Mantendo nossa tradição, vamos oferecer esta imagem para Dri Maciel, nossa nova seguidora. Olhamos os blogs que ela segue e todos são muito interessantes.
Ficamos felizes por agora estarmos entre eles!
Consultoria & Paisagismo
▼
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Uma rápida olhada. Você sabe dizer qual delas é perigosa?
Bem, vamos lá: A primeira é uma Jararaquinha Dormideira (Sibynomorphus mikanii), inofensiva e mansa, cobra que se alimenta de lesmas, por isso é comum encontrá-las próximos a hortas. Ela, que por um lado se prevalece de aparência para espantar predadores, assim como a falsa coral, é perseguida pelos humanos que a acham perigosa. Nós aconselhamos não manipular animais, principalmente se você não for um técnico, mas esta permite até o manuseio.
Agora a de baixo, é a Jararaca (Bothrops jararaca), uma das principais razões para usarmos botas e perneiras quando estamos na mata.
Muito rápida, com botes longos e repetidos, geralmente foge quando encontrada.
A morte irresponsável, por pessoas ignorantes e o tráfico de veneno, são ameaças para esta serpente que controla a população de ratos.
Em caso de acidentes com cobras, é importante que se identifique a serpente e procure atendimento médico, aqui em nossa região, depois de passar pelo primeiro atendimento, é provável que o paciente seja conduzido a hospitais em Mogi das Cruzes, São José dos Campos ou até São Paulo, portanto é preciso buscar ajuda imediatamente!
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Ouriço-cacheiro (Coendou Prehensilis)
Este é um ouriço arborícola muito manso que quando desce das árvores sempre se arrisca a ser molestado por cães ou atropelado. Os cães e até onças, quase sempre levam a pior, ficando com o focinho coberto de espinhos que na verdade são pelos modificados. Mas os Ouriços são tão mansos que poderiam viver até dentro de casa.
Este estava correndo risco no bairro Freguesia da Escada em Guararema, observem que ele está limitado por um alambrado, uma cerca, depois de atravessar a estrada, ficou encurralado!
No Brasil, infelizmente, poucas estradas são preparadas para a passagem de animais silvestres e é comum vê-los atropelados. Polícia Ambiental e bombeiros, os socorrem encaminhando-os para centros de recuperação.
Uma curiosidade é que ele quase não bebe água, pois tira o líquido dos brotos, folhas e frutos que são sua alimentação.
Nós fizemos uma abertura por baixo da cerca e ele escapou desta vez!
Guaranature em ação!
O cuidado com a natureza é diferencial de qualidade!
Guararema alinha-se com toda a busca por uma real qualidade de vida e dá exemplo de preocupação com o meio ambiente, com uma ação que protege nossas águas, garante a sobrevivência de peixes, gera benefício para entidades da cidade, protege nossa rede de esgotos e ainda diminui a poluição não só aqui como em outras cidades!
Trata-se da coleta e destinação do óleo de cozinha usado, aquele que muitas vezes ficava aguardando em garrafas um destino correto ou na pior das hipóteses, era jogado pelos ralos das pias, causando já na rede de esgotos, entupimentos com a formação de uma espécie de glicerina que adere às paredes dos dutos.
Peixes, como o “viramorro-do-vale-do-paraíba”, aquele que consegue andar fora dos cursos de água, precisam desta, isenta de qualquer tipo de óleo para sobreviver!
Este óleo, será processado e se transformará na matéria prima para o biodiesel, abastecendo caminhões e ônibus, diminuindo a poluição!
Nós da Guaranature, sempre quisemos uma solução para este problema, fomos buscar orientação e a encontramos em empresários que apostam em nossa cidade e já tinham em seus negócios, a proteção do meio ambiente como prioridade. Donos de três postos de gasolina, que fazem todo o tratamento do óleo mineral em seus estabelecimentos, limpando até a terra da lavagem dos carros, não podiam nos atender, mas nos ajudaram na busca e encontramos a ÓleoVale, cooperativa que trabalha dentro de todas as normas e certificações.
Bom, agora qual o interesse dos cidadãos e estabelecimentos em aderir ao programa? Enorme! Adesão imediata, pois muitos queriam a solução e fomos ao encontro de seus anseios.
Queremos citar, mesmo que eles não façam questão, estes exemplos de cidadania: Condomínio Alpes de Guarema, na gestão da síndica Ester, Restaurante Recanto da Traíra, Projeto Menino Jesus, como posto de coleta central no calçadão, Restaurante Mirante do Paraíba, Restaurante Maricota e outros que certamente vão aderir.
Parte da renda será destinada à uma instituição de caridade, nós da Guaranature, votamos pelo Asilo São Vicente, que presta humildemente um serviço tão importante para os que já fizeram muito por nós.
