terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fim do mistério!

Romano, nosso amigo e associado da Guaranature, procurou a ajuda do biólogo Hideki, que é mestre herpetólogo e também tivemos ajuda de nosso amigo LeandrodeLeon. Os dois chegaram à mesma conclusão e nos esclarecem: 
Essa serpente é uma Thamnodynastes strigatus (Parrelheira).
Espécie opistóglifa* de hábito noturno sendo geralmente encontrada no período crepuscular.
Tem dieta anurófaga( sapos,rãs e pererecas) e ocasionalmente se alimenta de pequenos mamíferos, aves, lagartos e raramente peixes.
Forrageia tanto no chão quanto em arbustos.
Ocorre na Argentina, Paraguai, Uruguai, Sul e Sudeste do Brasil.
Beleza?

*A dentição opistóglifa  é encontrada principalmente em serpentes da família dos colubrídeos (Colubridae) e dos dipsadídeos (Dipsadidae). Além de dentículos especializados em rasgar os tecidos da presa, apresentam também um par de dentes localizados posteriormente na boca com intuito de perfurar profundamente o tecido da presa e inocular, através de escorrimento e por canais abertos, o veneno produzido pela glândula de Duvernoy. Alguns preferem chamar esse veneno de “saliva tóxica”, pois ele não oferece risco ao ser humano, atuando principalmente como um metabólito (proteolítico) que facilitará na digestão das proteínas presentes na presa.
Informação obtida no blog:http://blogdonurof.wordpress.com/2010/09/03/sobre-o-tipo-de-denticao-das-serpentes/, obrigado pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário