Consultoria & Paisagismo

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Vamos juntos?


Os "peabirus" brasileiros eram cobertos por gramíneas que provavelmente tinham as sementes transportadas pelas sola dos pés de nosso primeiros habitantes. O Peabiru quando entrava pelo Peru, tinha um calçamento de pedra. Eram caminhos pioneiros, antes do descobrimento do Brasil, portanto, pré-cabralinos, usados para o contato, a ligação, entre o Atlântico e o Pacífico. Me interessei pelos "peabirus", quando em pesquisa sobre a mata ciliar do rio Paraíba, junto ao orquidófilo respeitado Dr, Glauco Batalha, achamos uma orquídea vermelha, pequena, escondida entre folhas de uma árvore muito velha e ele após se certificar, disse que se tratava de uma orquídea andina (comparettia coccinea) !
Também disse não saber como esta orquídea teria vindo parar na margens de nosso "Sorobi", Paraíba do Sul.
As respostas começaram a surgir quando encontramos na UNESP,





um estudo sobre os Peabirus...

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Vamos juntos? 
A partir da ciência de que metade do território Guararemense é composta por água, ou seja, temos nascentes, brejos, afloramentos, ribeirões, córregos, lagos, represamentos em tanques e o grande rio Paraíba do Sul e de que antes dos Tupis, os Povos dos Sambaquis, povos da tradição Taquara e Itararé, e do tronco linguístico "Jê", como os Maromimis, Tamoios e outros, já chamavam o rio Paraíba de "Sorobi", devido a abundância do surubim (um peixe) em nosso rio, fica claro que qualquer ação de restauração tem que considerar, milhares e milhares de anos de qualidade de vida ligada à água.
Animais que ainda nos surpreendem, são avistados nos cursos d'água e matas ciliares, em manchas de mata, atravessando estradas de um curso para o outro. Registramos também plantas, frutas, flores e alimentos que claramente eram transportados por povos que tinham uma vasta extensão desde o litoral até às serras para viver. Basta dizer que os "peabirus" brasileiros eram cobertos por gramíneas que provavelmente tinham as sementes transportadas pelas sola dos pés de nosso primeiros habitantes.



segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A prevenção de tragédias é uma das nossas metas...


Rio Paraíba do Sul, por este, estamos lutando preventivamente.


Rio Doce, hoje, agora, praticamente um rio morto por uma tragédia ambiental que poderia ter sido evitada.

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2015/11/e-oficial-o-rio-doce-esta-completamente-morto.html


sexta-feira, 13 de novembro de 2015



Nós da Guaranature-Olhos da Natureza, temos a alegria de apoiarmos as atividades da AESPORTE.
Fornecemos as seedballs ou bolas de sementes, para que os atletas participantes possam ajudar efetivamente na restauração ambiental, que é urgente!
Assim além da saúde dos participantes essa parceria ajuda a saúde da Natureza.
Se você é empresário, apoiando as corridas que são muito bem organizadas, você está também fazendo compensação ambiental e nós como associação podemos certificar sua participação e isso pode ser ótimo para saúde de sua empresa!
Obrigado Shenia Lamas, Anderson Do Prado Pinduca e "seu" Chico, pela oportunidade e sincera amizade!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Nossos afluentes precisam ser preservados...




Toda e qualquer restauração no Rio Paraíba do Sul, rio de 1350km que passa por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, tem que começar pelo cuidado com as nascentes e afluentes deste gigante.
A Guaranature tem pesquisado esta rica fauna e identificado pontos que necessitam de cuidados emergenciais, daí a sensibilização das pessoas que moram próximas a estes pontos.
Em um trabalho constante, vamos recompondo os corredores e matas ciliares e para isso contamos com a participação de todos. Entrem em contato.


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Fatos que poderão ocorrer cada vez mais

A pressão do homem sobre as áreas naturais faz com que contatos indesejados ocorram com maior frequência.
No campo das coisas visíveis, podemos citar encontro de pessoas e animais domésticos com cobras, carnívoros silvestres, insetos como marimbondos, abelhas, formigas, artrópodes como aranhas e escorpiões entre tantas outras possibilidades.
No campo do menos visível, doenças virais como as transmitidas por ratos silvestres, mosquitos e parasitas, também entre outras tantas possibilidades.
Uma solução é o estudo para uma efetiva delimitação e implantação de Áreas de Preservação Ambiental, Unidades de Conservação, Parques Naturais, restauração das Matas Ciliares e Corredores de Fauna. Estas soluções, longe de inviabilizar o desenvolvimento, as moradias e empreendimentos, podem incentivar um senso comum que trará progresso, valorização de terras, maiores compensações ambientais e saúde, afinal doenças como a dengue, hantavirose, febre maculosa saem caras para todos.
Vejam o vídeo feito por nós da Guaranature e como uma solução sempre deve considerar a tolerãncia entre as espécies

https://www.facebook.com/guaranature.olhosdanatureza


aedes aegypti

O artista da chuva...




O Artista da Chuva continua produzindo, são belas composições com o que ele encontra na estrada. Desta vez conseguimos registrá-lo dentro de sua obra, pedimos autorização...a resposta foi um sorriso.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Restaurando a Mata Atlântica...

