Consultoria & Paisagismo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A bela da bacia do rio Tietê...


Posted by PicasaMuito belas, quando começamos a fazer o levantamento das orquídeas de nossa região, esta cattleya funcionou como um talismã. Fizemos amizade com os moradores do local e que reclamaram que muitas pessoas estavam simplesmente retirando as orquídeas da mata para vender. A partir desse momento, descobrimos a existência de muitas outras espécies, uma riqueza.
Identificamos, registramos e com a comunidade, estimulamos o cuidado com tão importante patrimônio. Hoje já são mais de 1700 registros de orquídeas em nossas matas. Ponto para a natureza!

Até o fogão de lenha. Música e amizade na Mata Atlântica...


Música sertaneja de qualidade, amizade, slow food com o fogão  de lenha aquecendo um rancho em uma clareira na Mata Atlântica Paulista. Tudo com baixo impacto e evoluidamente sustentável. Isto é conservacionismo!
Pessoas em momentos de paz e harmonia!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Orquídeas azuis?


Posted by Picasa
Na Serra do Itapeti, os locais queriam nos mostrar estas orquídeas, que eles chamam de azuladinhas. São belas e estas eles disseram já não estarem no auge! Vamos perguntar ao Glauco Batalha se ele as conhece, depois damos mais informações.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Festival Cultural pela Paz!


Posted by Picasa
Este Festival que terá entrada franca, tem como objetivo congregar esforços pela Paz no Mundo e  além da qualidade e beleza das apresentações, vamos prestigiá-lo pela importância e necessidade da união de todos por um Mundo mais tolerante e harmônico. Parabéns à comunidade Budista pela iniciativa!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Na Mata Atlântica, encontramos estas flores que parecem com abacaxis, caraguatás, o que serão?


Encontramos estas flores na Mata Atlântica, interessante é que elas brotam direto do chão e se ligam uma às outras como se fosse flores de um cipó.
Como não vimos o cipó subindo e sim sob a terra e folhas, fica a pergunta: o que serão? 

Saíra x arìaS...o empate!

Esta Saíra Amarela, não admite que outro macho fique por perto, ainda mais quando é tão bonito quanto o próprio!
Este é o Tangará cayana, a fêmea tem as cores menos nítidas mas provoca ciúmes!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Relatório das atividades, Guaranature em busca do sucesso!

Cuitelinho.


Caros amigos, mesmo sabendo dos afazeres de cada um, precisamos fazer um encontro para discutirmos os rumos e as ações que se apresentaram possíveis e as que já em andamento, precisam da análise de todos.
Conquistamos vitórias e precisamos de todos para concretizarmos as ações.
Que data seria melhor para vocês,  sábado 30, domingo
 31, vamos combinar?


