentes e patrimônio.
Ontem no programa do governo :  
"Hora do Brasil", ouvimos o tanto de verbas que são destinados às vítimas das enchentes, para recuperação de estradas, mas não ouvimos o quanto de verba vai ser destinado para que se evite as tragédias ano que vem. Isto parece muito com a famosa "Indústria da Seca do Nordeste"!
Pelo Amor e pela Dor, com uma população exigente e com histórias para contar, nossa cidade tem tomado providências preventivas que estão, ao meu ver, surtindo efeito. Temos agora um corpo de bombeiros sediado na cidade, bairros tiveram parte da população deslocada, que emboram não estejam totalmente satisfeitos, estarão vivos para reinvidicar, intervenções de engenharia foram feitass e a população, o ouro de uma comunidade, pratica a solidariedade e com coragem enfrenta tudo para ajudar alguém em perigo ou necessitado.
Nós estamos na região do médio alto Paraíba do Sul e temos uma responsabilidade para com aqueles que estão nas cidades abaixo de nós, portanto quanto mais lixo for jogado ao solo, em bueiros, ribeirões e em consequência no Paraíba, mais problemas podemos causar aos nosso vizinhos.Em nossas casas soluções ajudam a comunidade, por exemplo, gramados e jardins com drenagem dão certo, fiz um gramado que tem abaixo da linha da terra, mais de 40cm de cascalho, resultando em uma absorção de água como aos de "alguns" campos de futebol. 
Plantar árvores, hortas, resistir à tentação de impermiabilizar o solo, não construir em áreas de risco, cuidar para que tanques e pesqueiros sejam seguros e cuidar que os peixes e rãs sejam compatíveis com a fauna local, tambem ajudam, aliás, cabe a explicação: alguns tanques quando estouram, lançam no ambiente uma série de espécies exóticas, muitas vêzes agressivas à fauna original, causando verdadeiros desastres ecológicos!
Mas com tudo isso e longe de estarmos em uma situação perfeita, queremos prestar nossa solidariedade, aos locais como São Sebastião, cidade irmã, Ilha Bela, Petrópolis, baixada fluminense, e `a todas as vítimas das enchentes que sofrem neste momento, força, união, sabemos o que estão passando!
Por aqui, continuemos atentos e juntos vamos nos previnir para um clima cada vez mais severo e incerto, as chuvas voltarão!

terça-feira, 19 de março de 2013

Animais domésticos exóticos...perigo para os silvestres!

Ôpa, eu sou brasileiro rapaziada!

Gato comedor de sabiá!

Olha ele escondido na Mata à noite!

Os passarinhos parecem revoltados!
Há alguns anos conversamos com um pesquisador e perguntamos qual era a causa de encontrarmos tantos gatos de origem oriental, como o siameses, por exemplo, caçando em bordas de mata à noite e raramente víamos gatos brasileiros fazendo isto, dissemos vê-los subindo em árvores e muito longe da área urbana, enquanto que não avistávamos gatos brasileiros com este comportamento.
Ele desenvolvia uma pesquisa e concluiu que os gatos orientais têm hábitos bem diferentes dos nossos e eram uma ameaça à nossa fauna silvestre, não só de passarinhos, como também de pequenos mamíferos!
Muito bonitos, os gatos orientais caçam em horários diferentes e mesmo alimentados, procuram por pássaros e outros animais por extinto. Perguntado sobre o que devíamos fazer, ele nos orientou pela conscientização da população, promovendo a castração dos gatos orientais, sua captura na mata e até atitudes mais radicais para proteção da fauna silvestre.
Este siamês da foto, subiu em nossa jabuticabeira e capturou um filhote de sabiá, passou uma manhã inteira com o pássaro na boca e só o matou à tarde.
Isso nos faz concluir que devemos valorizar mais o que é nosso e pensar bem antes  ter um bichinho desses!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Imagens do final de semana...

Vida!

Cor
Cor,

Vida!


Moçambique e bromélia, colorindo a vida!

Para o Jarbas, o beija-flor faz pose, para mim o tiziu diz: fui!




Foto de Jarbas Mattos: rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome) 



















Foto: Marcos Grangeiro.


Volatinia jacarina, tiziu, saltador, bate-estaca, papa-arroz, este pequeno pássaro, conhecido por sua vocalização acompanhada de saltos está presente em todo Brasil

Revegetar sempre!


AMORAABACATEALELUIAARARIBAAROEIRACABELUDINHAEMBAUBAEMBAUBAGOIABEIRAGUAPURUVU
IPE (TODOS)JATOBAPAINEIRAPAU BRASILPAU FERROPEROBAAMEIXAPITANGASIBIPIRUNATAPIACASSIA FERRUGINEAMAMÃOJAMBOMARACUJA





Informações: 
"Seu" Toninho,
997141351.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Araçari-banana, por Jarbas Mattos...


Nosso amigo Jarbas Mattos é mesmo um fotógrafo incrível, seu amor pelo que faz é tão flagrante que a Natureza parece querer revelar-se mais e mais para ele. 
Pessoa simples e sofisticada, faz questão de compartilhar suas fotos com todos nós, conhece como biólogo o nome científico de todos os pássaros que registra, mas sempre pergunta ao leigo: - E como você chama este pássaro?
Sua sabedoria o faz perceber que o leigo, pode ser o verdadeiro mestre!
Parabéns amigo, pelo que podemos perceber na foto, os pássaros já estão fazendo fila!

https://www.facebook.com/jarbas.mattos.1

Gratidão ao apoiador anônimo!


Queremos agradecer muito à pessoa ou grupo que doou à Guaranature vários coletes refletores. Para nós que fazemos resgates de animais e registros noturnos estes serão extremamente úteis!
Para nosso grupo que não tem um apoio oficial e trabalha com recursos próprios, toda ajuda é bem-vinda e prometemos retornar em ações de pesquisa, conservação e educação ambiental.
Embora não saibamos quem fez a doação, sabemos que ele conhece nosso trabalho e vamos gastar os coletes!
Obrigado você ou vocês vão nos fazer brilhar!


terça-feira, 12 de março de 2013

A imagem fala por si só!




Pássaro legal é pássaro solto!
Nosso incentivo aos quintais naturais, que recuperariam antigos corredores para pássaros continua. A Guaranature pode doar árvores frutíferas de nosso viveiro como  a amora , mamão, algumas cítricas e frutas da Mata Atlântica.
Fiz esta foto para ilustrar que nesta gaiola que não fecha, estas pequenas "cambacicas", podem comer em Paz, o problema é condicionar os bichinhos a comer dentro de gaiolas e aí tornarem-se presas fáceis dos que as aprisionam. Não há necessidade nenhuma disso. Se não temos árvores produzindo ou quintais com frutas, podemos pedi-las nas quitandas e supermercados, estes estabelecimentos tem geralmente uma perda de alimentos que são descartados e percebemos que estes comerciantes não gostam de desperdiçar justamente o que é tão precioso para eles.
Para quem gosta de passarinhos, acordar com o canto destes é sempre um prazer, e a variedade vai ser maior, pois sabemos que não podemos ter sabiás, sanhaços, saíras, cambacicas, gurundis e muitos outros em cativeiro, é crime!
Em nosso blog, há um espaço para pesquisa de postagem anteriores, é só colocar o nome dos pássaros e ver os registros feitos em nosso quintal, nosso amigo Romero Gouw Benitez fez um filme de um ninho em sua casa que é maravilhoso, simples e maravilhoso, vejam em  http://youtu.be/mRyL7e6Cl7M.É importante pensar o local de alimentação, ele deve ser protegido de gatos e cachorros, deve ser higienizado com regularidade para manter os visitantes saudáveis, o que não é uma dificuldade maior do que tratar pássaros em cativeiro, além de ser uma terapia!
Um presente que eles sempre nos trazem, são sementes de outras frutas e pimentas, nossa cozinha é rodeada de pimenteiras cujas sementes foram trazidas por estes visitantes, então que tal investirmos em um quintal caipira com horta, pomar e livre beleza?

http://youtu.be/mRyL7e6Cl7M

segunda-feira, 11 de março de 2013

Orquídea misteriosa, agora sabemos seu nome!



Avistada pela primeira vez em nossa região, esta bela orquídea é um Epidendrum chlorinum, com uma haste floral de 80cm. Orquídeas como estas, são indicadores de ainda temos o que preservar e vamos cada vez mais agir neste sentido.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Para as mulheres, orquídeas raras e misteriosas!


Esta orquídea, assim como as mulheres, é ainda para nós um mistério!
Bela, rara, exalando esta beleza, mesmo sozinha entre grandes árvores. 
Delicada e resistente, não causa nenhum mal à aquela que a hospeda, pelo contrário, adorna a planta que sem ela seria mais uma em um mar de verde!
Não conseguimos classificá-la, saber seu nome, mas sua importância é enorme, pois indica vida, preservação, qualidade e pureza. A Paz entre o Homem e a Natureza!
Realmente não conseguimos classificá-la, saber seu nome, mas isto a faz mais interessante, foco para nosso carinho, estímulo para nosso trabalho, mostrando a beleza do caminho que temos à frente.
Fértil, fonte de vida, como podemos ver por suas sementes, recebe nossa homenagem, assim como queremos e devemos fazer a todas as mulheres! 

Encontramos mais uma: Malaxis parthonii.
























Esta orquídea terrestre localizada pelos olhos experientes do orquidófilo Glauco Batalha, é considerada ameaçada pela perda de seu habitat. Sorte termos ainda locais onde possamos encontrá-las.
Preocupante é a dificuldade de encontrar tais locais!