quinta-feira, 30 de junho de 2011

Será um Arapaçu?


Posted by Picasa Alguém poderia nos ajudar na classificação deste pássaro? Ele usa a cauda como apoio e busca formigas nas frestinhas das árvores, Pode ser um Arapaçu-do-campo?

Camiseta Guaranature...



Posted by Picasa

Olhar de criança! Aos alunos do colégio São Francisco-Objetivo de Guararema...



Posted by PicasaMais uma vez e sempre, a criança dá show com um olhar sensível e delicado. Ontem me chamaram para ver esta bela lagarta no jardim da escola. Elas são orientadas a não tocarem neste tipo de lagarta, mas olhar pode!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Desmatando com agrotóxicos?



Posted by PicasaO Ibama ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), apreendeu 4 toneladas de herbicida que seriam utilizados para desmatar 3.000 hectares de floresta  nativa da União em Novo Aripuanã, sul do Amazonas. O herbicida Tordon 2,4D, quando pulverizado tem o poder de desfolhar as árvores, que secam, facilitando o uso das motoserras!
Sabem para quê? PARA FAZER PASTO!
Devemos evitar o consumo de carne desses produtores e optar pela compra de carne com origem certificada como, por exemplo, do frigorífico JBS-Friboi e a marca Taeq, consultem na internet. Vamos valorizar quem trabalha direito!
Gostaram da imagem da floresta na Serra? Imagine isto virando pasto!

domingo, 26 de junho de 2011

Bons de acabamento! Para nosso novo seguidor Rodox!


Posted by PicasaCom o olhar correto, podemos perceber as sutilezas, combinações de cores e texturas que inspiram artistas, joalheiros e estilistas. Devemos torcer para que o ser humano nunca perca a capacidade de se deslumbrar com a natureza!
Esperamos que a natureza com sua infinidade de formas, seja sempre inspiração para seu imaginário!

sábado, 25 de junho de 2011

O bicho-preguiça vocaliza?

Aprendemos mais uma com os moradores do Itapeti. Dona Sandra ( primeiro adulto da esquerda para à direita), esposa do mestre Angelino do Moçambique, disse ter ouvido um bicho-preguiça (bradypus variegatus), piando ou assoviando! Como não tínhamos certeza dessa possibilidade, passamos a pergunta para a bióloga Ana Carolina, pesquisadora que tem um ótimo blog :http://arbolmam.blogspot.com/, e ela nos respondeu:


Olá Boa Tarde,
Sim, perfeitamente como  dizem os moradores locais, a preguiça de tres dedos, é conhecida dos indios na linguagem  tupi por Ai-ai.. exatamente pelo seu grito, é parecido com um assovio bem fino e continuo, que em epoca de acasalamento atrai parceiros, o filhote tambem vocaliza quando separado da mãe.
As preguiças de dois dedos, amazônicas, recebem o nome tupi de Unau, da mesma forma, pela diferença em sua vocalização.
Vou procurar uma vocalização nos meus arquivos para vcs ouvirem.
Abs
Carol

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Obra de mestre Vitalino ou das figureiras de Taubaté? São os músicos do Moçambique, felizes e concentrados!


Posted by PicasaTemos acompanhado o grupo de Moçambique Unidos na Fé para a realização de um documentário. Seus participantes vivem em harmonia com a Serra do Itapeti, dançando, alegrando e cuidando da natureza.
Eles sempre nos surpreendem com sua graça! Olhando assim, parecem obra de mestre Vitalino, que fazia em barro, figuras do sertão nordestino ou das figureiras de Taubaté com seus presépios, seu Deco sanfoneiro, abre o fole orgulhoso na festa de Santo Alberto!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

As Suindaras logo ganharão os céus!




Posted by PicasaAcompanhamos o crescimento destes irmãos e estamos orgulhosos! Cresceram bem e estão prestes a completar seu desenvolvimento, a maior apelidamos de Tyto e a mais branquinha de Alba, vejam nas postagens anteriores como se transformaram!
Oferecemos esta postagem aos nossos novos amigos Ian Muffo e Janete!

Suindaras vocalizando, vejam como cresceram os irmãos Tyto e Alba!


Para nossa alegria, as Suidaras estão bem desenvolvidas, estamos as acompanhando desde pequenas e vemos como se transformaram! As penas, as garras e a beleza! Logo não poderemos filmá-las, pois ganharão o mundo!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nocivas, desnecessárias e perigosas. As queimadas voltaram!


Posted by PicasaInfelizmente com a chegada da estiagem, do frio, com o capim mais seco, as nefastas queimadas voltam. Mas o fato é que,  na maioria dos casos, pessoas as provocam! Uma ação que contraria todo o esforço de termos um ambiente equilibrado, com ar saudável e com as condições necessárias para  os animais que precisam destes ambientes, viverem em paz! Um verdadeiro crime que deve ser comunicado às autoridades!
Ano passado, após umas destas queimadas, encontramos uma coral verdadeira na área urbana, Quem ateou o fogo pode não refletir mas, e se alguém for picado pela serpente estressada?

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para nossos pequenos seguidores, grandes belezas!



Posted by Picasa
Hoje enquanto montávamos a festa junina na escola, crianças apreciavam esta joia da natureza.
Sempre aprendemos com as crianças que não perdem a capacidade do deslumbramento! 

Tucano-do-bico-verde (Ramphastus dicolorus), para que gaiola?

Aproveitando os últimos frutos da palmeira, estes tucanos deixam os passarinhos nervosos, eles  também comem filhotes de outros pássaros e por onde passam agitam o ambiente!


Assim que saíram, o bem-te-vi veio conferir!

Cheio de surpresas!



Posted by Picasa
Nosso amigo aí, além do topete charmoso, ao voar revela brancos surpreendentes, vamos fazer melhores registros do exibido!

Moçambique, cultura e natureza!

Recebemos a bela e honrosa homenagem do Moçambique Unidos na Fé, da Serra do Itapeti!
O grupo preserva esta importante manifestação da cultura popular, compondo, dançando e levando fé e alegria por onde passa!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Belo eclipse lunar...



Posted by PicasaOntem observamos um belo eclipse lunar, fenômeno natural. quando a sombra da Terra é projetada na Lua.
Interessante é que algumas pessoas achavam que era a poluição que estava ocultando a Lua!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Diversidade da natureza e diversidade cultural!


Posted by PicasaQuantos pássaros estão na imagem?
Diversidade! Como conservacionistas, cuidamos da interação do homem com a natureza e estamos apoiando o tradicional moçambique do Itapeti, entrem no http://mocambiqueunidosnafe-angelino.blogspot.com/ e vejam que beleza!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Estão crescendo! As suindaras (Tyto alba), logo voarão!



Posted by Picasa
Os belos irmãos estão ficando mais fortes! Podemos ver que as plumas já se misturam às penas, que vão se transformando e possibilitarão  o voo silencioso destas corujas.
Podemos pensar em apelidar os irmãos usando o nome científico da espécie, Tyto alba, qual será a Tyto e qual será Alba? Uma é maior, a outra mais clarinha!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Muita vida nos brejos!


Posted by Picasa
Estamos sabendo que foram descobertas pequenas plantas que capturam alimentos em nossos brejos, não posso afirmar que são carnívoras, mas capturam alimento à baixo da linha da água. Vamos pesquisar?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Guaranature em festa!


Posted by Picasa
Desde que avistamos, há dezessete anos, uma Sussuarana (Puma concolor) com dois filhotes, vislumbramos um caminho que devíamos seguir junto à natureza, um belo caminho cheio de surpresas, dificuldades que contornamos bem, informações e belezas que queríamos compartilhar com o mundo!
Sabendo que é mais difícil preservar o que não conhecemos, buscamos revelar da melhor forma as necessidades de um bioma pressionado e que resiste, sempre nos devolvendo qualidade de vida, saúde, estética, delicadeza e tolerância entre as espécies. 
Lições para nós e para o mundo.
 Estamos felizes por ter pessoas imprescindíveis que compartilham sonhos e hoje, 10 de junho de 2011, nos tornamos uma associação que poderá atuar de forma mais efetiva com mais qualidade, fazendo jus à natureza da qual somos apenas parte. Obrigado, obrigado, prometemos sempre melhorar, que os que não podem falar e pedir ajuda, possam sempre contar com a força dos homens de boa vontade!
Gil e Marcos Grangeiro.

Ejeção de Massa Coronal, espetacular!

Ejeção de Massa Coronal (CME) observada pelo Observatório Solar de Dinâmicas em 7 de junho de 2011. Credit: NASA/SDO
É incrível como repercutiu pouco na imprensa o fantástico fenômeno, vejam as belas imagens acessando: http://tvig.ig.com.br/noticias/ciencia/veja+explosao+solar+que+intriga+cientistas+da+nasa-8a4980263052269701306bf6288b0a06.html, pode ser que não quisessem criar uma sensação de pânico, mas um fenômeno desta magnitude deve ser compartilhado, é só vir acompanhado das boas explicações científicas ou talvez não tenha muita importância, afinal é só o Sol!

Será uma Lobeira (Solanum lycocarpum)?


Posted by PicasaPensando no Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus ), estamos procurando as lobeiras em nossa região e achamos esta que pode ser uma, às margens do rio Paraíba do Sul, queremos reproduzir mais pés, alguém pode nos ajudar?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estão mais bonitas!




Posted by PicasaNossas queridas Suindaras (Tyto alba) do Itapeti estão com penas novas e ficando grandes! Comparando com o tamanho dos blocos, percebemos bem isso. A mãe, só vimos de longe, mas como é comum a esta espécie, parece cuidar muito bem dos filhotes.
O padrinho delas, mestre Angelino, sentiu o quanto são afiadas as garras! Tendo que subir ao forro onde está o ninho, elas parecem reconhecê-lo já, mas numa movimentação uma precisou pendurar-se em umas das suas mãos e cortou fundo!
Continuaremos acompanhando o crescimento delas, vamos juntos!


Queremos aproveitar e sugerir o blog de nossa amiga Ana Celina, o artigo sobre preservação e conservação é ótimo: http://www.rpcomunicacaogaia.blogspot.com/