segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Proteção à vida!



























Resgatada pelos SDs-PMs  Kátia e Amorim de uma situação de risco nesta véspera de Natal, esta Bradypus variegatus, bicho-preguiça de três dedos, está em local seguro e promissor para sua espécie, a pressão antrópica, seja por uso da terra, derrubada de árvores e até pelos fogos nas festas de fim de ano pode deixá-los vuneráveis.
Sorte que os guardiães da sociedade, são também guardiães da Natureza!
Contem sempre com a gente.
E Feliz Natal!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Um maravilhoso "Fim de Mundo"!


Que "Fim do Mundo" mais lindo! Sol brilhante, a Natureza seguindo sem medo, mesmo porque Ela não deve nada, nos deu tudo de bom sempre...
Fiz um objeto que ficou tão bom que talvez resista, e bonito, a beleza deve ser para sempre.
Achei uma única latinha de cerveja na geladeira, bebi já que de cirrose não morro mais, pensei em comprar outra, mas sabe-se lá o que pode acontecer no caminho do mercadinho, que fica na mesma calçada da minha casa.
Ô dia lindo! A máquina está no tripé, esperando um beija-flor que sempre vem aqui, hoje não veio, espero que não acredite em boatos.
Por via das dúvidas deixei umas tarefas chatas para amanhã, vai que escapei, hoje está um dia fantástico para o Fim, amanhã a gente conversa!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Pimenta-de-passarinho, a cumari (Capsicum baccatum):






















Esta é uma pimenta endêmica do Brasil, talvez uma das únicas pimentas brasileiras. Aparece nos quintais trazidas pelos pássaros, por isso é também conhecida por pimenta-de-bem-te-vi e ainda cumbari, pimenta-cumari-verdadeira, variando conforme a região, seja Centro-Oeste, Sudeste ou Sul.
Na escala de temperatura, está em 8 e na de Scoville tem picância entre 30mil e 50mil unidades, forte!
Passarinho que come pedra...
As borboletas gostam também de nossa pimenta!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pequenas e grandes protetoras da Natureza!

Seu Toninho cuidando da hidratação do cágado.
Cágado que depois de passada a chuva, ficou ilhado no asfalto.















































Crianças são brilhantes protetoras da Natureza! As gêmeas, Júlia e Mariana, tiraram esta Hydromedusa,que é um cágado de água doce de uma sessão  de apedrejamento, mesmo sendo muito
diferente ou mesmo estranha, tiveram o cuidado junto com seu Pai, de levá-la para casa e cuidar do bichinho até que fôssemos buscá-la.
Este animal está em estado vunerável, ou seja, ameaçado de extinção, ele se alimenta de sapos, rãs, peixes e vegetais, sendo considerado onívoro, fica escondido durante o dia e ativo à noite, quando sai para caçar.
Esta parece uma fêmea e teve a sorte de encontrar as pequenas fadinhas que salvaram sua vida, por essa iniciativa receberam o título de "Guaranatures mirins", e nos enchem de orgulho!
PARABÉNS!

O coelho brasileiro avistado ontem...























Este é o Sylvilagus brasiliensis, o coelho brasileiro, muito bonito e até fácil de ser avistado, vem sofrendo pressão da Lebre Argentina, que concorre por comida e sobe cada vez mais pelo Brasil.
Outras ameaças são a destruição do habitat, caça e ataque de cães que as pessoas que mudam para nossa região  deixam soltos, assim como aqueles gatos siameses ou persas que tem hábitos diferentes dos brasileiros e caçam à noite entrando até na mata.
Orientamos que os prendam, para o bem de nossa fauna silvestre!

Uma boa dica para esta madrugada, balada no céu:http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fseuhistory.com%2Fnoticias.html&h=XAQHe3lgX

A micro está florida...






















Esta é a menor orquídea que avistamos em nossa região, Phymatidium, nós a chamamos de Gil. São pequenas como se pode perceber na foto em proporção à mão.
Delicadas, estão sempre hospedadas em goiabeiras.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Casa de marimbondo, quem as habita...



Avistamento recente...Provavelmente um "sanhaço-de-fogo".

























Em Santa Branca, conseguimos registrar essa bela ave em frente ao Hotel Fazendão, acreditamos ser um sanhaço-de-fogo, também conhecida como queima-campo e canário-do-mato (Piranga flava)
Vamos pedir para os ornitólogos nossos amigos ajudarem na identificação.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

-Foi bom não ter pressa! Viva o Barboletas!

























