sábado, 28 de abril de 2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Olhar de criança, por João Pedro Tanaka...
Nosso alunos estão sempre nos surpreendendo com seus olhares sensíveis e o amor à Natureza!
João Pedro filho de pararense e japonês, tem como traço em sua educação um profundo respeito aos seres vivos e faz questão de compartilhar, ele registrou este inseto na escola em que estuda, valeu João!
terça-feira, 24 de abril de 2012
Suindara com filhotes e alimento garantido...
Quantos detalhes a serem observados na casa de dona coruja!
A Tyto alba botou cinco ovinhos e dois picaram, podemos ver as corujinhas bem rosinhas no ninho de pelos. Ao fundo um ratinho, provavelmente trazido pelo macho, está com a barriga para cima e vai virar refeição.
As garras da mamãe são poderosas e desaconselham que nos aproximemos mais! Podemos ouvir em uma postagem anterior, quando os ovos ainda não haviam picados, a vocalização da coruja e como ela usa o bico, produzindo estalidos.
Vamos continuar acompanhando, sempre respeitando a família Tyto que voltou ao mesmo ninho do ano passado.
Bonitas e perigosas, as taturanas...
Estas belas taturanas, queimam como fogo, disso já sabiam os índios brasileiros: pois tata= fogo, rana= igual.
A maior parte dos acidentes no Brasil acontece com as famílias megalopigídeos e saturnídeos.
Representando a primeira família, recolhemos nesta semana três taturanas-gatinhos ou cachorrinhos ( Podalia sp), e uma da família saturnídeo que lembra uma lonomia, com cerdas em forma de pinheirinho.
Em caso de acidente com uma delas é importante lavar a área com água e sabão, aplicar gelo ou água gelada e procurar atendimento médico.
A cachorrinho (Podalia sp) dentro de um copo descartável. |
Carambola na Serra..
Esta fruta é originária da Índia e foi introduzida no Brasil em 1817, no estado de Pernambuco.
A carambola (Averrhoa carambola), que é muito apreciada principalmente na China para sobremesas e em todo mundo por seu sabor e formato de estrela quando cortada, não deve ser consumida por pessoas portadoras de insuficiência renal, mas é rica em sais minerais e vitaminas e vai muito bem em geléias, compotas e para comer em baixo do pé. Com belas flores e tamano médio é muito usada na ornamentação de jardins.
A Suindara (Tyto alba), voltou para o mesmo local de postura!
Ano passado acompanhamos o crescimento de dois filhotes de suindara, quem nos acompanha pode ver o crescimento dos irmãos desde os primeiros dias.
Não havíamos conseguido registrar a mãe, mas para alegria de todos ela voltou para exatamente o mesmo lugar e botou cinco ovos. parecendo saber estar em segurança, este ano ela deixa-se registrar e claro, não abusamos de sua generosidade, uma vez por semana, fazemos um contato de quatro minutos, o suficiente para conhecermos melhor esta família tão interessante!
terça-feira, 17 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Domingo tranquilo, a fauna retornando à seus espaços...
Com seu jeito elegante e leve este veado que ainda tenho dúvida se é um veado-campeiro (Mazama americana) ou catingueiro (Mazama gouazoubira), volta para explorar o ambiente. Depois que o eucalipto foi colhido, fecham-se as áreas e os animais começam a retornar às APPs. Estes animais foram muito caçados em nossa região e são um dos principais alimentos para a Sussuarana ( Felis concolor), também seriamente ameaçada.
É um privilégio termos em nossas matas esses animais e um privilégio maior sermos guardiães dessa fauna!
Registramos este ontem em Guararema.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Suindara vocalizando na postura 2012, um som que lhe rendeu o nome de rasga-mortalha!...
Ela defende seus ovos emitindo um som que assusta muitos predadores, incluindo nós seres humanos!
Junta com a cabeça, material para a proteção do ninho, as Tyto alba são conhecidas por serem bons pais e terem um voo extremamente silencioso, seus filhotes não são aquela beleza, mas quando adultos são das corujas mais bonitas!
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Uma pequena amostra, grande beleza!
sexta-feira, 6 de abril de 2012
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Abelha Mirim Preguiça, pequenas e sábias!
Esta abelha a Friesella schrottkyi, importantíssima para a polinização de nossas matas, são mansas, não possuem ferrão e de tão pequenas, podem ser confundidas com mosquitinhos e borrachudos sendo então vítimas de inseticidas.
Os índios já reconheciam seu ritmo especial, daí o nome "Mirim Preguiça", pois elas acordam tarde, só nas horas quentes e dormem cedo!
Se não há necessidade, prá que procurar confusão?
O tamanho? Uns três milímetros cada!
Add caption |
domingo, 1 de abril de 2012
Sons do amanhecer, pássaro misterioso!
Hoje muito cedo, este pássaro cantou em nossa jabuticabeira, canto forte que encobriu o do galo. Caso alguém conheça, favor nos esclarecer, como a bela manhã que o canto trouxe!
Assinar:
Postagens (Atom)