Nos perguntaram a causa de existirem preguiças de dois dedos e preguiças de três dedos. Claro que não deixaríamos de recorrer a quem conhece realmente o assunto, e para nos esclarecer, passamos a bola à bióloga Ana Carolina, http://arbolmam.blogspot.com/, a quem chamamos carinhosamente de Carol Bradypus. e ela nos socorreu:
"-Olá,
que bom que exista curiosidade e sede de conhecimento. Afinal qual o papel da pesquisa científica se não produzir conhecimento e propagar-se em todos os níveis, do acadêmico ao senso comum, não?
Vamos lá..
Temos historicamente pelo registro fóssil preguiças terrícolas e arborícolas, e hoje só encontramos preguiças arborícolas viventes, sendo 6 espécies no Brasil, compostas por 2 gêneros. Que exatamente separam-se em preguiças de 2 dedos e 3 dedos.
Assim as preguiças de 2 dedos são mais aparentadas com as preguiças gigantes terrícolas- o megatério, por exemplo.
Os estudos de taxonomia classificam em duas linhagens as preguiças, sendo uma característica morfológica nas patas dos apêndices superiores, ou seja os "braços", terem 2 ou 3 dedos. (O nome é dedos, e não garra, porque tem medula e não são apenas estrutura queratinizada como unhas, essas garras crescem com esta proteção, mas se cortadas não torna-se a nascer como as unhas, é como uma amputação de dedos).
Então são utilizados caracteres anatômicos e morfológicos para classificar as espécies, além de somar o fator genético do número de cromossomos de cada espécie por exemplo. A causa da divisão é uma caracteristica anatômica, da morfologia do esqueleto das preguiças".
Esta foi a resposta da Carol, http://arbolmam.blogspot.com//, que compartilha seu conhecimento e nos torna mais sábios, obrigado!
Prezados Profs.: Obrigada pelo esclarecimento...Qto mais sei sobre meu planeta mais me empenho em preservá-lo! E é mt bom seguir um BLOG criado por pessoas que são sérias e entendem do assunto! Parabéns.
ResponderExcluirAchamos um privilégio conhecer pessoas interessadas em preservar este planeta tão bonito. A bióloga Ana Carolina é brilhante e faz questão de compartilhar seu conhecimento,sorte nossa!
ResponderExcluir