São flores de figueira, cuja primeira referência que tive foi na Serra do Mar, quando me disseram tratar-se de clusia (talvez um nome popular). Também são conhecidas como ficus, gameleira (ou gomeleira) e caxinguba, palavra de origem tupi-guarani.
Por fornecerem alimentos à aves, símios, morcegos e outros animais dispersores de sementes, têm importância na preservação das vegetações nativas tropicais e subtropicais. Os figos caídos no solo e na água servem também de alimentos a vários outros animais, incluindo peixes e insetos.
É uma espécie, como se vê, muito importante para a alimentação da fauna em geral. É muito importante esse registro para a Serra do Itapety.Clusia fluminensis em homenagem ao médico e botânico francês Charles de l`Écluse ou Carolus Clusius,n que criou o primeiro jardim botânico da Europa.
|
Professores: Uma aranha já assusta muita gente! Imagine uma Aranha-Alho! Só esse BLOg maravilhoso prá nos mostrar a diversidade da nossa natureza... Parabéns!
ResponderExcluirmuito daora esse blog!!nunca vi esssa aranha !so nesse blog!
ResponderExcluireu capturei uma aranha dessas e coloquei no meu insetario quando perfurei nao tinha quem ficava perto...
ResponderExcluirOlá! Você tem belas fotos, parabéns!
ResponderExcluirGostaria de fazer um pequeno ajuste no texto: a planta de flores brancas pertence ao gênero Clusia (da família Clusiaceae), e não a Ficus. A foto mostra as flores masculinas de Clusia criuva (e não Clusia fluminensis).
Parabéns pelo blog!