sábado, 15 de janeiro de 2011

Perereca de banheiro (Scinax fuscovaria)

Para horror das mulheres, esta perereca gosta de frequentar banheiros. Este indivíduo é um macho, podemos saber observando a cor amarela em seus flancos e barriga.
Existe uma crença sem fundamento
de que quando ela gruda no corpo, não solta mais!
Os anuros são muitas vezes perseguidos, maltratados e mortos por cultivarmos medos infundados, crenças e ignorarmos a importância desses seres para o equilíbrio do meio ambiente.
Caso se depare com um indivíduo desses em seu banheiro, nada de pânico, pegue um pano grande, pode ser uma toalha, envolva-o com cuidado e solte-o em lugar seguro.
Vejam o comentário de um dos nossos visitantes que sugere outra forma de capturarmos a perereca sem machucá-la.Valeu!
Posted by Picasa

29 comentários:

  1. Melhor que o pano é usar um vidro de conserva.
    Coloco o vidro sem a tampa sobre ela, que pula para dentro, fecho com a tampa, levo imediatamente para fora e a solto.
    Não importa se estão no chão ou na parede, com a prática é muito fácil capturá-la.
    Muita gente tem medo ou nojo de pegá-las com um pano.
    Com o vidro ela não se machuca e dá pra observá-la, o que faz com que se perca o medo.
    Pequenas rãs também podem ser capturadas assim, e poder observá-las é muito interessante.
    Bom para educar crianças, que perdem o medo e aprendem a não exterminar esses bichinhos inofensivos.

    ResponderExcluir
  2. Sou mulher mas não tenho mêdo não!!
    Conheço homens que só faltam desmaiar por causa de uma perereca..
    Aqui em casa apareçem pererecas e outro dia apareceu um sapão.
    Peguei calmamente com saco plástico na mão e soltei no jardim.

    ResponderExcluir
  3. eu posso criar eu adoro elas(a) são muito bonitos esses pequenos anfibios

    ResponderExcluir
  4. Valeu, o plano da toalha grande foi ótimo, joguei em cima dela, embolei bem a toalha nela, e a joguei no quintal, ela saiu vivinha e saltitante... obrigada pela dica...

    ResponderExcluir
  5. Quanta frescura! Peguem a perereca com as mãos! Mais recomendável é pegar com uma luva cirúrgica, garantindo que algum produto químico existente nas nossas mãos não prejudique a frágil pele do animal. Nós que oferecemos risco ao animal, não o contrário. Devem ser soltas em lugares que tenha água, ou não sobreviverão, de preferência limpa, como às margm de uma lagoa ou córrego. Devem se assegurar que a espécie que está sendo solta é nativa da fauna brasileira, ou poderão estar causando um desastre ecológico! Eu adoraria ter o prazer de ter a companhia desses lindos e inofensivos animais no meu quintal. Seria uma honra saber que algum anuro escolheu minha residência como refúgio.

    ResponderExcluir
  6. Frescura ou não, eu não consigo tirar uma da parede aqui em casa! Nem toalha, nem vidro. Espero que ela saia sozinha! Mas obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taca quirolina e uma beleza Eu moro no sítio tem muitas eu espero quirolina elas morem na hora outros bichos tanbem quirolina tem cheiro forte

      Excluir
    2. Taca quirolina e uma beleza Eu moro no sítio tem muitas eu espero quirolina elas morem na hora outros bichos tanbem quirolina tem cheiro forte

      Excluir
  7. Alguns tipos de rãs podem sim causar alguma enfermidade nos humanos em contato com a pele, problema estomacal por exemplo, até onde sei leve, mas pode causar sim, por isso deve se proteger as mãos ao pegá-las e se entrarem em contato com a pele lavar bem o local, espécies caseiras podem sim provocar alguns males aos seres humanos, pesquisem.

    ResponderExcluir
  8. Alguns tipos de rãs podem sim causar alguma enfermidade nos humanos em contato com a pele, problema estomacal por exemplo, até onde sei leve, mas pode causar sim, por isso deve se proteger as mãos ao pegá-las e se entrarem em contato com a pele lavar bem o local, espécies caseiras podem sim provocar alguns males aos seres humanos, pesquisem.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente não dá pra querer esse bichinho, eu simplesmente tenho pânico de pererecas, e na minha casa está cheio delas e não sei mais o que fazer! O que posso fazer para elas não entrar dentro de casa,existe algum produto que faça com que se afastem e não queiram mais entrar?

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente não dá pra querer esse bichinho, eu simplesmente tenho pânico de pererecas, e na minha casa está cheio delas e não sei mais o que fazer! O que posso fazer para elas não entrar dentro de casa,existe algum produto que faça com que se afastem e não queiram mais entrar?

