sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A orquídea Catasetum cernuum, Charles Darwin e Glauco Batalha,



Posted by PicasaSobre esta interessantíssima orquídea, Glauco Batalha explica:
Marcos,
Catasetum cernuum:
Com o passar do tempo você vai aprendendo que orquídeas são pessoas muito interessantes. Elas são capazes de tudo para chamar atenção. Até mesmo de cientistas de renome. Cito um, que fala pelos demais, Charles Darwin.
Pois é. Nosso camarada Darwin também foi vítima do charme arrebatador das orquídeas. No caso dele, Darwin, por puro interesse científico. Que fique bem claro esse ponto.
Darwin estudou alguns gêneros de orquídeas, inclusive o gênero Catasetum, do qual agora comentamos.
Essa orquídea, Catasetum, tem um mecanismo de reprodução muito interessante. Darwin observou que quando o polinizador está próximo da flor, um mecanismo dispara a antera (grupo de células reprodutivas) que gruda fortemente no dorso do visitante, agente inconsciente da polinização.
Orquídea e polinizador têm uma longa relação que se perde na noite dos tempos. Mas, é certo que evoluem em conjunto.
O gênero Catasetum tem outra peculiaridade que vale a pena ser lembrada. As orquídeas, em geral, possuem o órgão masculino e o feminino, situados na flor, praticamente fundido num órgão só, que se chama coluna; embora individualizados e situado em posicões distintas. Mas o gênero Catasetum é capaz de produzir flores masculinas (imagem com a haste floral maior) e flores femininas (foto com haste floral menor, sendo seu labelo de forma arredondada ou bojuda).
Ocorre, com certa raridade, da planta soltar numa só florada produzir hastes com flores masculinas e femininas.
O Catasetum cernuum é planta de nossa região. Já avistei um exemplar no entorno da Freguesia da Escada.
Glauco Batalha
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário