domingo, 21 de agosto de 2011

Queimadas no Brasil,quem põe a mão no fogo?

http://peassaba.cptec.inpe.br/queimadas/qmanova/sitAtual.php

Começar um texto com um mapa já mostra a urgência da conscientização do quanto do nosso País está sob-risco de queimar. Como mostra a imagem fornecida pelo INPE, praticamente 70% do Brasil pode estar virando cinzas!
É fácil entender quando comparamos a uma casa de 10 cômodos, uma bela casa chamada Brasil, imaginem que sete destes 10 cômodos estariam incendiando e nós teríamos que nos abrigar nos outros três restantes!
Trazendo o assunto para nossa cidade, percebemos que quase em todas as semanas da estação seca, podemos contar com um ou dois focos em nossas matas e morros, causando além de problemas respiratórios para a população, principalmente das crianças e idosos, um alto impacto ambiental com morte de animais silvestres, árvores, orquídeas, abelhas e etc.
Um dia desses após um morro do centro ter queimado quase todo, foi encontrado dentro de uma empresa no pé desse morro, uma cobra coral verdadeira, uma das serpentes mais venenosas de nossa fauna! Ela infelizmente foi morta pelos operários, que embora tivessem lamentado o fato, não viram outra solução, pois o animal estava estressado e agressivo!
Hábitos tão antigos como as coivaras praticadas pelos índios para a agricultura primitiva, ou o fogo para matar carrapatos de alguns criadores de animais de nossa cidade e até como já vimos, o simples vandalismo de pessoas inconsequentes, devem ser combatidos com campanhas educativas e os rigores da lei.
Trazendo a situação nacional para nossa cidade, imaginem 70% de Guararema virando cinzas!
Vamos deixar?


Um comentário:

  1. Profs.: Precisamos nos empenhar seriamente contra queimadas e incêndios criminosos. No dia 16 deste mês, 27 hectares viraram cinzas no campus da USP de Ribeirão Preto. Eram 2.250 espécimes raras de árvores nativas do Brasil, que constituíam a única reserva genética do Estado, sendo 9 hect destinados à reposição florestal.Uma perda inestimável!

    ResponderExcluir