terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mudanças no Código Florestal Brasileiro: E então brasileiros, vamos permitir o irreversível?

Atenção: Estranhíssima, para dizer o mínimo, a forma como ia sendo conduzida a mudança no Código Florestal Brasileiro ( lei 4771, 1965), a sociedade desinformada, ia dormir em um país e acordar em outro!
As mudanças teriam um impacto tão negativo sobre a já pressionada fauna brasileira, que cientistas afirmam que reduções e extinção de espécies poderiam ser sentidos nos próximos cinco anos!
Aliás, como se pode propor mudanças tão radicais , sem consultar nossa comunidade científica? Sorte termos pessoas com boa formação e intenção, como o pessoal do
SOS Mata Atlântica, Casa da Floresta, profissionais ligados ao corredorecológico.org, entre outros, como vários seguidores do blog que lançavam alertas, antes da reunião dos cientistas no auditório da Fapesp no dia 3 de agosto.
Agora o
ministério do Meio Ambiente diz se opor ao texto do código de Aldo Rabelo e a ministra Izabella Teixeira vai fazer uma nova proposta na reforma da lei. Vamos ficar de olho!
O Código Florestal : Conjunto de regras sobre a exploração florestal que estabelece,entre outras coisas, APPs (áreas de preservação permanente, como beira de rios) e reserva legal ( que varia de bioma para bioma: na Amazônia é de 80%
( Fonte Folha de São Paulo).
Olhando para este registro que fizemos na Serra do Itapeti, vamos dar uma analizada nas principais mudanças:
1- Redução das APPs, beira de riachos ( até 5m de largura), por exemplo, passam de 30m para 15m de área preservada;
2- Pequenas propriedades não precisam manter sua reserva legal.
3- Anistia aos desmatadores.
E então brasileiros?
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário