Consultoria & Paisagismo

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Serra do Itapeti, Vale do Paraíba e ao fundo a Serra da Mantiqueira.


Posted by Picasa
Feliz 2011
Sossego é o ato ou efeito de sossegar, é tranquilidade, calma, quietação e tem como antônimo ou oposto, a preocupação, a agitação.

Voltávamos de uma visita à mancha de Mata Atlântica de Guararema, onde encontramos as orquídeas que são alvo do estudo do orquidófilo Glauco Batalha e onde já avistamos saguis, siriemas,tucano, guaxinim, pássaros como o tangará e outros animais que não conseguimos identificar.Observando aquela tranquilidade, comentei sobre como parece haver uma onda de urgência e violência crescente nos atos “humanos”, comportamentos que geram uma tensão que parece ficar impregnada em cada momento de nossos dias.
O orquidófilo, mais focado no estudo de plantas do que no que as mídias repercutem em nossos ouvidos, falou sobre o “desassossego”, uma sensação constante de estarmos em perigo, sob ameaça, perdendo algo que poderia mudar nossas vidas, o que pode gerar um impulso ao consumo, à pressa, à competição.
Como exemplo simples dessa sensação, posso citar que toda vez que acessamos à internet , abrimos um jornal ou vimos TV, nesses últimos dias, aparecia uma reportagem sobre o prêmio milionário da loteria no Brasil, alimentando sonhos e filas. É bom ter esperança e agir, afinal só ganha quem joga, mas se você não teve tempo de parar e fazer seu jogo, é possível que esteja sentindo um certo desassossego. Mesmo que um matemático prove que a chance que você tem de ganhar o prêmio é ínfima!
Fazendo um retrospecto deste ano que se acaba, pensando nas comemorações onde encontramos amigos, familiares, pensando nos que estão trabalhando ou solitários, queremos agradecer a companhia e desejar à todos que tenham esperança de ter em 2011, e sempre, a tranquilidade e calma que gera realizações construídas em bases sustentáveis, sossegadas e duradouras.

Marcos Grangeiro e Gil Ceragioli.

Léo e Tici mandam uma mensagem à todos...

Posted by Picasa
PROFETIZO EM SUA VIDA PARA 2011!!!

Nosso amigo Léo da Mitshubishi, mandou esta mensagem que merece ser compartilhada com todos:

Um Janeiro de Provisão...
Um Fevereiro de Restituição...
Um Março de Milagres...
Um Abril de Restauração...
Um Maio de Portas Abertas...
Um Junho de Vitórias Certas...
Um Julho de Maravilhas Incontáveis...
Um Agosto de Surpresas Inigualáveis...
Um Setembro de Muita Glória...
Um Outubro de Muita Vitória...
Um Novembro de Sonhos Realizados...
Um Dezembro de Desejos CONCRETIZADOS.
UM ANO NOVO RICO E ABENÇOADO

Feliz Ano Novo!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Galeandra beyrichi, delicada orquídea terrestre...



Posted by Picasa
Não tínhamos idéia da quantidade de orquídeas que podemos encontrar no chão.Participando de pesquisa do orquidófilo Glauco Batalha, estamos aprendendo muito e mais atento à pequenos detalhes.
Ele esclarece:

Galeandra Beyrichii: Planta terrestre que vegeta em campos secos e pobres de vegetação. Pseudobulbos fusiformes de 10 cm de altura com folhas elípticas de cor verde-clara. Inflorescências apicais com 25 cm de altura, apresentando de cinco a oito flores. Flor de 3 cm de diâmetro com pétalas e sépalas lanceoladas e finas de cor verde-claro. Labelo trombiforme de cor branca e interior listrado de verde-claro brilhante. Compreende umas vinte espécies no Brasil que, pelo seu porte e hábito, diferem muitíssimo entre si. É, também, a primeira do gênero que localizamos em Guararema.

Padrâo :1cm²

Pleurothallis sclerophyla, mais uma na Mata Atlântica Guararemense!


Posted by Picasa
Nosso amigo Glauco Batalha, divide seu conhecimento conosco. Sobre essa belezinha que registramos no Morro Santo, ele esclarece:
Marcos,
Essas orquideas que vc registrou, em geral, possuem interesse botânico. Significa: são pouco ornamentais.
Particularmente acho importantíssimo a ocorrência de qualquer orquídea na nossa região. Então vamos para as fichas técnicas, a saber:
Pleurothallis sclerophylla (ex stenopetala): Espécie epífeta sem pseudobulbos (o que é uma característica das microorquídeas) e com caule fino de 3 cm de altura, portando folhas espatular e rígidas. Tem hastes florais com 15 cm de comprimento e até 25 flores em cada haste. Sua flor tem 5 mm de diâmetro na cor amarelo-esverdeada. O labelo é diminuto.
Sua distribuição geográfica é ampla: (Guiana Francesa, Brasil: SC, PR, SP, RJ, MG, ES, AL, PE e AP).
É a primeira espécie do gênero Pleurothallis que localizamos em Guararema. Esse gênero é essencialmente americano. No Brasil tem aproximadamente 500 espécies. Na América toda provalvelmente chegue a 2.000 espécies

Tangarás (Chiroxiphia Caudata) na Serra do Itapeti

Voltamos à Serra, para tentarmos melhores registros dos Tangarás.Bem no alto entre Guararema e Mogi, ouvimos o canto entre as árvores e fui entrando devagar na Mata Atlântica, mesmo com cores tão vivas, não é fácil vê-los!
Um casal de amigos que queria conhecer a Serra,revelou-se pé quente, valeu Estevão e Jaqueline!
Posted by Picasa

Tangarás na Serra do Itapeti.

Como prometemos, estamos procurando os melhores registros dos Tangarás. Os ouvimos entre as árvores, entrando bem devagar na mata, consegui este registro!

sábado, 25 de dezembro de 2010

A florada 2010 da mini-orquídea( Phymatidium hysteranthum)...

Usamos uma referência para que todos percebam como esta orquídea é pequena, cada divisão tem um cm². Esta é uma das maiores do lugar,. Para nossa surpresa, as encontramos hospedadas em um pé de Ingá(Inga vera willd) e em um Araçazeiro(psidium cattleianum), até agora só a encontrávamos em Goiabeiras(psidium guajava).

Posted by Picasa

Um outro ângulo para o Teiú...

Este ângulo revela manchas que quase não vemos nestes lagartos. Eles geralmente estão bem rentes ao chão pois assim se camuflam melhor. Estávamos fazendo os registros anuais da mini-orquídea e o encontramos tomando sol.
Posted by Picasa

casal de Gaviões-caramujeiros (Rostrhamus sociabilis)...

O especialista Willian Menq, mais uma vez colaborou conosco na identificação destes gaviões. Seu trabalho no http://www.avesderabinabrasil.com/ é de extrema importância para preservação destes animais. Obrigado Willian!
Estes gaviões, como o nome diz, alimentam-se de caramujos e caranguejos-de-água-doce.
Chama à atenção seu bico forte e recurvado que consegue tirar os moluscos de suas conchas.
Posted by Picasa

Detalhes do Tatu-galinha...

Tatus nascem geralmente em número de quatro e todos do mesmo sexo. Sua estrutura é especial para cavar, patas fortes, placas que parecem escamas e grandes orelhas, já que seu forte não é a visão!
Este mamífero, assim como os homens, podem ter lepra e são estudados também por isso.
Encontramos este no Morro Santo-Ferrugem, deve ser jovem pois só tem uns 25cm de corpo.
Lembra até um mini rinoceronte!

Posted by Picasa

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tatu-galinha(Dasypus novemcinctus)

Pequeno tatu descobrindo o mundo. Ele que pode viver 20 anos, tem muito para aprender! Sendo caçado, um provável aumento de insetos vai acontecer.
Posted by Picasa

Procurando registrar os Tangarás ou Dançadores ( Chiroxiphia caudata)

Estamos procurando fazer os melhores registros de um bando de Tangarás, prometemos em breve melhores fotos.
Posted by Picasa

Surpresas do Paraíba do Sul...

Guilherme foi tentar pescar uns peixinhos e teve que suar para tirar esta "carpa" de dentro do rio!
Esta espécie passou a habitar o rio quando tanques e lagos transbordaram devido às enchentes.
Especialistas devem estar observando como a fauna original vai reagir com a introdução destas novas espécies.
Posted by Picasa

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lagartas da Serra do Itapeti...

Chegamos mais perto destas e percebemos que o que parece ser espinhos, são tufos de cerdas.
A maioria dos acidentes com lagartas que se agrupam assim, acontece com queimaduras nos braços ou na parte lateral do tronco dos trabalhadores rurais quando estão sem camisa
.
Posted by Picasa

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mais uma da Serra do Itapeti...

Esta lagarta quase matou nossa cadela, foram duas horas de veterinário. Ela que tem as cerdas longas, é muito bonita. Já a encontramos na Serra do Itapeti e no centro de Guararema.
O veterinário a encaminhou para o laboratório de uma universidade pública em São Paulo.
Posted by Picasa

Frango d`água (Rallidae)

Encontrado em quase todo mundo, este habitante dos brejos está em época de aumentar a família.
Ele voa, nada, corre sobre as folhas e mergulha para fugir dos predadores.
Sua presença nos brejos indica a boa condição deste ambiente.

Posted by Picasa

sábado, 18 de dezembro de 2010

Chopim-do-brejo ( Pseudoleistes guirahuro)...

Os brejos têm uma rica flora e fauna, amanhã entraremos em um deles para tentar registrar uma orquídea que está hospedada em uma palmeira Brejaúva.
Nestes brejos, pesquisadores encontraram plantas carnívoras aquáticas.
Usaremos uma roupa especial que irá nos proteger de surpresas desagradáveis!
Posted by Picasa

Libélula no morro Santo-Ferrugem...

Esta libélula tem 15cm de abertura de asas e 10cm de comprimento, a ponta das asas são amarelas e quando voa vê-se bem o movimento das manchas. Ela fica quase invisível!
Posted by Picasa

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Notícias de nossa pequena orquídea...


Posted by PicasaComo já mostramos, ao lado da Oncidium Crispum, na mesma árvore hospedeira, uma pequena orquídea abriu suas flores. Pensamos:vai começar tudo de novo! E é isso mesmo, assim é que é bom!
Pela posição das flores não é possível definir se é uma Oncidium Hookeri, estamos fazendo os registros do lado ou das costas, então precisamos montar a escada e subir para fazer as macros. Vamos amanhã, dia 16/12. Vamos juntos?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Parece mas não é...

Esta formiga precisa parecer mais perigosa do que é na realidade. Seus olhos e presas falsas assustam e espantam predadores!
Ela é tambem dourada e seus olhos verdadeiros, são grandes!
Encontrada no Colégio São Francisco em Guararema.

Posted by Picasa

Pica-pau-de-banda-branca na Serra do Itapeti...


























Na manhã deste sábado, fomos cedo para a
Serra . Entramos por Guararema e chegamos até a região do Parque Municipal da Serra do Itapeti em Mogi das Cruzes.
Registramos Tangarás fazendo a corte, lagartas diferentes e este Pica-pau, provavelmente um D. lineatus. Infelizmente, encontramos sinais de caça na parte mais isolada da Mata, tomamos as providências mas fomos avistados por alguns destes que se puderem, vão ao Paraíso aprisionar Anjos!




Posted by Picasa

domingo, 12 de dezembro de 2010

Lagartas na Serra do Itapeti...

A Serra do Itapeti está sempre nos surpreendendo! Já vimos um trecho enorme da mata, coberto de lagartas pretas, lagartas cor de laranja com cerdas longas e agora estas com cerdas curtas.
Posted by Picasa