Esta aranha muda entre verde , rosa ou amarelo de acordo com a flor em que aguarda suas presas!
Ela prefere moscas a vespas e abelhas, mas parece que chegar um pouco atrasado foi vantagem para nossa amiga que observa com um ar de "OPS"!
Estas flores vieram de Gonçalves no sul de Minas Gerais e se deram bem aqui em Guararema.
Aliás, neste final de semana , será inaugurado o "Barboletas" no bairro São Sebastião das Tres Orelhas.
 O espaço que é belíssimo tem como tema da decoração, as borboletas,  que em Golçalves que fica na Serra da Mantiqueira, dão espetáculo!




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Teiú e sua turma tomando um Sol..






















Quando sai o Sol depois das chuvas da estação, as oportunidades aumentam para quem gosta de fazer fotos da Natureza, seja para manter energia ou uma simples secada, seus atores se mostram com graça!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Jararaca na Fazenda São João





Beirando o Rio Paraíba do Sul, encontramos adolecentes brincando com uma Jararaca (Bothrops), a maioria dos acidentes com serpentes no Brasil são com estas cobra, portanto a afastamos do caminho deles. É bom lembrar que em Guararema e arredores, em caso de acidente, o Hospital Mogiano, "Luzia de Pinho Melo", é o que tem as melhores condições de atender com soro adequado.
Usamos o gancho e a recolocamos para uma vida tranquila.
Notável é que os adolecentes não queriam matá-la, mas é uma brincadeira perigosa!

Coral falsa ou verdadeira?





















Hoje encontramos esta Coral, como sempre, a fizemos sair da estrada onde poderia ser atropelada.
Com o aumento das chuvas e da temperatura, é mais frequente encontramos estas e outras cobras  que tanto receio causam, mas a chance de acidentes é pequena se tivermos alguns cuidados.
Não acumular lixo onde ratos possam vir se alimentar, cuidar dos paiois e dos restos de ração dos cachorros, ter proteção sob as portas, não provocar queimadas, os bichos procuram proteção do fogo nas casas, não incitar ou iscar cachorros para cobras e lembrar-se corais verdadeira tem olhos pequenos, os anéis circundam o corpo , a cor vermelha geralmente não se encontra com a preta é calma e não arma bote, uma boa medida é na dúvida considerar todas verdadeiras caso não seja um especialista. Ontem tiramos uma Jararaca que entrava em uma residência, postaremos logo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jatobá albino?



























Sim um jatobá (Hymenaea courbaril), albino! Nosso "dedo-verde", agora está atacando de branco também!
Seu Antonio Carneiro conseguiu fazer a germinação de trinta destas árvores em nossa estufa e para surpresa geral, uma é totalmente branca, ou seja, sem a clorofila que é produzida pelos cloroplastos. Neste caso raro eles são chamados leucoplastos e como são inativos na produção do pigmento verde, a planta provavelmente terá uma vida curta, pois não consegue realizar a fotossíntese.
Mas por enquanto está muito bonita e quem quiser vê-la é só entrar em contato.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Aventuras da Guaranature e seus amigos...Que turma boa!






















Fomos com a equipe do Diário Ecologia até uma área onde estamos fazendo uma pesquisa cujos resultados divulgaremos em tempo, nesta área encontramos uma fauna preservada, tanto terrestre como de água doce, pássaros, árvores e orquídeas registradas pela primeira vez por aqui.
Na primeira foto, onde Romano conduz o grupo para uma cachoeira, podemos ver Hideki Narimatsu, que acaba de chegar do Amazonas. Ele que tem publicações em revistas científicas internacionais, sempre que pode está com a gente e divide seu conhecimento, experiência e bom humor!
Logo depois o biólogo e fotógrafo premiado Jarbas Mattos, procurem este nome na internet e conheçam seu belíssimo trabalho. Depois Juvenal, cinegrafista da tv Diário, seguido da  reporter Fernanda Monteiro e ao fundo o orquidófilo membro da Guaranature, Glauco Batalha.
Em outro dia subimos o Paraíba do Sul, "paraíba", quer dizer na língua Tupi: água ruim de navegar, por isso contamos com a destreza de mestre Will que pilotou com toda segurança e não tivemos problemas. Contamos com o apoio da Casa do Fazendeiro, que nos emprestou equipamentos de segurança, assim como o veterano do rio "seu" Milton. Obrigado à todos!

Depois do Trabalho, um presente do Recanto da Traíra....




















Depois de dias, entrando em mato fechado, subindo o rio Paraíba , fazendo plantios, descobrindo orquídeas e fotografando  com feras como Jarbas Mattos junto à equipe do Diário Ecologia, ganhanos do Romildo e Daniel, respectivamente, gerente e proprietário do Recanto da Traíra, um delicioso almoço. Em nosso blog há como acessar e fazer reservas neste "restaurante". Vale conhecer!
À mesa, Gil Ceragioli, Marcelo"o cinegrafista" e Fernanda Monteiro, jornalista da afiliada da Rede Globo, TV DIário, Thiago Hernandez, Rogério Romano, Luiz Macedo , Will Carmo e sua esposa Fernanda.
Queremos destacar a gentileza e profissionalismo da equipe de TV, que nos tornaram astros com sua paciência e sincero interrese pea Natureza, serão sempre Guaranatures!

Razões para desacelerar...































No asfalto ou na estradinha de terra, estamos cheios de razões para mantermos a calma e assim termos agradáveis surpresas. O Quati pode seguir seu caminho e ainda deixou-se fotografar!
A família de marrecos devidamente protegidas pelos frágeis e atentos  pais, atravessou sem susto, é isso que pedimos aos turistas que frequentam nossa região, andar em um ritmo harmônico com o da  Natureza! E vejam que mesmo na fam´lia de marrequinhos tem um que é diferente dos outros!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Plantio de árvores...

















Por ocasião da visita do Governador do distrito 4600 do Rotary Club, Sr Chico Reis e a esposa D.Maria Aparecida, foram plantadas cinquenta árvores nativas em nossa cidade, incluindo a árvore símbolo do Rotary Club, o Pau-Ferro (Caesalpinia ferrea), esta plantada na Ilha Grande onde fica o Núcleo de Educação Ambiental, NEA.
Sentimo-nos muito honrados e contentes por termos a oportunidade de participar de ação tão significativa!
Na foto, da esquerda para direita: D. Maria Aparecida, o Governador Sr. Chico Reis, o presidente do Rotary Club de Guararema, Dr.Roberto, o amigo Eduardo Marcondes e o representante da Guararnature, Marcos Grangeiro.















Surpresas do Vale do Paraíba...




















No centro de São José dos Campos-SP, achamos este tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus ariel), interessante é que é comum o avistamento do tucano-de-bico-verde e até do tucano-toco, mas deste não tínhamos registro!
Para variar os passarinhos estavam incomodados com sua presença..
Mais informações: http://www.wikiaves.com.br/tucano-de-bico-preto.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pesquisando a fauna aquática encontramos orquídeas e ...





















Com nosso técnico em fauna aquática Thiago Hernandez, partimos para campo para fazermos levantamento da fauna dos afluentes do Paraíba, para nossa alegria encontramos orquídeas, pitús e lambarís de barbatanas e caudas vermelhas, jóias de nosso bioma.

Cachoeirinha do Sítio São Francisco.

Toninho, as mãos mágicas de nosso dedo-verde!

Jatobás, sucesso de seu Toninho!

Seu Toninho, nosso Dedo-verde, pediu para enviar as imagens da semeadura de Jatobá que está fazendo.  É mais uma conquista, porquanto a semente de Jatobá é considerada de baixa germinação.  Pelos seus cálculos, seu Toninho conseguiu atingir 40% de germinação, enquanto outras fontes situam a média de germinação possível entre 10% a 20%.
De minha parte, peço a liberdade para lembrar outro feito do seu Toninho que é a rede de preservação de espécies que ele está tecendo. Em seu contato com outras pessoas aqui em Guararema, seu Toninho está conseguindo levar adiante a proposta de reintrodução de espécies nativas, assim como a preservação de material genético das espécies já identificadas e conhecidas em nossa região, com as quais vem manejando, como o Cedro, a Peroba, o Jequitibá,a Sibipiruna, o Pau-brasil,  o Pau-ferro, a Aroeira, a Canafistula, o Tapiá e tantas outras. Recentemente conseguiu importantes espécies da Mata Atlântica, sobretudo para a alimentação de aves e pequenos mamíferos (biodispersores), tais como a Capororoca, o Jaquatirão, a Gravitinga, o Tapixingui, a Sordinha (medicinal) e outras...
Essa conduta do seu Toninho, de profunda dedicação à Natureza,  segue os mais altos princípios da preservação ambiental. A RAFI (Fundo Internacional de Desenvolvimento Rural) que tem como presidente o ambientalista Pat Mooney, que também é consultor da FAO (Fundo de Alimentação das Nações Unidas) possui uma cartilha onde recomenda exatamente a mesma estratégia de preservação, que é adotada intuitivamente  pelo bom senso e boa vontade do seu Toninho.
Nosso Dedo-verde está na vanguarda da preservação ambiental!