domingo, 31 de outubro de 2010

A Batalha de Glauco...



Posted by Picasa

Nossa ação tem o prazer de participar da pesquisa do orquidófilo Glauco Batalha, ele sempre embarca em nossas trilhas, foco, conhecimento e bom humor!
Queremos ver em breve seu conhecimento compartilhado com todos por meio de um belo livro!
Sobre esta bela orquídea que estamos acompanhando, ele explica:

Oncidium crispum

A Guaranature possibilitou-me conhecer aspectos novos do território de Guararema.
Em decorrência dos ciclos econômicos de alto impacto, tais como o extrativismo no período colonial e, mais recentemente, o desmatamento promovido pelo ciclo do café, imaginava que muito pouco ou praticamente nada restasse da cobertura vegetação original.
Existem, como pude constatar, pequenas ilhas de vegetação onde subsistem espécies de orquídeas muito interessantes. E, confesso, a maior surpresa foi encontrar um exemplar de Oncidum crispum Lodd.
Digo surpresa porquanto até então, no pouco que se sabe sobre a família das Orquidáceas no Vale do Paraíba, não ouvira falar da ocorrência desta planta que Olof Swartz, em 1880, batizou com o nome de Oncidium.
Consta que esse nome foi dado em razão de pequenas calosidades que, nas mais variadas formas, surgem no labelo (parte central) da flor. Aliás, essa variação de forma das calosidades, é um dos critérios para distinguir as mais de 200 espécies de Oncidium conhecidas.
O Oncidium crispum atualmente passou a se chamar Brasilidium crispum Campacci. Essa planta já foi registrada em SC, PR, SP, RJ, MG e ES.
O destaque dessa planta é sua flor, que como pode ser vista, é disposta ao longo de um cacho, é considerada como uma flor de tamanho grande e possui inegável beleza.
A cultura do Oncidium constitui quase sempre um problema e não é raro que plantas aparentemente viçosas definhem subitamente, sem razões plausíveis.
Glauco Batalha - Orquidófilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário