domingo, 15 de agosto de 2010

Cattleya Loddigesii, a bela...

Posted by PicasaPerguntamos ao Glauco Batalha sobre esta bela orquídea, que foi avistada por ele, de dentro do carro, na nossa pesquisa das orquídeas da região, e o especialista responde:
Marcos,
É claro!
Cattleya loddigesii foi classificada pelo lendário botânico inglês, Lindley, que homenageou Conrado Loddiges, famoso jardineiro em Hackney (Londres). É nativa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Há uma nota muito interessante de um dos maiores estudiosos da flora brasileira, Frederico Hoehne, já falecido, que chegou a ser diretor do Instituto Botânico de São Paulo. Hoehne, entre tantas obras editadas, escreveu a Iconografia de Orquidadaceas do Brasil, por volta de 1947. E nela Hoehne conta que chegou a ver Cattleya loddigesii florida nas margens do Rio Pinheiros (!!!).
Seria possível hoje, amigos, alguém avistar uma planta dessas florida na marginal Pinheiros?
É uma planta de porte relativamente pequeno, com 30 cm de altura; a dimensão da flor tem 8 x 7 cm e dura em 15 dias; sua haste floral alcança 6 cm. A época de floração é no inverno, tolera temperaturas entre 10 a 35º C.
Quem eventualmente tenha essa planta em cultura deverá ficar atento, porquanto não a deverá regar demasiadamente. Apreciam ficar num lugar fresco.
Em nossa região foi muito comum. Hoje existe em pequenas manchas de vegetação, normalmente próximas de cursos d´água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário