Consultoria & Paisagismo
▼
sábado, 29 de maio de 2010
Serra do Itapeti...
Achamos esta turma unida de percevejos na Serra, pela combinação de azul, vermelho e amarelo, não devem ser muito saborosos!
Estrada Guararema-Biritiba.
Paisagem Vangoghiana
sexta-feira, 28 de maio de 2010
A lição de mestre Valentim...
Caros amigos, estávamos em Gonçalves, sul de Minas, Mantiqueira, uma cidade linda, com belas paisagens, boas comidas, cachoeiras e um povo acolhedor. Queríamos conhecer um bairro chamado “Mundo Novo” e pegamos uma estrada que a cada canto ou curva, nos revelava uma beleza, ora simples e bucólica, ora exuberante com grandes cachoeiras e vales!
O nome “mundo novo” nos chamou a atenção, em um lugar tão bonito como ainda haveria um mundo novo? Como seria? Pelo caminho avistamos um senhor que andava com vigor, negro, esguio e vestido com uma camisa azul turquesa e por incrível que pareça, uma calça laranja e chapéu. O contraste o fazia parecer vibrante como um pássaro, transmitia uma alegria de encher os olhos!
Pegamos a máquina e tentamos enquadrá-lo para uma foto, ele apertou o passo, nos emparelhamos e como deve ser, pedi permissão para fotografá-lo ,e ele respondeu:
“- Não pode não”!
“- Mas é que o senhor está tão bonito nesta paisagem, gostaríamos de levar uma lembrança”!
“- Não, vocês fazem a foto, levam embora e a gente nunca vê!”
“- É o senhor tem razão, nós estamos indo para frente, aceita uma carona?”
“- Carona eu aceito.”
Tirou o chapéu e entrou no nosso carro e começamos a conversar, perguntamos seu nome e se era morador há muito tempo:
“-Meu nome é Valentim, sou nascido e criado aqui, nestes morros eu plantei muita cenoura, agora estou cansadinho e parei de lidar com a lavoura!”
“- Quantos anos o senhor tem?”
“- Setenta e sete.”
Olhamos-nos dentro do carro e ao mesmo tempo, olhamos para altura dos morros que ele mostrava!
“- Seu Valentim, na verdade queremos ir para um bairro chamado Mundo Novo, é muito longe?”
“- Meu filho, o Mundo Novo é aqui, olha em volta, vocês não estão vendo?”
Ele mostrava que o Mundo Novo estava em torno de nós, era como se não víssemos o óbvio. Enfim, avistamos uma placa que indicava o bairro, para ele parecia não fazer nenhuma diferença!
Ao descer, tirou uma foto conosco e se fundiu na paisagem com seu jeito de pássaro! Guardamos esse momento como a lição do “Seu Valentim” O Mundo Novo depende de nosso olhar, de nossa disposição para não esperarmos e sim agirmos nesse mundo em constante renovação!
Devemos tomar agora, atitudes que podem fazer a diferença, por exemplo, tornar nossa casa sustentável, fazendo captação de águas de chuva, usando lâmpadas econômicas e aproveitando melhor a luz natural. Usando energia solar, fazendo coleta seletiva de lixo, usando equipamentos sanitários de baixo consumo, entre outras atitudes, afinal, o “Mundo Novo” é aqui!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Siriema (Cariamidae)
domingo, 23 de maio de 2010
Ilustre passageiro...
Lendo uma bela paisagem...
Um belo horizonte e um grande problema que persiste. Olhando mais à esquerda, vemos o vapor que sobe da VCP, certificada e com muitos projetos de compensação para o meio ambiente, custo do progresso e de nossas necessidades de consumo. Seguindo a linha do horizonte, para à direita, obsevamos duas colunas brancas de vapor e fumaça. Estas indicam que madeira úmida e com possibilidade de ser mata-atlântica, está sendo queimada, é o problema que sempre destacamos das estações secas. Vamos ter que parar com isso!
Isabel,Lethicia e Ricardo, sejam bem-vindos!
Lethicia, com sua mente brilhante e inquieta, faz uma pergunta que nós seríamos pretensiosos se dissessemos que temos a resposta exata. Podemos refletir juntos, como educadores já trabalhamos as questões ambientais no dia-a-dia da sala de aula, o que desperta grande interesse nas crianças e já adolescentes. Na nossa infância era comum vermos crianças com estilingues, arapucas e o desperdício de recursos era minimamente abordado. Como pais, mais do que pensar que filhos deixaremos, devemos ter a coragem de nos perguntar, que pais somos, que exemplos damos, e fazer o que é certo!
sábado, 22 de maio de 2010
E chega o frio...
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Tucano-de-bico-verde (Ramphastus dicolorus).
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Por culpa de nossos erros!
Falamos esses dias das queimadas e do prejuízo que nos trazem. Pois imaginem que esta coral verdadeira fugiu da queimada fotografada dias atrás, ela foi parar dentro de uma fábrica e infelizmente foi morta. Os operários lamentaram terem de matá-la, ela é muito venenosa mas não entraria na fábrica se não estivesse fugindo da queimada!
Gostaríamos de pedir informações sobre soro anti-ofídico no Alto Tiête, alguém sabe onde o encontramos?
Gostaríamos de pedir informações sobre soro anti-ofídico no Alto Tiête, alguém sabe onde o encontramos?
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Aranha na Serra do Itapeti...
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Mimetismo , camuflagem.....
domingo, 9 de maio de 2010
Estão vendo os dois Tucanos?
Esquecemos das Rolinhas!
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Talvez uma boa notícia!
Esta taturana, encontrada no bairro Freguesia da Escada, em Guararema, é muito parecida com uma Lonomia obliqua, a boa notícia é que em seu corpo, pequenas larvas brancas , pareciam estar predando o animal. Acreditamos que quando as Lonomias vieram do sul para cá, não trouxeram seus predadores e a sua reprodução poderia ser descontrolada e perigosa.
Agora, quem sabe se estas larvas, não cumprirão seu papel mantendo controlada as populações destas magníficas e perigosas lagartas!
Conseguem ver a larva entre as cerdas?
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Armadeira- Phoneutria
Esta aranha é capaz de matar um pequeno rato, ou talvez, um rato um pouco maior!
Muito comum no Alto-Tietê, pode ser encontrada até dentro de casas, escondida em casacos e botas. É conhecida como" armadeira", pois levanta as patas quando se sente em perigo.
É tão agressiva, que não se pode criá-la em cativeiro!
É o tipo de animal, que escapa para a cidade quando queimam os morros!
Melhor não queimar!
,
Muito comum no Alto-Tietê, pode ser encontrada até dentro de casas, escondida em casacos e botas. É conhecida como" armadeira", pois levanta as patas quando se sente em perigo.
É tão agressiva, que não se pode criá-la em cativeiro!
É o tipo de animal, que escapa para a cidade quando queimam os morros!
Melhor não queimar!
,
domingo, 2 de maio de 2010
Farra no Itapeti!
Os graminídeos estão em festa! As sementes de capim estão gordas, atraindo canarinhos-da-terra, coleirinha e coleira- do-brejos ou boiadeira, bigodinhos, bicos-de-lacre, pintassilgo, curió, azulão, tziu e o quase extinto cabloquinho entre outros.
Observem como é laranja a cabeça do canário. Neste bando, contamos mais de vinte indivíduos, vocês conseguem localizar seis canários entre o fio e a copa do assa-peixe?
Observem como é laranja a cabeça do canário. Neste bando, contamos mais de vinte indivíduos, vocês conseguem localizar seis canários entre o fio e a copa do assa-peixe?