segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Brejo em Guararema...
Nestes brejos, já vimos onças-pardas, veados, ratos-do-banhado, capivaras, muitas espécies de pássaros , serpentes e outros.
Vejam o vento espalhando as sementes da taboa e a Mata Atlântica ao fundo no bairro Serrote em Guararema.
Abaixo registro de pegadas.
Brejos, fonte de vida...
Aproveitamos que as chuvas empurraram a vegetação dos brejos, para vermos o solo arenoso coberto de pegadas. Ricos em diversidade, formam contínuos que são importantíssimos para a ligação das manchas de mata.
Esta ave, parece um pé-vermelho fêmea (Amazonetta brasiliensis), pois tem o bico cinza e o macho tem bico vermelho.
domingo, 30 de janeiro de 2011
João-bobo, que para nós deveria ser João-belo...
Apara-bala, rapazinho-dos-velhos, capitão-de-bigode, são alguns dos nomes do Nystalus chacuru. A estratégia de defesa deste pássaro, é ficar paradinho mesmo com a aproximação de pessoas, esta defesa na verdade, o torna um alvo fácil para pessoas mal intecionadas!
Nos barrancos, vemos pequenas tocas que são usadas para seus ninhos. Este, como de costume, ficou bem paradinho para que fizéssemos o registro em Santa Branca-SP.
Nos barrancos, vemos pequenas tocas que são usadas para seus ninhos. Este, como de costume, ficou bem paradinho para que fizéssemos o registro em Santa Branca-SP.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Lixo zero... myzerowaste.com!
Esta imagem ilustra bem como o lixo que produzimos pode ser nocivo ao meio ambiente, estes animais que são marsupiais conhecidos como "Gambás", que na língua dos índios Tupi-guarani, significa bolsa vazia, barriga oca ou ainda saco vazio, são atraídos pelo lixo urbano e trazem consigo a possibilidade de trasmitir vermes pelas fezes e leptospirose por sua urina. E é aí que queríamos sugerir a todos que conheçam o excelente trabalho de um casal que se propôs a produzir o mínimo de lixo possível dentro de nossas necessidades de consumo. Acessem o http://www.myzerowaste.com/ e vejam concretizações de idéias de reutilização e reciclagem que podem ajudar todo o planeta!
Melhor do que só criticar é mostrar soluções, parabéns aos idealizadores do projeto!
Vamos esclarecer que os gambás,além de serem úteis no controle de escorpiões, na natureza, em seu ambiente natural, não oferecem mal nenhum ao homem. Quando os encontrados na zona urbana, devemos procurar os meios e serviços competentes para a correta reintrodução do animal na mata.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Encontramos mais uma!
Orquídea Lipares nervosa... Delicadeza que acalma!
O orquidófilo Glauco Batalha, nos esclarece sobre esta bela orquídea:
A flor pertence a Liparis nervosa.
Ela é comum em matas secundárias, como aquelas que temos encontrado no Morro Santo, porque gostam de locais onde se acumula o detrito vegetal.
As flores são pequenas, têm o labelo vermelho ou manchado dessa cor, enrolado para trás. Os sépalos e pétalos formam um ângulo bem aberto (patentes) e são da cor verde-amarelados
A flor pertence a Liparis nervosa.
Ela é comum em matas secundárias, como aquelas que temos encontrado no Morro Santo, porque gostam de locais onde se acumula o detrito vegetal.
As flores são pequenas, têm o labelo vermelho ou manchado dessa cor, enrolado para trás. Os sépalos e pétalos formam um ângulo bem aberto (patentes) e são da cor verde-amarelados
Ficando do outro lado do Vale do Paraíba, em São Bento do Sapucaí, ao lado de Campos do Jordão...
... esta é a Pedra do Baú com o Bauzinho a sua esquerda, na Serra da Mantiqueira . Ficam a mais ou menos duas horas e meia de carro a partir de Guararema. O vale do Rio Paraíba está entre estes pontos.
Os Trabalhos do Corredor Ecológico do Vale se desenvolvem nesta área.
Registro feito do Morro do Zecão, Capoeirinha.
Os Trabalhos do Corredor Ecológico do Vale se desenvolvem nesta área.
Registro feito do Morro do Zecão, Capoeirinha.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Penelope superciliares, o Jacupemba...
Aves grandes que podem atingir até 85cm, monôgamicas , formam casais onde o macho, por vêzes, alimenta a fêmea no bico.
Existe uma lenda dos índios Apinajés, do Tocantins, que conta que querendo usar o fogo que pertencia à Onça, foram buscá-lo em sua toca. Ao fugirem com o fogo, as brasas caíam na floresta e como podiam causar um incêndio, precisaram contar com a ajuda dos jacús, que as engoliam. Algumas brasas ficaram presas nas gargantas, por isso o papo vermelho.
Já foram muito caçadas, pois sua carne é apreciada por muitos.
Estes, registramos hoje no bairro Maracatu, nas embaúbas com suas bananinhas, uma de seu alimentos preferidos.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Amanhecer em Paúba...
Muitas praias do município de São Sebastião, São Paulo, acabam tendo projeção tão própria, que parecem serem cidades.
Maresias, Baleia, Pitangueiras,Camburi ou Guaecá, entre outras, fazem parte do município de São Sebastião no litoral norte de São Paulo.
Um projeto cultural denominado "São Sebastião tem Alma", alinhavou por meio de várias ações, esta identidade caiçara, resgatando, por exemplo, até as antigas técnicas de construção de canoas que eram usadas pelos originais pescadores! Imaginem que alguns eram presos por crime ambiental, quando repetiam a tradição de seus ancestrais e retiravam "uma" árvore madura de Guapuruvu, que já tinha deixado mudas, para fazer suas canoas . Elas duram décadas e passam de geração à geração !
