sexta-feira, 18 de novembro de 2011


COMUNIDADE NEGRA MOGIANA COMEMORA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, o “Dia da Consciência Negra”, comemorado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares (morte em luta pela defesa de seu povo em 1695), é comemorado e inclusive com feriado em diversas cidades do Brasil, será comemorado também pela COMUNIDADE NEGRA MOGIANA, uma entidade que nasceu para defender os direitos das pessoas que ainda hoje sofrem com o racismo, que sobrevive disfarçado de muitas maneiras no mundo e inclusive em nosso país.
            Apesar de muitos desacreditarem dessa existência, o racismo ainda é um problema e faz com que as pessoas mais negras sofram em meio a nossa sociedade que ainda não consegue entender que o Brasil é na realidade um país miscigenado com grande percentual de negro, pois mais de 50% da nossa população tem a mistura de raça
Negra em seu corpo.. E é justamente para mostrar a riqueza dessa nossa negritude, que está também em nossa cultura, na culinária, na música, na dança, na dança, esporte, na religião e na arte de maneira geral, que a COMUNIDADE NEGRA MOGIANA estará realizando um evento em local aberto para comemorar o “Dia da Consciência Negra”, com artes, Dança, Desfile de Moda afro, Capoeira, Congada , Samba de Roda, e muito mais, com um pouco da história da nossa raça negra. O evento acontece no próximo sábado, dia 19 de novembro, na Praça Zumbi dos Palmares, em Braz Cubas e no domingo dia 20 de novembro, na Praça dos Expedicionários em Jundiapeba (próximo à estação ferroviária). Toda a população de Mogi das Cruzes e região está convidada a comparecer para assistir e participar conosco desse evento cultural de grande importância para o nosso povo.

Importância da Data
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Jornalista Jocimar Valuci
Secretário de Comunicação da  Comunidade Negra Mogiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário