segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ramphastus dicolorus, encaminhado para o Parque Ecológico do Tiête...

Ramphastus dicolorus


Ontem, amigos resgataram um Ramphastus dicolorus , que sem voar poderia ser morto por cães. Eles preservaram a integridade do tucano contendo os cachorros e abrigando o belo "tucano-do-bico-verde", um importante disseminador de grandes sementes na Mata Atlântica, em segurança.
Trouxeram-no para a Guaranature Olhos da Natureza e adotamos nosso procedimento padrão que é comunicar a um dos amigos biólogos ou veterinários próximos à Guaranature, à Polícia MilitarAmbiental, no telefone: 47982737 e garantir água, calor e comida se assim formos orientados.
Pessoas nos perguntam o que achamos dos tucanos, tanto o "toco", (Ramphastus toco), como o tucano-do-bico-verde (Ramphastus dicolorus), por atacarem ninhos em busca de comida. O que sabemos é qua a Mata Atlântica está diminuindo de altura, estatura, ou seja, grandes árvores, estão ameaçadas, justamente pela falta de disseminadores de grandes sementes, se eles estão aparecendo em maior número na área urbana, é pela pressão exercida pelo homem sobre a Natureza, sobre o campo.
A Mata Atlântica é extremamente pressionada, ameaçada e qualquer agente de recuperação deste ambiente deve ser respeitado e protegido.
Por fim, a Polícia Ambiental, com Cabo Lima no comando, compareceu, e levou o tucano para o Parque Ecológico do Tietê, onde ele passará por uma avaliação veterinária e posteriormente ser reconduzido ao seu bairro o Costão.
Obrigado ao PMA-Marcos, morador de Guararema, ao Geraldo, Lúcia e suas filhas e a Gil, minha amada esposa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário