segunda-feira, 15 de abril de 2013

Armadeira pulando, uma aranha especial!



Pelas sombras da patas podemos perceber que esta "armadeira"  está saltando.  Ela é  comumente confundida  com a Lycosa, a aranha-de-jardim, do registro abaixo.
Lycosa

Phoneutria negriventer.
Quando  levanta as patas dianteiras, fique de olho, ela pode estar na posição de defesa ou...
ATAQUE!

Esta aranha é conhecida por sua forma de se defender e atacar, levantando as pernas dianteiras e balançando de um lado para o outro. Qualquer acidente com a Phoneutria ( do grego: assassina) negriventer é caso de hospital, compressas de água quente são indicadas, mas a partir daí é procurar médico, que caso não tenha soro vai entrar com 4ml do anéstesico tipo lidocaína (2% sem adrenalina).
Só no Hospital Vital Brasil, são atendidos 600 casos/ano de pessoas picadas. O período mais crítico começa agora no inverno, quando elas procuram entrar em lugares mais quentes, como calçados e dentro de casas, exigindo mais cuidado. 
O Instituto Butantã produz o soro antiaracnídico, mas regionalmente os hospitais para acidentes deste tipo são a Santa Casa de Misericórdia em Salesópolis e o  Luzia de Pinho Melo  em Mogi das Cruzes
É bom lembrar que cada animal tem sua função e espaço no equilíbrio da vida, portanto vamos evitar matá-las e vamos procurar quem conhece para fazer o manejo. Em São Paulo as informações sobre a disponibilidade de soros estão em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/APECO07_UNID.htm

Outros endereços importantes
http://www.spdm.org.br/site/pt/hospital-de-clinicas-luzia-de-pinho-melo-mogi-das-cruzes.html

http://www.butantan.gov.br/home/hospital_vital_brasil.php




Nenhum comentário:

Postar um comentário