Quando pessoas de boa vontade se unem, as ideias se concretizam...
A Guaranature tem a alegria de persistir e contar com parceiros que botam a mão na massa pelo bem comum.
Esta importante área será restaurada, protegendo nascentes, afluentes e diversidade ecológica, animais como sagui-da-serra-escuro, preguiças, gatos silvestres, suçuaranas, pássaros e abelhas silvestres entre outros.
Com a mediação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Planejamento Urbano tendo frente à pasta Secretário Eduardo Moreira, a bióloga Solange e sua equipe, uma grande empresa brasileira, vai tornar possível a restauração de corredores, trampolins, matas ciliares.
A nós da Guaranature compete a indentificação desta áreas e o contato com seus proprietários.
Esta área é apenas a primeira deste trabalho, quem quiser se cadastrar, entrem em contato, como nos Saltimbacos, os bichos cantam: Todos juntos somos fortes!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mais duas devolvidas em segurança à Natureza...








Uma Jararaca filhote mas com capacidade de matar um pequeno animal, ou até pior que isso. Porém na Mata ela mantém o ambiente equilibrado, sem dano algum.
A outra uma filhote de falsa-coral. Sempre aconselhamos às pessoas a considerarem todas as corais como verdadeiras, no Brasil é a cobra mais venenosa, por isso é melhor não brincar.
Já a jararaca é responsável por 90% dos acidentes com cobra por aqui, onde temos mais de vinte espécies. As insulares estão entre as mais poderosas e têm características bem diversificadas dependendo do ambiente.


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Estamos voltando com força!

Silvilagus brasiliensis
Tapiti

Ouriço cacheiro


Estamos voltando depois da partida de minha mãe, ela, muito sábia não ia querer que ficàssemos chorando e nos tocaria para o trabalho e a alegria de viver!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Dengue está apenas começando no Brasil...


Eles estão por todo lugar, vamos agir?
O Virologista Paolo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), analisando os números e a situação de hiperendemicidade (Quando múltiplos vírus coexistem em uma mesma região), faz uma grave observação: "A dengue está apenas começando no Brasil".
Temos na região da grande São Paulo, uma das mais densamente povoadas do Brasil, a presença dos quatro sorotipos, isso significa que uma mesma pessoa "pode" ser infectada várias vezes.
O combate à doença não pode e não deve contar com uma soluçaõ única, várias frentes estão abertas, algumas com resultados bem interessantes, como a Fábrica de Mosquitos, MOSCAMED da Bahia ou produção de machos com espermatozoides defeituosos e ainda a criação do Super Mosquito- http://revistapesquisa.fapesp.br/…/06/16/folheie-a-edicao-…/.
O combate aos ambientes de reprodução é imprescindível e em momento algum deve ser interrompido, Água Parada é Doença em Movimento.
A vigilância deve ser um exercício diário, o Ministério da Saúde, sugere dez minutos por dia na busca de depósitos de água parada.
Estamos sugerindo a adoção da crotalária como um símbolo concreto dos cuidados que devemos ter no combate ao mosquito, esta planta a Crotalária Juncea, atrai predadores das larvas do mosquito da dengue, como as libélulas que botam ovos no mesmo local do Aedes. Para a criança, a planta vai servir como um belo alerta para a perigosa situação.
Outro fato interessante é a conclusão que estão chegando cientistas brasileiros de que as áreas menos arborizadas e mais quentes favorecem ao aparecimento da doença. Conclui o estudo que áreas com maior cobertura vegetal para cada 100mil habitantes o número de casos era de apenas 3,2%, diante de 72,3% nas menos arborizadas. Em uma área com 32 graus de temperatura superficial, 90% das larvas do inseto já viararam adultas
Amigos, é importante que ataquemos este mal com todas as soluções possíveis, e no caso da crotalária, temos algo concreto para distribuir para a população, junto às orientações que devem ser permanentes, uma ação não exclui outra, basta lembrarmos que se conseguíssimos diminuir drasticamente a população de mosquitos, a doença nos daria uma folga mas inevitavelmente voltaria .

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Natureza compartilhada na Serra do Itapeti em Guararema-SP Brasil


A Serra-do-Itapeti terá todo seu topo transformada em UC, unidade de conservação, um importante passo que teve nossa influência. Agradecemos ao governo do Estado de São Paulo e todos os cidadãos que se envolveram.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Árvore é solução e não problema...


Fizemos o resgate deste jovem bicho-preguiça (Bradypus variegatus). Um jovem macho que estava em uma residência, próxima ao local onde outra preguiça foi atacada por cães, estes animais sofrem a consequência do desmatamento e ficam cada vez mais expostos à perigos.
O resgate foi tranquilo e o levamos para um reserva particular onde existem outras preguiças. Missão cumprida, ficamos apreciando a subida em uma embaúba, árvore que fornece alimento e proteção a estes interessantes animais

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Motivos para continuar...







Caros amigos, a população de animais silvestres em nossa região está extremamente pressionada, nossos corredores ecológicos estão estreitos e segmentados.
Próximo á região onde colhemos estas pegadas de animais que também foram avistados, como o Puma concolor, o lobo-guará(chrysocyon brachyurus), furões(mustelídeo), iraras(Eira barbara), entre outros estão vendendo uma área de mata de 20 alqueires, uma real ameaça à vida destes animais.
Queremos que quem compre esta área, tenha plena consciência da importância deste tesouro genético.

sábado, 27 de junho de 2015

Micro orquídeas, hospedadas uma sobre a outra em uma goiabeira!




Achamos estas duas pequenas , são micro orquídeas, sendo uma Phymatidium e a outra ainda não indentificamos. Interessante que estão em uma ilha de Mata Atlântica, próximo ao centro de Guararema. 
Precisamos urgentemente de pessoas que queiram comprar trechos de matas para a preservação, a pressão imobiliária é grande e nós corremos contra o tempo..