  •  Continuamos e continuaremos o levantamento de Fauna e flora que motivou o começo de nosso trabalho, há mais de quinze anos, inclusive trazendo a colaboração de pesquisadores acadêmicos do Rio de Janeiro (http://arbolmam.blogspot.com/) e Paraná (http://avesderapinabrasil.com/), com a possibilidade de palestras e pesquisa direto em nossa região, para conclusão de mestrado, conforme alínea G, H e L do Artigo 1º, que trata das finalidades do Estatuto já registrado sob número 10238, em 08/06/2011.
  • Comunicamos que conseguimos a implantação da coleta de óleo usado para o município, e de acordo com reunião  na comissão de meio-ambiente na Prefeitura, ainda não está visível por estarem  organizando uma cartilha, um processo didático junto aos professores e uma arte para os pontos de coleta, nos quais nossa marca estará presente. Lembre-se que as aulas só voltam em Agosto.Ação conforme alínea C e M,  do Artigo 1º.
  • Continuamos produzindo, distribuindo e plantando mudas de árvores nativas, trabalho constante dos Associados Vicente e Antonio Carlos, que já realizamos há cinco anos.Ação em conformidade com alínea  A, C do Artigo 1º
  • Conseguimos junto ao viveiro municipal, a doação de mudas da árvore Angico que produz a resina que alimenta o Sagui-da-serra-escuro, espécie seriamente ameaçada por pressão antrópica e a diminuição da quantidade do angico em seus habitats. Conforme línea D e I
  • Estamos na fase de montagem do documentário sobre o grupo de moçambique Unidos na Fé, grupo cultural que ainda resiste na Serra do Itapeti e que precisa de ajuda na busca de soluções para autonomia e preservação de patrimônio histórico e ambiental sob sua guarda, criamos até um blog para o grupo , para torná-los menos dependentes de terceiros:http://mocambiqueunidosnafe-angelino.blogspot.com/Ação conforme alínea D e F de nosso artigo 1º.
  • Continuamos modestamente apoiando a pesquisa do orquidófilo Glauco Altmann Batalha, sobre as orquídeas da região. São 1611 registros de orquídeas nas Matas. Conforme alínea G e H.
  • Recebemos a sinalização da Petrobrás,Fíbria, Santander e outros para possíveis parcerias, o que precisamos discutir com todos para a tomada de decisões.  Ação conforme alínea A e D.
  • Realizamos  para a Rede Municipal de Ensino palestra para 400 alunos em 06/06/11 e fomos convidados para o segundo semestre para realizarmos outras para 1600 alunos ou mais, com apresentação multimídia, ação conforme alínea E e J do Artigo 1º.
  • Estas ações têm sido divulgadas constantemente no nosso blog: http://guaranature.blogspot.com/ e nos jornais locais, pedimos que, como combinado em nossa primeira e única reunião que se interem dos assuntos e opinem, afinal somos uma bela associação democrática.
  • Caso não possam comparecer físicamente, podemos também como combinado e nossa primeira reunião, fazermos uma conferência virtual, o difícil é fazer um download do churrasco, para todos.
  • Como ainda não temos fontes de recursos financeiros estamos recorrendo à venda de produtos com a nossa marca, como camisetas e adesivos para cobrir um pouco dos gastos que estas ações demandam.
Um abraço a todos amigos, contamos com o comparecimento,  lembrando que acordamos na primeira assembleia geral que a nossa comunicação pode acontecer em ambiente virtual.
Artrópode-Lacraia.
Frutinho que inspira os moçambiqueiros.
Sagui-da-serra-escuro, procurando resina no pé de Angico.
Mestre Angelino, mostrando como se faz uma peneira de abanar feijão.
Orquídea Rodriguesia obtusifolia no Itapeti.
Lembramos ainda que as camisetas ficaram prontas e que é importante o pagamento dos cinquenta reais para os que não o fizeram.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Logo cedo perto de casa...Icterus icterus L., um corrupião!



Posted by Picasa
Este pássaro é uma das aves mais interessantes do Brasil, tanto por seu canto, quanto por suas cores.
Icterus refere-se a sua cor amarelo alaranjada, mas ele também tem preto e branco em suas penas e íris amarelo-limão!
Não ouvimos seu canto neste encontro, mas sabemos que é melodioso e que pode imitar o canto de outros pássaros.
Não é comum em nossa região e o fato de o termos avistado merece uma melhor investigação.
Mais informações: http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=376:icterus-icterus-jamacaii-gmelin&catid=173:aee&Itemid=70.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Esta voando, é uma coruja Suindara, passamos um mês acompanhando o desenvolvimento dela e da irmã..

19/05/2011.

23/05/2011.

30/05/2011.

09/06/2011.

13/06/2011.

21/06/2011.

21/06/2011.
Posted by PicasaAcompanhamos por aproximadamente um mês, o crescimento desta família de corujas Tyto alba ( vejam as datas). As suindaras, são também conhecidas como rasga-mortalha, coruja-de-igreja ou coruja-de-torre. Um filhotinho não resistiu, mas as duas irmãs cresceram fortes e ainda estão por perto do local onde nasceram e está difícil fotografá-las.
Vendo as postagens anteriores, podemos ouvir sua vocalização, que mete medo em muita gente!
Conhecidas como umas das mais belas corujas quando adultas, nascem bem feinhas, que me desculpem as mamães.Com penas macias, adaptadas para um voo silencioso, são habilíssimas caçadores, predam os ratinhos que podem transmitir a hantavirose!


Mais informações no excelente:
http://avesderapinabrasil.com/

Árvores da Mata Atlântica: Imbiruçú.


Posted by PicasaImbiruçú, Pseudobombax grandiflorum, encontrada tanto na Mata Atlântica quanto no cerrado, floresce agora em julho. As flores são bonitas e ótimas para as abelhas,  os pássaros usam a paina dos frutos que se abrirão em agosto para construir ninhos. Chegam a ter 20m de altura, temos muitas em nossa região.

Jaguatirão


Estamos todo o dia aprendendo, ouçam mestre Angelino (http://mocambiqueunidosnafe-angelino.blogspot.com/), falando sobre esta planta.
Daí querermos preservar a cultura daqueles que cuidam da floresta!

Timbó!


Posted by PicasaPara nossa surpresa fomos apresentados pelo mestre Angelino, à planta do Timbó, aquela que os índios maceram as raízes e jogam nos lagos para que os peixes fiquem sem oxigênio e possam ser capturados!
Claro que em um país tão grande, o mesmo nome pode ser usado para plantas diferentes, mas está espécie, também era usada aqui em nossa Mata Atlântica, para a captura de peixes.
Acreditávamos que esta planta não existia aqui em nossa região e é interessante também que os nomes indígenas foram mantidos, mostrando uma linha clara da passagem do conhecimento!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Parecidos mas diferentes!




Posted by PicasaO cuidado com a natureza é diferencial de qualidade!
Guararema alinha-se com toda a busca por uma real qualidade de vida e dá exemplo de preocupação com o meio ambiente, com uma ação que protege nossas águas, garante a sobrevivência de peixes e anuros, gera benefício para entidades da cidade, protege nossa rede de esgotos e ainda diminui a poluição não só aqui como em outras cidades!
Trata-se da coleta e destinação do óleo de cozinha usado, aquele que muitas vezes ficava aguardando em garrafas um destino correto ou na pior das hipóteses, era jogado pelos ralos das pias, causando já na rede de esgotos, entupimentos com a formação de uma espécie de glicerina que adere às paredes dos dutos.
Peixes, como o “viramorro-do-vale-do-paraíba”, aquele que consegue andar fora dos cursos de água, precisam desta, isenta de qualquer tipo de óleo para sobreviver!
Este óleo, será processado pela Óleovale
(http://cooperativadereciclagem.wordpress.com/category/reciclagem-de-oleo-vegetal-usado/oleovale-reciclagem-de-oleo-vegetal-usado/ ) e se transformará na matéria prima para o biodiesel, abastecendo caminhões e ônibus, diminuindo a poluição!
Todos nós seres vivos, precisamos de água limpa, nisso somos parecidos, mas com ações como estas protegemos as mais sutis diferenças!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estamos saindo para a Serra de Itapeti


Posted by PicasaEsta bela flor de maracujá, nos lembra que um de nossos colaboradores está fazendo uma viagem até Machu Picchu, confiram as belas fotos e viajem um pouco com Pedro Henrique, o Alfinete, que além de engenheiro ambiental está se revelando excelente fotógrafo: http://www.flickr.com/photos/pedrosaoseba/page3/

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Foto de Lethicia Galo do grupo de moçambique Unidos na Fé.

Nossa amiga Lethicia,( http://lethiciagalo.com/ ), está participando da criação do curta-metragem sobre o grupo de moçambique da Serra do Itapeti, Unidos na Fé.
Como sensível profissional da fotografia, está dando um show na captação das imagens, vejam só uma amostra da beleza que está ficando!
Vejam mais no  blog do Moçambique:
http://mocambiqueunidosnafe-angelino.blogspot.com/


http://www.facebook.com/lethiciagalo?sk=wall

Bichinho-preguiça, reagindo ao som...


Dona Sandra, membro do grupo de Moçambique do Itapeti, disse ter visto seu irmão assoviar e a preguiça responder. Ficamos cismados e perguntamos à especialista Ana Carolina Boffy, a Carol Bradypus, como isso se dava ela respondeu:

Olá Boa Tarde,
Sim, perfeitamente como  dizem os moradores locais, a preguiça de tres dedos, é conhecida dos indios na linguagem  tupi por Ai-ai.. exatamente pelo seu grito, é parecido com um assovio bem fino e continuo, que em epoca de acasalamento atrai parceiros, o filhote tambem vocaliza quando separado da mãe.

As preguiças de dois dedos, amazônicas, recebem o nome tupi de Unau, da mesma forma, pela diferença em sua vocalização.
Vou procurar uma vocalização nos meus arquivos para vcs ouvirem.
Abs
Carol´
Pois é, vivendo e aprendendo!

A orquídea que Glauco Batalha buscava encontrar há tempos!


Posted by PicasaVamos mostrar mais um pouco da rara orquídea que era alvo da busca constante de Glauco Altmann Batalha, ela é recessiva e tão difícil de ser encontrada, que pode ser comparada a um prêmio de loteria!
Leiam seu comentário: 
 Prezado Amigo,
> É com enorme satisfação informá-lo que ENCONTREI a
> Sophronitis amarela.
> Hoje não sei como classifícá-la.
> Antigamente chamava-se Sophronitis coccinea var.
> rossiteriana B. Rodr.
> Um grande sonho realizado!!!
> Até breve!
A Guaranature, orgulha-se de contar entre seus associados, com pessoas que dedicam sua vida à natureza!

Sagui-da-serra-escuro

`
Saguis precisam da resina produzida  pela árvore do Angico para sua alimentação. Podemos vê-los lambendo ou roendo a resina amolecida pelo Sol. Estes animais estão ameaçados de extinção e Guararema ainda possui em suas matas altas, famílias deles, o Callithrix aurita. Ele está muito pressionado e vamos desenvolver um trabalho para sua preservação que passa pela multiplicação das árvores de Angico.
Os habitantes da Serra preocupam-se com o grande sumiço destas árvores, elas estão velhas e não estão nascendo novos pés, talvez por consequências climáticas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cattleya loddigesii, a bela, florida novamente


Posted by PicasaCattleya loddigesii foi classificada pelo lendário botânico inglês, Lindley, que homenageou Conrado Loddiges, famoso jardineiro em Hackney (Londres). É nativa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Há uma nota muito interessante de um dos maiores estudiosos da flora brasileira, Frederico Hoehne, já falecido, que chegou a ser diretor do Instituto Botânico de São Paulo. Hoehne, entre tantas obras editadas, escreveu a Iconografia de Orquidadaceas do Brasil, por volta de 1947. E nela Hoehne conta que chegou a ver Cattleya loddigesii florida nas margens do Rio Pinheiros (!!!).
Seria possível hoje, amigos, alguém avistar uma planta dessas florida na marginal Pinheiros?
É uma planta de porte relativamente pequeno, com 30 cm de altura; a dimensão da flor tem 8 x 7 cm e dura em 15 dias; sua haste floral alcança 6 cm. A época de floração é no inverno, tolera temperaturas entre 10 a 35º C.
Quem eventualmente tenha essa planta em cultura deverá ficar atento, porquanto não a deverá regar demasiadamente. Apreciam ficar num lugar fresco.
Em nossa região foi muito comum. Hoje existe em pequenas manchas de vegetação, normalmente próximas de cursos d´água.

Bicho-preguiça, o reencontro 1!

Olha quem encontramos de novo hoje de manhã, a Bradypus variegatus, que é uma preguiça de três dedos com seu filhote. Para nós ela havia sumido para outras bandas, mas tivemos sorte e conseguimos registrar o simpático filhote!
No norte do país, encontramos as preguiças de dois dedos e aqui mais ao sul, as de três dedos.
Saibam tudo sobre estes interessantes animais no http://arbolmam.blogspot.com/, trabalho da pesquisadora Ana Carolina Boffy.

Posted by Picasa

Bicho-preguiça no Itapeti. O reencontro 2!


Reavistamos a Bradypus variegatus na Serra do Itapeti, antes não tínhamos conseguido mostrar o filhote, mas agora ele deu o ar da graça, todo agitado como toda criança!
Olhem a simpatia deste bichinho que indica qualidade do ambiente!
Estavam no grupo, Fernanda e Rafael com o pai Glauco Batalha e eu. Turma pé-quente!
Avistamento e registro: 12/011, 9h05, terça.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desafio Guaranature!!!

Multiplique seu poder de ajudar o Planeta por três!
Estamos lançando um desafio aos nossos seguidores e amigos que amam nosso planeta, e que acreditam que mesmo gestos simples, podem fazer a diferença!
 O nosso desafio: A cada árvore que você plantar (com registro fotográfico!), nossa associação, plantará três árvores e publicaremos a sua foto junto com a nossa, mostrando que você é um multiplicador da natureza.


Orientações:
Todo registro fotográfico de sua ação ambiental plantando uma árvore, deve ter data e local;
As imagens devem ser enviadas para o e-mail: guaranature.ambiental@gmail.com
Informe-se quanto as espécies de sua região e bioma..


O desafio está lançado..