sábado, 20 de março de 2010

Perigo! Caramujo-africano ( Achatina fulica).

Estes que vemos em momento de cópula( observem os órgãos sexuais brancos na parte superior.), são os Caramujos-africanos, que foram introduzidos ilegalmente no Brasil na década de 80. Pensava-se neles como uma alternativa à criação de Escargot e quando percebeu-se que traziam riscos à saúde, foram erroneamente descartados na natureza, em quintais, jardins e lixões!
Hoje, sem predadores, eles se reproduzem livremente e podem causar até a morte por serem hospedeiros de micróbios (angiostrogytos costaricencis e angiostrongylos cantonensis) que causam perfurações e hemorragias intestinais, fortes dores de cabeça, rigidez na nuca e afetam o sistema nervoso.
Em Guararema, na região próxima a r.Dr. Pedro de Toledo, centro, muitas casas enfrentam este sério problema. É muito importante evitar qualquer contato direto com as secreções, a manipulação só pode ser feita com luvas e eles devem ser coletados e queimados se não seus micróbios podem contaminar o solo!
A Prefeitura orienta a população no combate e informações pode ser conseguidas também no Instituto Oswaldo Cruz, pelo telefone (21) 2598-4380, ramal 124 ou por sites na Internet.
Sabe a foto deles copulando? Pois é, o bicho é tão incrível que não precisa de outro para reproduzir, pois são hermafroditas e também podem se autofecundar! Cuidado!


Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Professores: Este caramujo tb esta causando problemas de infestação em Rio Claro e em Araras, cidade do interior de S.Paulo onde moro.

    ResponderExcluir
  2. Esse caramujo pelo jeito hoje grassa pelo Sudeste: em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, também está se reproduzindo livremente!

    ResponderExcluir