Consultoria & Paisagismo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ouriço-Cacheiro- Coendou Prehensilis Este Ouriço estava no chão e em lugar aberto, é uma situação que o deixa vunerável. Reparem que os pelos são marrons e os espinhos amarelos, este doem!!!! Cachorros quando tentam atacá-los geralmente tem de ir para o veterinário
Posted by Picasa

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pereca-de-Folhagem, Phylomedusa burmeisteri

O Guaranature agradece a colaboração do Professor Antonio Augusto Mateus Kogawa, que identificou a "Pereca-de-Folhagem"-Phylomedusa burmeisteri.E ainda dá dicas para o link www.museudezoologia.ufv.br/bichodavez/edição2.htm da Universidade Federal de Viçosa.
Obrigado Guto, isso é compartilhar conhecimento!
Posted by Picasa

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aechmea Distichatta-Bromélia Uma de nossas jóias, a Bromélia com sua flor, entre as folhas a água acumulada permite a vida de pererecas e insetos. Na cidade deve-se ter cuidado por causa da dengue.Esta está na estrada de Guararema à Biritiba.
Posted by Picasa

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Gauaranature gostaria muito de agradecer a colaboração do pesquisador mirim João Carlos do Prado Junior, de nove anos, aluno do Colégio São Francisco -Objetivo de Guararema, que identificou este Furão. Ele esclarece que trata-se de um Galictis vittata. Sabem como ele achou a informação? Pesquisando na biblioteca de seu colégio.
Parabéns João!!!
Em lugares altos e quentes encontramos a Cascavel (Crotalus Terrificus), esta estava em um lugar que chamamos de Morro de Zecão, embora muito venenosa, evita encrencas e é importantíssima para controle de ratos por exemplo. Sempre que encontramos uma é só não irritá-la que sai de fininho. E nós também!

Caranguejo de água doce em Santa Branca.


Para nossa surpresa o caranguejo passando tranquilo de um brejo a um ribeirão, pela forma provavelmente um macho.Antes era hábito dos antigos ir aos ribeirões fazer o que eles chamam de "mariscar", pegando também "Enguias(?) e "Pitus"
.(Trichodactylus fluviatilis)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Em nome da boa informação, gostaria de corrigir o endereço do Núcleo de Educação Ambiental da VCP em Santa Branca ou Jacareí: nea.jacarei@vcp.com.br e o fone (012)21281643.Aproveito para postar uma imagem de Cachorros do Mato querendo atravessar a estrada,o que reforça o cuidado que devemos ter ao dirigir.

Vamos começar aqui uma campanha para que as pessoas que transitam por nossas estradinhas de carro, conscientizem-se que estamos em uma região com rica fauna e portanto precisamos ter cuidado com habitantes originais. este Ratão do Banhado tinha acabado de ser atropelado e provavelmente feriu a coluna. Chovia muito e foi difícil para nós do Guaranature (Marco e Gil Ceragioli) ajudá-lo. Entrando em contato com o núcleo de educação ambiental da VCP eles podem providenciar o resgate e mesmo com o animal morto eles o levam para Taxidermia (empalhar para estudos). NEA: na.jacareí.com.br.

sábado, 24 de outubro de 2009


Quando é inverno, vemos esta Lebre que conhecemos como Tapiti, ela é cinza como podemos observar e mais ou menos do tamanho de um gato. Aparece com frequência na Serra do Itapeti, sempre à noite.
Jaó ou Surunina-Tinamídeo
Ouvimos sons durante a noite, sons fortes de animais pequenos e sons fracos de animais grandes.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Este casal foi muito cuidadoso para atravessar a estradinha, o macho chegou na beira parou e olhou por segundos e só depois descobrimos a companheira. Neste mesmo local já vimos uma Sussuarana com dois filhotes e por incrível que pareça, um Lobo Guará.
Tivemos um inverno especialmente chuvoso e a primavera começou também chuvosa, as águas dos brejos e lagos estão praticamente no nível das estradas. Temos avistado este tipo de perereca( alguém quer identificar?Fiquem à vontade.) Ela escala bem, é bem viscosa e é difícil de ser avistada.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Olhos da Mata:

Uma relação de cuidadosa observação e respeito pelos ambientes naturais,que como se percebecem queridos e protegidos, revelassem seus encantos e segredos. Fauna e flora, animais raros e endêmicos, observados e fotografados na região compreendida entre a Serra do Mar, Serra do Itapeti e Vale do Paraíba.

Guararema é a base deste trabalho de muitos anos que pretende tornar conhecida a riqueza natural e criar tambem carinho e responsabilidade. Pretendendo ser um apoio à pesquisa, uma possibilidade de educação e também um convite a quem gosta da observação dos ambientes naturais em toda sua força e beleza.