Uma sociedade unida em todas as suas esferas, pode contribuir por um mundo melhor e aqui em Guararema podemos dizer para Jacareí, São José e Vale que estamos fazendo a nossa parte!
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Tuim, o menor psitacídeo.
Este é o menor psitacídeo do Brasil, alimentam-se aos pares e um companheiro cuida do outro. Os machos quando voam, mostram um azul intenso sob as asas.
Observem a habilidade dele pendurando-se e usando o bico como terceira pata!
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Jacupemba na Embaúba...
O Jacupemba (Penélope superciliares), movimenta-se de um modo nas árvores que chega a lembrar macacos, tamanha a habilidade.É também conhecido como jacucaca, jacupeba, significando "jacú", na lingua tupi-guarani, aquele que gosta de comer grãos. Eles gostam de comer os frutos da Embaúba (Cecropia sp), árvore sempre presente em matas que estão se reuperando.
Esta árvore é tão apreciada por mamíferos, aves e insetos, que deveria ser mais plantada, pois ajuda muito na recuperação, sendo suas sementes facilmente espalhadas pos estes fãs!
O interessante é que seus galhos ocos abrigam formigas, que a protegem de invasores e assim ganham uma bela casa para viver!
Estes galhos também são usados para a confecção de instrumentos musicais como paus-de-chuva, reco-recos e chocalhos.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Acabamos de avistar, é o primeiro do verão!
Esta Jararaca ( B. Jararaca), estava atravessada na estrada Angola de Baixo em Santa Branca, nesta situação é quase certo alguém tentar atropelá-la. Nós sempre as espantamos para a mata, não sem antes ter que escapar de seus botes. Ela que também é conhecida como ponta-de-lança, e chega a ter 120 cm, dá botes que inspiram cuidados!
A maioria dos acidentes com cobras em São Paulo, acontecem com jararacas. Seus filhotes já nascem formados e em poucas horas já saem para caçar.
São importantes no controle de ratos.
No Brasil, quando uma sogra é brava, dizemos que é uma jararaca!
Encontramos novamente a bela e perigosa...
Esta linda lagarta já causou dois acidentes com com o nosso grupo, a primeira vez, foi com nossa cadela que quase morreu, não fosse a perícia de um experiente veterinário de nossa cidade. A cadela gemia e se contorcia, tinha espasmos, vômitos e por duas horas e meia tivemos que segurá-la na mesa do consultório, para que pudéssemos aplicar remédios. Depois um adulto de setenta quilos que passou por um dia de dores intensas que subiam da perna até o tronco.
Devemos evitar o contato de nossa pele mais fina com estes belos animais!
Tuim ( Forpus xanthopterygius), o menor psitacídeo do Brasil...
Alimentando-se entre os arbustos, fica difícil perceber o bando destes pequenos psitacídeos. Além da coloração que se funde com as plantas,eles tem apenas 10 a 12 cm de tamanho e pesam em torno e 26 gramas. Quando voam, os machos mostram detalhes de um azul intenso sob as asas.
Sempre formam casais ao se alimentarem e parecem cuidar muito bem um do outro, alimentando e limpando as penas dos companheiros.
Confiam em sua camuflagem, pois permitem a aproximação, desde que feita com calma. Conseguimos nos aproximar andando até o bando e postaremos um filminho deste registro feito em Guararema.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Canário-da-terra (Sicalis flaveola)
Este canário é originário da América do Sul, o interessante é que a disputa entre os machos é atiçada ou incentivada pelas fêmeas!
Estas cantam também, mas um canto mais simples. Estes canários fazem ninhos até em casas de joão-de-barro e crânios de bois que são colocados em estacas nos sítios!
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Fizemos um registro melhor!
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Boas notícias da Serra, avistamos o Sagui-da-serra-escuro agora em 2011!
Estes primatas ( Callithrix aurita), estão seriamente ameaçados pois habitam um região bem específica, a Serra do Itapeti, já recebemos informes que na Serra da Mantiqueira, já no sul de Minas Gerais também foram avistados.
As fêmeas cuidam do grupo, esta da foto estva nos observando enquanto outros membros passavam para abrigarem-se da chuva.
Sagui-da-serra-escuro.
Bando de Saguis (Callithrix aurita), atravessando a estrada na Serra do Itapeti em Guararema. Fizemos estes registros em 2006 e para nossa alegria registramos um bando no mesmo local agora em 2011.
Estes primatas que na nossa região só existem nesta serra, encontram-se ameaçados pela diminuição da Mata Atlântica. As fêmeas lideram o grupo.
Este Sagui da imagem abaixo não é o Sagui-da-serra-escuro!