Consultoria & Paisagismo

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Proteção à vida!



























Resgatada pelos SDs-PMs  Kátia e Amorim de uma situação de risco nesta véspera de Natal, esta Bradypus variegatus, bicho-preguiça de três dedos, está em local seguro e promissor para sua espécie, a pressão antrópica, seja por uso da terra, derrubada de árvores e até pelos fogos nas festas de fim de ano pode deixá-los vuneráveis.
Sorte que os guardiães da sociedade, são também guardiães da Natureza!
Contem sempre com a gente.
E Feliz Natal!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Um maravilhoso "Fim de Mundo"!


Que "Fim do Mundo" mais lindo! Sol brilhante, a Natureza seguindo sem medo, mesmo porque Ela não deve nada, nos deu tudo de bom sempre...
Fiz um objeto que ficou tão bom que talvez resista, e bonito, a beleza deve ser para sempre.
Achei uma única latinha de cerveja na geladeira, bebi já que de cirrose não morro mais, pensei em comprar outra, mas sabe-se lá o que pode acontecer no caminho do mercadinho, que fica na mesma calçada da minha casa.
Ô dia lindo! A máquina está no tripé, esperando um beija-flor que sempre vem aqui, hoje não veio, espero que não acredite em boatos.
Por via das dúvidas deixei umas tarefas chatas para amanhã, vai que escapei, hoje está um dia fantástico para o Fim, amanhã a gente conversa!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Pimenta-de-passarinho, a cumari (Capsicum baccatum):






















Esta é uma pimenta endêmica do Brasil, talvez uma das únicas pimentas brasileiras. Aparece nos quintais trazidas pelos pássaros, por isso é também conhecida por pimenta-de-bem-te-vi e ainda cumbari, pimenta-cumari-verdadeira, variando conforme a região, seja Centro-Oeste, Sudeste ou Sul.
Na escala de temperatura, está em 8 e na de Scoville tem picância entre 30mil e 50mil unidades, forte!
Passarinho que come pedra...
As borboletas gostam também de nossa pimenta!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pequenas e grandes protetoras da Natureza!

Seu Toninho cuidando da hidratação do cágado.
Cágado que depois de passada a chuva, ficou ilhado no asfalto.















































Crianças são brilhantes protetoras da Natureza! As gêmeas, Júlia e Mariana, tiraram esta Hydromedusa,que é um cágado de água doce de uma sessão  de apedrejamento, mesmo sendo muito
diferente ou mesmo estranha, tiveram o cuidado junto com seu Pai, de levá-la para casa e cuidar do bichinho até que fôssemos buscá-la.
Este animal está em estado vunerável, ou seja, ameaçado de extinção, ele se alimenta de sapos, rãs, peixes e vegetais, sendo considerado onívoro, fica escondido durante o dia e ativo à noite, quando sai para caçar.
Esta parece uma fêmea e teve a sorte de encontrar as pequenas fadinhas que salvaram sua vida, por essa iniciativa receberam o título de "Guaranatures mirins", e nos enchem de orgulho!
PARABÉNS!

O coelho brasileiro avistado ontem...























Este é o Sylvilagus brasiliensis, o coelho brasileiro, muito bonito e até fácil de ser avistado, vem sofrendo pressão da Lebre Argentina, que concorre por comida e sobe cada vez mais pelo Brasil.
Outras ameaças são a destruição do habitat, caça e ataque de cães que as pessoas que mudam para nossa região  deixam soltos, assim como aqueles gatos siameses ou persas que tem hábitos diferentes dos brasileiros e caçam à noite entrando até na mata.
Orientamos que os prendam, para o bem de nossa fauna silvestre!

Uma boa dica para esta madrugada, balada no céu:http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fseuhistory.com%2Fnoticias.html&h=XAQHe3lgX

A micro está florida...






















Esta é a menor orquídea que avistamos em nossa região, Phymatidium, nós a chamamos de Gil. São pequenas como se pode perceber na foto em proporção à mão.
Delicadas, estão sempre hospedadas em goiabeiras.

Avistamento recente...Provavelmente um "sanhaço-de-fogo".

























Em Santa Branca, conseguimos registrar essa bela ave em frente ao Hotel Fazendão, acreditamos ser um sanhaço-de-fogo, também conhecida como queima-campo e canário-do-mato (Piranga flava)
Vamos pedir para os ornitólogos nossos amigos ajudarem na identificação.