O som do mar nos embala!
domingo, 23 de janeiro de 2011
Por uma existência mais harmônica com o mundo...
O excelente relatório do World Watch Institute : O Estado do Mundo 2010, Transformando Culturas, do Consumismo à Sustentabilidade, traz em sua tabela 5, alguns Conceitos Religiosos sobre o consumo:
Bahaísmo: “Em todas as questões, a moderação é desejável. Se algo é levado ao excesso,
provará da fonte do mal” (Bahá’u’lláh, Tábuas do Bahá’u’lláh).
Budismo:“Quem quer que neste mundo supere seus desejos egoístas, o sofrimento se aparta
dele, como gotas de água de uma flor de lótus” (Dhammapada, 336):
Cristianismo: “Ninguém pode ser escravo de dois amos... Você não pode ser escravo de Deus e do
dinheiro” (Mateus, 6:24)
Confucionismo: “Excesso e falta são igualmente um erro” (Confúcio XI.15)
Hinduísmo: “Aquele que vive completamente livre de desejos, sem ansiedade... atinge a paz”
(Bhagavad Gita, II.71)
Islamismo: “Coma e beba, mas não gaste em excesso: Ele não ama o descomedimento” (Qur’an,
7.31)
Judaísmo: “Não me dê a pobreza nem grande riqueza” (Provérbios, 30:8)
Taoísmo: “Aquele que sabe que possui o suficiente é rico” (Tao Te Ching)
Ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis)
Atravessando a estrada da Freguesia da Escada em Guararema, encontramos este Ouriço que estressado mostrava seus espinhos amarelos, as vibrissas, que são pelos modificados.Eles que não são muito rápidos, correm riscos ao atravessar estradas. Ao contrário de que muita gente pensa, eles não jogam espinhos, simplesmente os liberam quando mordidos.
Alimentam-se de caracóis, lesmas, insetos, sementes de frutos,cocos e casca de árvores, já os vimos comendo folhas usando sua cauda preesil para agarrar-se a fios telefônicos e acessarem copas de árvores!
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Fotojornalismo: O que é bom para uns, pode ser problema para outros!
Nosso amigo Ale Socci, que é um fotografo profissional acostumado a cobrir corridas de aventura, flagrou este momento na virada do ano.
Os fogos que fazem o espetáculo, também trazem riscos para a natureza e residências. Vejam que o fogo está na base de um morro e com certeza subiu. Ano passado, na comemoração do aniversário de um time brasileiro,tivemos também um grande incêndio em nossas matas causado por fogos de artifício!
Sugestões?
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Belo cogumelo da Serra...
Surpresa! Uma saudável catasetum cernuum no chão da Mata Atlântica
Encontramos esta orquídea, que já foi alvo de estudo de Darwin (consultem postagem de novembro de 2010), dentro da Mata Atlântica no Itapeti. As fibras servem para reter folhas que em decomposição, alimentam a planta.
Glauco Batalha, o orquidófilo, observou que havia uma continuação do galho em que está hospedada logo ao lado e concluiu que a orquídea caiu da árvore acima.Chamou-lhe atenção o bulbo e o bom estado da planta que está próxima a margem de um córrego a mais de 900m de altitude.
Vale do Paraíba com Mantiqueira ao fundo em registro feito da Serra do Itapeti
Na Serra da Mantiqueira, muitos problemas foram causados pelas fortes chuvas. Ao fundo, podemos ver a região de Campos do Jordão e sul de Minas Gerais, observem as altitudes! Agora imaginem que com a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, que tramita no Congresso,encostas,várzeas e até topos de morros, poderão ser ocupados.
Na Serra do Itapeti,ontem, chegamos poucas horas depois que estas pedras rolaram,dá para projetar o potencial de perigo, caso pessoas estivessem em seu caminho ou a vegetação não freiasse o rolamento das rochas!
E então brasileiros, e aí congressistas?
Vamos ficar atentos, olho nos políticos: Novo Código Florestal Brasileiro e suas contradições!
"A Folha de São Paulo, revelou no último domingo que as mudanças propostas pelo projeto ampliam as ocupações de áreas sujeitas a tragédias em zonas urbanas. O texto em tramitação no Congresso deixa de considerar topos de morros como áreas de preservação permanente e libera a construção de habitações em encostas. Locais como esses foram os mais afetados por deslizamentos de terra na semana passada na região serrana do Rio, que mataram mais de 700 pessoas".
É incrível que mesmo quando todos os fatos nos mostram que estamos indo na direção errada, ainda se insista nas mudanças do Código Florestal Brasileiro, que permitirão a ocupação de áreas de proteção permanente.
Temos que nos mobilizar, divulgar os nomes de quem voltar favoravelmente, dar destaque negativo a estes políticos que serão eternos responsáveis e serão cobrados no futuro por novas mortes e degradação do meio ambiente!
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Gaviõao-tesoura (Elanoides forficatus)
Registramos hoje na Serra do Itapeti este gavião-tesoura(Elanoides forficatus),ele atinge até 66cm de comprimento e 130cm de envergadura de asa. É interessante ver como seu rabo lembra o de uma andorinha e como formam bandos de até 30 indivíduos!
Pode ser usado como bioindicador de qualidade do ambiente.
O site http://www.avesderapinabrasil.com, traz uma pesquisa completa sobre este que é um dos mais fantásticos gaviões.
http://www.avesderapinabrasil.com/
Assinar:
Postagens (Atom)