sábado, 25 de fevereiro de 2012

A flor do Pau-Brasil...

Pau-Brasil visitado por abelha Jataí.

Acúleo, parece espinho mas não é!
Caesalpinia echinata.


Glauco Batalha, nosso querido mestre das orquídeas comenta:


!Marcos,
Foi com enorme prazer e alegria que aceitei o convite do "seu" Toninho para ver a florada do Pau-brasil!
Em mais uma iniciativa de professores e alunos do colégio, "seu" Toninho vem cuidando e bem deste belo exemplar há muito tempo. Nossa recompensa: a magnífica florada que podemos ver através das imagens.
Ibirapiranga, em Nheengatu ( a Boa Língua) pode significar madeira vermelha. A botânica a batizou de Caesalpinia echinata.
Esperamos que com esse exemplar possamos começar a devolver a espécie símbolo do Brasil para nossas matas. Afinal, a esperança está na semente...


Glauco,
Encontrei um dia desses,, um dos alunos que participou desse plantio, casado, com filhos e tocando a vida em frente, tal qual. a bela árvore 
Sim, sorte podermos contar com pessoas que têm amor pelo que faz,  e "dedos verdes"!



Este Pau-Brasil foi plantado por nossos alunos da professora Gil, !7 anos atrás no espaço do Colégio Miguel de Cervantes, hoje colégio Sáo Francisco-Objetivo em Guararema.
Está com cinco metros aproximadamente e floriu vigorosamente este ano. Belas flores amarelas com uma pétala vermelha, quase vinho e agora já grandinha, com poucos acúleos, que são estes falsos espinhos que se pode destacar do caule sem problemas.
No registro podemos ver uma Jataí,( T. Angustula) abelha indígena sem ferrão   trabalhando nas flores.
Parabéns Gil pelo seu aniversário e por ter sempre espalhado beleza pelo Mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário