quarta-feira, 20 de março de 2013

Solidários às vítimas das chuvas, sugerimos algumas reflexões...





Caros amigos, Guararema tem acumulado uma grande experiência quando o assunto é chuva, eu mesmo perdi meu cunhado em uma dessas enchentes, muitas famílias perderam ao longo destes anos, parentes e patrimônio.
Ontem no programa do governo :  
"Hora do Brasil", ouvimos o tanto de verbas que são destinados às vítimas das enchentes, para recuperação de estradas, mas não ouvimos o quanto de verba vai ser destinado para que se evite as tragédias ano que vem. Isto parece muito com a famosa "Indústria da Seca do Nordeste"!
Pelo Amor e pela Dor, com uma população exigente e com histórias para contar, nossa cidade tem tomado providências preventivas que estão, ao meu ver, surtindo efeito. Temos agora um corpo de bombeiros sediado na cidade, bairros tiveram parte da população deslocada, que emboram não estejam totalmente satisfeitos, estarão vivos para reinvidicar, intervenções de engenharia foram feitass e a população, o ouro de uma comunidade, pratica a solidariedade e com coragem enfrenta tudo para ajudar alguém em perigo ou necessitado.
Nós estamos na região do médio alto Paraíba do Sul e temos uma responsabilidade para com aqueles que estão nas cidades abaixo de nós, portanto quanto mais lixo for jogado ao solo, em bueiros, ribeirões e em consequência no Paraíba, mais problemas podemos causar aos nosso vizinhos.Em nossas casas soluções ajudam a comunidade, por exemplo, gramados e jardins com drenagem dão certo, fiz um gramado que tem abaixo da linha da terra, mais de 40cm de cascalho, resultando em uma absorção de água como aos de "alguns" campos de futebol. 
Plantar árvores, hortas, resistir à tentação de impermiabilizar o solo, não construir em áreas de risco, cuidar para que tanques e pesqueiros sejam seguros e cuidar que os peixes e rãs sejam compatíveis com a fauna local, tambem ajudam, aliás, cabe a explicação: alguns tanques quando estouram, lançam no ambiente uma série de espécies exóticas, muitas vêzes agressivas à fauna original, causando verdadeiros desastres ecológicos!
Mas com tudo isso e longe de estarmos em uma situação perfeita, queremos prestar nossa solidariedade, aos locais como São Sebastião, cidade irmã, Ilha Bela, Petrópolis, baixada fluminense, e `a todas as vítimas das enchentes que sofrem neste momento, força, união, sabemos o que estão passando!
Por aqui, continuemos atentos e juntos vamos nos previnir para um clima cada vez mais severo e incerto, as chuvas voltarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário