Consultoria & Paisagismo

sábado, 31 de dezembro de 2011

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Aqui em Guararema ainda convivemos com caçadores!

Para nossa tristeza, sabemos do abate recente de lobos-guarás, pacas, tatus e captura de pássaros para comercialização aqui em nossa cidade e região.
É importante que  a população, as pessoas sensatas e corajosas repudiem abertamente essas ações!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Achamos o pavão da Dona Cida!


Posted by PicasaPassando pela estrada que margeia o Rio Paraíba, próximo à Fazenda São João, uma amiga no carro afirmou ter visto um Pavão em meio à mata. A princípio pensamos que ela tivesse confundido  a ave e visto um Jacu. Pediu para dar uma ré e aí a surpresa, era realmente um belo pavão.
Agora sabemos que ele fugiu do  pesqueiro da Dona Cida, vamos tentar levá-lo de volta, mas que ele parece estar bem, parece!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O momento do mergulho, enfim de volta ao lar!

De frente para o lago de onde saiu machucado e agora já recuperado, sem vacilo o cágado volta à liberdade, para nós sempre um momento especial que queremos compartilhar com todos!
Lembrem-se para diferenciar basicamente, cágados vivem em água doce e tomam sol, jabutis são terrestres e quando falamos de tartarugas, geralmente estamos nos referindo às espécies marinhas

Soltura de Cágado encontrado em Guararema.


No mesmo lago em que encontramos o "viramorro", Thiago encontrou este cágado com um pequeno ferimento na boca, ele que sabe como tratar desses casos aplicou seus conhecimento e nos convidou para a soltura do bicho.É interessante ver como ele avalia o ambiente,  olha para nós, olha para o lago e vai! 

Corujinha Caburé, de volta à Natureza!


Posted by PicasaCom este belo olhar, esta Caburé foi encontrada e protegida por nosso aluno Jorge Vinícius Ela apresentava um ferimento na cabeça, foi tratada e reconduzida ao seu habitat, de forma gradual e segura para o animal.
Este olhar já expressa toda a gratidão!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Diria o Piu-Piu: Eu acho que vi um caçador!

Esta arapuca não pega mais nenhum passarinho!
Esta bela estrutura de madeira e arame cumpre a triste função de capturar passarinhos. Estes são comercializados passando o resto de suas vidas em gaiolas!
Vamos aproveitar esta para fazer uma luminária, quem sabe ilumine a cabeça dos homens!

Detalhes do Viramorro (H.Littotale) em Guararema.


Nosso colaborador, o protetor e aquarista Thiago, localizou no lago próximo à sua residência este Viramorro.
























Ele que se compromete na proteção destes peixes estuda o que pode causar-lhes doenças. Sabemos que um dos fatores é a poluição das águas por óleo.
É interessnte acapacidade do H,Littorale de ficar até 12 horas fora da água e locomover-se de uma lagoa à outra quando necessário.
Seus olhos são adapatados à baixa luminosidade e suas barbatanas o auxiliam nestes ambientes.
As nadadeiras são usadas como patas quando se locomove fora da água e ele chega a levantar o corpo quando o chão está quente!
Vejam o ambiente em que vivem.


Posted by Picasa

sábado, 10 de dezembro de 2011

Viramorro, o peixe que anda!


Certa ocasião saindo de um restaurante, vimos um desses peixes entrando, primeiro achamos tratar-se de um sapo, depois percebemos tratar-se de um peixe, um cascudo, viramorro (H.Littorale)! Foi o primeiro peixe que vimos entrar em um restaurante voluntariamente!
Este registro atual foi feito próximo a estrada Dozinho Leite, graças ao apoio do pesquisador e aquarista, Thiago, que em uma lagoa próximo à sua residência, localizou exemplares e os protege!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cinco anos procurando e agora apresentamos o mais incrível peixe de nossa região!


Quem é capaz de dizer porque este peixe é tão especial? 
E porque estávamos procuramos por cinco anos um exemplar para mostrar a todos?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Com apenas 1,5cm, que sapo será este?


Posted by PicasaÉ o:

Leptodactylus marmoratus (Steindachner, 1867)

Um dos casais mais belos da Mata Atlântica Guararemense!

Saí-andorinha fêmea



Saí-andorinha macho
Estes são os Saís-andorinha (Tersina viridis),são excelentes dispersores de sementes, já que conseguem engolir frutos grandes e descascarem a polpa no esôfago. Vejam que não economizam na beleza!
Este casal estava nidificando no barranco como é costume da espécie, a fêmea cuida dos filhotes e o macho fica de sentinela
Os filhotes tanto machos quanto fêmeas, são esverdeados. 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Antes de ver este vídeo, pense em um animalzinho bonito. O ouriço-cacheiro!




Na Embaúba,árvore pioneira da Mata Atlântica do gênero Cecropia, este Ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) parecia bem ocupado. 
Ele sobe e desce galhos mordiscando as folhas, parando para farejar o ar e nos olhar.
Seus espinhos, que são pelos modificados são sua única defesa, já que é tranquilo e não agressivo.
Quando mordido estes espinhos costumam ser eficientes e para serem retirados da boca de cachorros, por exemplo, exigem até sedação e é bom que tenham as pontas cortadas para facilitar a retirada.