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho fobia, trauma, o que quiserem chamar... No meu caso não é frescura não, quando era criança tinha muita perereca no banheiro e em casa, eu lembro que ficava observando elas enquanto tomava banho. Morria e ainda morro de medo 😱

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho fobia, trauma, o que quiserem chamar... No meu caso não é frescura não, quando era criança tinha muita perereca no banheiro e em casa, eu lembro que ficava observando elas enquanto tomava banho. Morria e ainda morro de medo 😱

    ResponderExcluir
  13. minha mulher morre de medo e enquanto não mato o bichinho ela não me da paz,
    tenho nojo, mais não gosto de matar.
    como faço pra se livrar delas, já que não consigo pegar pq são muito rápidas?

    ResponderExcluir
  14. Ai gente!Considerando que invadimos seu habitat natural,é uma maldade matá-las.Eu acho até bonitinhas as menores e consigo pegar com as mãos, já as maiores não, por causa do veneno que expele pelas glândulas, eu acho.

    ResponderExcluir
  15. Ai gente!Considerando que invadimos seu habitat natural,é uma maldade matá-las.Eu acho até bonitinhas as menores e consigo pegar com as mãos, já as maiores não, por causa do veneno que expele pelas glândulas, eu acho.

    ResponderExcluir
  16. nos e que invadimos seu habitat. Procure de alguma maneira ir se familiarizando com eles. Eles fazem parte da cadeia alimentar. Evitando dessa maneira, mosquitos, pernilongos, etc.
    " Coloque uma placa: Proibido entrada de ras, sapos e pernilongos...:"

    ResponderExcluir
  17. Minha esposa morre de medo kkkkkkkkkkkkkkkkk ontem tinha uma aqui em casa eu ia retirar ela com saco plástico na mão mais quando eu entrei no banheiro não estava mais lá !
    So uma pergunta como aparece esses animais vem por onde eles pode vim do esgoto ou não?

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma no meu banheiro ja tem um tempo e eu e minha mulher adoramos ele pois pelas caracteristicas e um macho demos ate um nome a ele é guary durante o dia ele fica atraz da pia no banheiro e so sai a noite e apesar de tudo ele e bem calmo com a nossa presensa no banheiro

    ResponderExcluir
  19. É bom colocar pastilhas de cânfora para espantá-las bem como espantar aranhas e outros insetos...

    ResponderExcluir
  20. Boa dica a da cânfora, vou tentar. Dizem que café também espanta elas.
    Ontem uma delas expeliu um líquido na minha perna. Tomei banho e aparentemente não tive nada, mas fiquei preocupado se haveria a possibilidade de ter me causado problemas caso acertasse os meus olhos.

    ResponderExcluir
  21. francamente se fosse uma ou duas eu nem tava ligando mais agora na minha casa ta tendo uma infestação, são umas 20 a mais tem no quarto, no banheiro, sala, varanda, cozinha. tem filhotes, tem as adultas, as vezes vou pegar alguma louça e la tem uma perereca, ou vou varrer em baixo da cama e mijada pra todo lado. affs ja to cansando e querendo dar um fim

    ResponderExcluir
  22. Me ajudem pelo amor de Deus, morro de medo de rã , e no meu quarto tá cheio não sei mas o que fazer. Meu marido mata as que ele alcança, mas como tem MT não dá pra matar todoas ... me dica por favor o que acaba com elas

    ResponderExcluir
  23. Tem uma aqui em casa a 8 meses. No início ficava com medo, mas agora já me acostumei. Ela só saí do esconderijo quando vamos dormir. Agora vamos nos mudar vou querer levar ela kkkk

    ResponderExcluir
  24. Eu gosto delas, uma nadava no meu aquario XD
    Daí um dia eu peguei ela na mão com todo o cuidado do mundo, e a levei pra fora. Se manusearmos com cuidado ela não urina na gente, mas é muito importante lavar bem as mãos após o manuseio e não retirar elas de seu habitat para manusear, só pegar nelas se estiverem em lugar que seja perigoso para ela ou um lugar que ela seja indesejada, e vale resaltar que soltar ela no sol pode matar ela.
    Elas predam mosquitos até onde sei[me corrijam se estiver errada, por favor]

    ResponderExcluir
  25. Também quero saber como acabar com esses bichinhos. Tenho pavor, quero exterminar todas da minha frente. Nos fins de semana vou para a fazenda e dentro de casa tá cheio desses animais aterrorizantes. O pior é q tenho nojo até de matar, e também tenho dó, porém, discordo dos comentários que dizem para tirar elas e levá-las o outro lugar, porque n adianta elas sempre volta, fazem moradia no local, ninguém tira.

    ResponderExcluir