terça-feira, 23 de março de 2010

Todo dia é dia da Água...

Flui esta postagem com um certo delay, para o fato de quão constante deve ser nossa atenção para a questão das águas.
Como nos explicou numa postagem anterior, o Engenheiro Pedro Henrique ( Alfinete), a gestão dos recursos hídricos deve ser intermunicipal, regional, considerando as microbacias. São os Comitês de bacias.
Para isso precisamos (?) de governantes inteligentes e engajados, que queiram ser líderes no futuro, deixando o nome na história por lutarem por causas realmente importantes e coletivas.
E precisamos que cada cidadão sinta-se motivado no esforço para minimizar nosso impacto no ambiente e isso é feito com ações simples de consumo inteligente, reutilização da água, esgotos planejados e realmente construídos e atenção nas ações dos governantes.
Temos em nossa escola uma experiência simples de reutilização de água que dá uma dimensão e uma idéia do quanto podemos ajudar: observando a utilização de um desses bebedouros comuns, com válvula de apertar, percebemos que as crianças antes de começarem a beber, pressionavam o botão até que o rosto chegasse na posição ideal e quando paravam de beber, ainda mantinham o botão pressionado, nesses dois momentos, água clorada, fluoretada, simplesmente ia para o esgoto.
Resolvemos medir com os alunos e colocamos um recipente devidamente protegido contra mosquitos, com capacidade de 18 litros para captar a água desperdiçada. Resultado diário: 36 litros economizados em dias quentes! Agora multipliquem pelo número de bebedouros de grandes escolas ou ambientes públicos, multipliquem pelos dias letivos. Esta água usamos há alguns anos para nossa horta e para o jardim.
Então, vamos pesquisar soluções? Mandem suas idéias!
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário