quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fim da estiagem, por Antonio Carneiro, um dos nossos dedos verdes!



Posted by PicasaHoje o dia começou com chuva, o ar que estava seco voltou a ser respirável e Toninho com suas mãos mágicas escreveu emocionado:


Fim da estiagem...
A Natureza é sábia, pois milhões de sementes agonizavam,
Mas Ela providenciou que do céu caísse esta bendita chuva
Acabando com a agonia destas
Que logo germinarão e serão grandes árvores
E protegerão o solo!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vida frágil...


Posted by Picasa





















Entre as finalidades de nossa associação, destacamos a nossa responsabilidade em buscar soluções que permitam a proteção de tão frágeis seres e percebemos muitas vezes que o descuido com a vida vai nos tornar os mais frágeis deles!
Logo no começo de nosso estatuto, no item b:

b  - Desenvolverpromover o estudo e divulgar a Filosofia 
Ambiental,  tendo como foco despertar a percepção do humano como parte integrante e indissociável  da Natureza

Tangarás dobrando o canto.


Vamos conseguir filmar a dança!

Palestra do Guaranature na Escola Antonio Lerário em Guararema.

Coruja-buraqueira( Athene cunicularia), morador da Escola Antonio Lerário, atenta ao movimento!


Posted by PicasaOntem fomos muito bem recebidos para nossa palestra na Escola Antonio Lerário, que fica no Lambari-Parque Agrinco. A coordenadora Vanuza Machado proporcionou todo apoio e estrutura para que a palestra atingisse seus objetivos e somos muito gratos! Os professores incentivaram seus alunos à uma participação ativa e educada. 
São mais 150 adolescentes que puderam conhecer mais da fauna e flora regionais,  comprometeram-se com ações conservacionistas e relataram seus avistamentos.
Valeu rapaziada! Viva o Antonio Lerário!


Outras escolas interessadas em passar momentos agradáveis e conhecer mais da nossa fauna e flora, entrem em contato pelo e-mail : arte.rodrigues@gmail.com.

domingo, 28 de agosto de 2011

Tangarás na Serra do Itapeti. o canto da dança!


Subimos a Serra de Itapeti, pois havíamos ouvido Tangarás (Chiroxiphia caudata) fazendo o canto de corte.
Voltamos e conseguimos registrar este canto e prometemos que ainda vamos registrar a intrigante dança, por enquanto vamos curtir um pouco desses belos pássaros!

Depois da tempestade, o Sol voltará a brilhar, calma IRENE!

Mesmo sabendo da boa estrutura e preparo que nossos irmãos americanos contam, ficamos aqui na torcida para que tudo acabe bem. Pensamos nos idosos, crianças, moradores de rua. Aqui no Brasil, nossa região sul (http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/regiao/su/sul ) foi duramente castigada por chuvas e sabemos que a união do povo e as ações preventivas são de fundamental importância.
Sorte e união América!


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rã-assobiadeira, Leptodactylos fuscus vocalizando...



Estas rãs territorialistas, podem ficar nos meses secos enterradas até mais de 30cm no chão, esperando por épocas melhores. Elas, se não conseguem espantar seus concorrentes com seu som, podem até saltar sobre os mesmos. Antes eram abundantes nas cidades em crescimento pois se adaptam a qualquer poça ou charco temporário, hoje só na periferia.
Durante o registro eu assoviei, para que ela respondesse, mas podemos ouvir outras por perto, são inconfundíveis!
Temos uma postagem anterior com uma boa imagem.

Como é bom contar com quem entende! Agora sabemos, esta é uma "Coruja-orelhuda", Obrigado Willian Menq!



Posted by PicasaNoites atrás, num voo silencioso e quase se fundindo à escuridão, registramos esta coruja, ficamos intrigados!
Hoje o especialista Willian Menq, que realmente conhece sobre aves de rapina, com sua habitual generosidade nos esclarece e diz tratar-se de uma coruja-orelhuda (Asio clamator), também chamada de coruja-gato devido à sua vocalização atípica! 
Podemos saber mais sobre ela no link:http://www.avesderapinabrasil.com/rhinoptynx_clamator.htm, não deixem de acessar.
Sobre Willian Menq: Willian Menq
Paraná, Brasil
Biólogo, Laboratório de Ornitologia e Bioacústica
Mestrando em Ciências Biológicas/UEL
Aves de Rapina BR - Águias, gaviões, falcões e corujas do Brasil
www.avesderapinabrasil.com

É fera!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alma-de-Gato, Squirrel Cuckoo-Bobo Chizo


Posted by PicasaMisterioso e belo este pássaro pia como um gemido de gato e pula entre os galhos como um esquilo, daí seu nome em inglês. Come insetos e lagartas, mesmo as  com cerdas venenosas.
Embora exista do México até a Argentina, seu jeito discreto torna mais difícil o avistamento. O Piaya caiana, é conhecido também como meia-pataca, rabilonga, alma-de-caboclo, rabo-de escrivão, entre outros nomes. A Gil registrou esse na Serra do Itapeti em Guararema.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Camuflagem e mimetismo, as incríveis aranhas brancas!



Foto de Ale Socci de uma Epicadus heterogaster,
Achava-se que existiam três espécies dessas aranhas, isso por serem encontradas na cor branca, amarela ou lillás!
Mas na verdade , elas conseguem ficar na cor da flor em que estão caçando, isto é camuflagem, mas elas também imitam um flor para atrair insetos ou,isto é mimetismo.Elas, além de tudo, são fluorescentes!

Vejam mais fotos no blog: http://valerumblog.blogspot.com/2011/03/aranhas-diferentes-4-aranha-que-cria.html
Posted by PicasaEstas aranhas camuflam-se no branco das flores, é possível percebermos como até seus olhos parecem partes das flores.
Estes registros foram feitos por nós na Serra do Itapeti e na casa do orquidófilo Glauco Batalha.

domingo, 21 de agosto de 2011

Queimadas no Brasil,quem põe a mão no fogo?

http://peassaba.cptec.inpe.br/queimadas/qmanova/sitAtual.php

Começar um texto com um mapa já mostra a urgência da conscientização do quanto do nosso País está sob-risco de queimar. Como mostra a imagem fornecida pelo INPE, praticamente 70% do Brasil pode estar virando cinzas!
É fácil entender quando comparamos a uma casa de 10 cômodos, uma bela casa chamada Brasil, imaginem que sete destes 10 cômodos estariam incendiando e nós teríamos que nos abrigar nos outros três restantes!
Trazendo o assunto para nossa cidade, percebemos que quase em todas as semanas da estação seca, podemos contar com um ou dois focos em nossas matas e morros, causando além de problemas respiratórios para a população, principalmente das crianças e idosos, um alto impacto ambiental com morte de animais silvestres, árvores, orquídeas, abelhas e etc.
Um dia desses após um morro do centro ter queimado quase todo, foi encontrado dentro de uma empresa no pé desse morro, uma cobra coral verdadeira, uma das serpentes mais venenosas de nossa fauna! Ela infelizmente foi morta pelos operários, que embora tivessem lamentado o fato, não viram outra solução, pois o animal estava estressado e agressivo!
Hábitos tão antigos como as coivaras praticadas pelos índios para a agricultura primitiva, ou o fogo para matar carrapatos de alguns criadores de animais de nossa cidade e até como já vimos, o simples vandalismo de pessoas inconsequentes, devem ser combatidos com campanhas educativas e os rigores da lei.
Trazendo a situação nacional para nossa cidade, imaginem 70% de Guararema virando cinzas!
Vamos deixar?


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Triste notícia: Lobos-guarás, são mortos em Guararema


Posted by PicasaSoubemos esta semana que um cidadão de uma tradicional família de Guararema se orgulha de ter matado recentemente, dois lobos-guarás, próximo ao bairro Serrote. Esta pessoa, de tão inconsequente, contou isto afirmando que matará outros que passarem perto à sua propriedade, pois os acha perigosos!
Ele, até um tempo atrás não permitia a ida de seus filhos à escola e os criava com extremo descaso, sem saneamento , água fria, sem assistência médica adequada, o poder público interviu e as crianças que não sorriam, renasceram!. 
Como educadores, geralmente procuramos fazer um trabalho de conscientização, mas nos aconselharam a ter cuidado, pois sob consumo de álcool, ele fica violento e é frequentemente visto alterado e armado.
Então, sugestões?

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quiriquiri, a menor ave de rapina brasileira..



Posted by Picasa O quiriquiri ( Falco sparverius) tem entre 23 e 27 cm, é pequeno e valente na defesa de seu território, os filhotes quando no ninho, para se defenderem viram as costas para o chão e mostram as garras e os adultos voam atrás de gaviões e outras aves quando sentem-se ameaçados! Pequenino invocado!
Apresenta dimorfismo sexual, ou seja, a fêmea tem penas diferentes do macho. Este do nosso registro entre Guararema e Santa branca é com certeza um macho.
Mais informações no http://avesderapinabrasil.com/falco_sparverius.htm, do pesquisador Willian Menq.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Guararema, a cidade das orquídeas...




Posted by Picasa Guararema sempre foi conhecida como a "Cidade das Orquídeas", mas só agora, reunindo mais de 1600 registros de várias espécies em meio as nossas matas é que achamos que este nome se justifica.
São novidades como as Cattleyas azuis do Itapeti, que estão nas casas dos moradores há gerações ou a redescoberta da Oncidium crispum na mata, esta que enfeitava os altares do Divino, nas festas religiosas, por ter a forma da Pomba voando sobre o Sagrado Coração, bem no centro da flor ou ainda as delicadas orquídeas terrestres como esta Galeandra beyrichi que é esverdeada.
Estamos reunindo todos estes registros e faremos uma exposição em breve na Cidade das Orquídeas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Micro orquídeas: Phimatydium hysteranthum e Trizeuxis falcata pequenas notáveis!




Posted by Picasa Estamos ficando com o olhar cada vez mais afinados. Estas orquídeas não têm somente as flores pequenas, mas a planta toda é pequena, vejam tanto o padrão de 1cm², quanto a régua. Um dado que chama à atenção é que sempre as encontramos hospedadas em goiabeiras, em manchas de Mata Atlântica da nossa região.
Queremos oferecer esta postagem aos nossos irmãos do sul do Brasil que estão passando por sérios problemas devido às chuvas, que mesmo os pequenos gestos de ajuda de todos cidadãos, somem-se em grande beleza e harmonia!

A branquinha: Família Orchidaceae      A amarela: Família Orquidaceae 

                      Gênero Phymatidium                       Gênero Trizeuxis




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sanhaço-verde ou sanhaço-de-coqueiro (Thraupis palmarum)...



Posted by PicasaEste casal de sanhaços, são verdes ( Thraupis palmarum) e parecem mais ariscos do que os sanhaços-cinzentos. Estivemos acompanhando alguns que comem frutas nos quintais e os verdes chegam mais cedo que os cinzentos e azuis. Para fotografá-los é preciso ficar bem escondido e quieto, mas vale o registro.
Ouçam o canto no excelente blog : http://dimaserose.blogspot.com/

Charmoso paquerador: Tiziu...tiziu...



Posted by PicasaCom a mudança das penas na época do acasalamento, o tiziu ( Volatina jacarina), parece até maior, quando salta mostra seus detalhes brancos. Tínhamos dúvida se estes era realmente tizius, mas ao que tudo indica, a dúvida fica por conta das penas mais brilhantes, um capricho para as fêmeas!


Visitem também: http://dimaserose.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pintassilgo-de-cabeça-preta (Carduelis magellanica), pequenino e vistoso!



Posted by Picasa
Hoje pela manhã, um bando de Pintassilgos machos, fazia corte para fêmeas. Este belo pássaro tem um canto melodioso e é bastante capturado por isso, felizmente ainda vemos bandos deles soltos por nossos campos, bordas de mata e estradas, comendo sementes de gramíneas e colorindo o ambiente!
Ouçam se canto no excelente blog :http://dimaserose.blogspot.com/2008/07/pintassilgo-da-cabea-preta-carduelis.html.