terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Estamos matando onças, estamos acabando com a Mata Atlântica. O que deixaremos para nossas crianças?

Pegada de Suçuarana

Pegada de suçuarana

Pegada de veado.

Estamos todos sofrendo com as altas temperaturas deste verão, por onde vamos, encontramos pessoas reclamando do calor, rendendo menos no trabalho, rendendo menos na escola e reclamando!
Sabemos da importância das matas como reguladoras do clima e temperaturas, sabemos da importância das matas para existência de insetos e abelhas e sabemos que sem estes, morreremos todos sem alimentos!
O jornal "Folha de S.Paulo" em seu caderno Ciência + saúde, publicou nesta segunda-feira um estudo desenvolvido pelo CENAP (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros), instituto criado pelo Ibama que aponta a redução de 80% da população de onças-pintadas nos últimos quinze anos na Mata Atlântica. O estudo aponta que só "250" destes animais ainda vivem  e destes só 50 animais devem estar na idade reprodutiva. Pobre Mata Atlântica, sem estas, o número de herbívoros aumenta, comendo brotos da Mata e apressando sua extinção.
Focando em nossa região, situação análoga ou próxima disso, acontece com nossas suçuaranas, elas sofrem com a degradação do ambiente, com a caça predatória e pasmem, pela caça retaliatória, quando um animal doméstico é atacado pelas suçuaranas, organizam-se grupos para caçar estas que são topo da cadeia alimentar.
Outro ponto de vista controverso é o de alguns caçadores locais que acham que caçando pacas e veados, não afetam o bioma Mata Atlântica, ora, qualquer retirada de elos tão importantes, cria a possibilidade de encontrarmos suçuaranas, lobos-guarás, iraras, furões, todos presentes na região, em quintais de sítios e fazendas, gerando a caça retaliatória, num ciclo perverso e perigoso!
Vai mais calor aí?

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Micro orquídeas em Guararema, micro em tamanho, grande em beleza!

Trizeuxis falcata e phymatidium hysteranthum.

Com muita chuva e calor, temperaturas acima de 35 graus, as micro orquídeas estão enfeitando a mata, sempre ou quase sempre hospedando-se em goiabeiras e araçás. Estas para serem vistas, necessitam de um olhar atento e minuncioso. Nós  da Guaranature,
Comparação de uma orquídea completa com uma pilha elétrica.
não divulgamos os lugares de maior ocorrência, respeitando a fragilidade destas belas flores que atraem predadores, colecionadores, que não entendem que fora de seus ambientes, tem pouca ou quase nenhuma chance de sobreviver.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Para continuar, precisamos de dois pneus para a TR4...



Temos de dar um jeito de adquirirmos dois pneus novos para a Pajero, dois deles estouraram ao mesmo tempo, quem quiser colaborar entrem em contato pelo e-mail: arte.rodrigues@gmail.com. A área que cobrimos e grande e precisamos do off-road, ainda mais agora que as chuvas estão violentas!