segunda-feira, 10 de junho de 2013

Eles estão voltando!

Saíra-amarela fêmea.
Saíra-amarela macho
Sabiá-do-campo

São saíras-amarelas, casais de gurundis, pipira-preta, sanhaços, sabiás-do-campo e outros. Ontem mesmo um "alma-de-gato", pousou no quintal.
Algumas pessoas nos perguntam o que fazer com os tucanos que são cada vez mais vistos na cidade e comem os filhotes de pássaros
Ramphastus dicolorus

O que podemos dizer é que aumentando a pressão exercida pelo homem na Natureza, seja pela especulação imobiliária, manejo florestal incorreto, aumento do tráfego de automóveis, esportes rurais impactantes, as aves e outros animais começam a ocorrer cada vez mais na cidade. No nosso caso, vejam o mapa: https://maps.google.com.br/maps?hl=en&tab=wl, Guararema é justamente um grande corredor ecológico, ligando em termos regionais, a serra do mar e bocaina, vale do Paraíba do Sul, serra do itapeti e mantiqueira, assim o que temos de fazer é monitorar essas ligações, mantendo o máximo possível da flora original, frutíferas nativas, combater a caça e uma solução que pode contribuir é proteger melhor os ninhos. Estamos construindo ninhos que dificultam a predação pelos tucanos. O que não podemos virar é caçadores de tucanos, capivaras, gambás ou quatis, por exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário