quinta-feira, 29 de abril de 2010
Bem-vindo, Ivan Brasil!
E aproveitamos para divulgar que em breve, teremos nosso concurso de fotografia, teremos a categoria infantil e adulto.
O pessoal do Ivan, sempre dinâmico, promete participar em peso!
Simpática figura!
E o problema retorna...
Estes fogos acabam queimando muitos ninhos, matando pequenos animais ou forçando que os bichos invadam as casas. Também causam problemas respiratórios, sujam roupas nos varais, enfim poluem!
A prefeitura combate, mas fica difícil achar os autores. Eles tem que saber que que este mau hábito é crime!
Por sorte, choveu logo depois!
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Lonomia obliqua, bela e muito perigosa!
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Jovem Ouriço...
O amarelo entre a pelagem, quer dizer mais ou menos que.... "não vem que não rola!"
Encontro do Guaranature!
Quem tiver intenção de conhecer nossa região, é só entrar em contato.
Agora o bom mesmo é soltar beija-flor, olha o céu!
Beija-flor de rabo branco (Phaethornis pretrei)...
Gostaríamos de aproveitar para comentar que pessoas nos procuram para dizer da grande quantidade de pássaros que morrem por chocar-se com vidros e o que podemos fazer.
A solução pode ser bem simples, como pendurar plantas em frente aos vidros, fazer marcações com fitas, pendurar enfeites ou cortinas. Em um prédio público de Guararema, os grandes vidros estavam recebendo o impacto de dois pássaros pelo menos por semana, conversamos e eles prometeram solucionar o mais rápido possível!
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Ainda bem!!!
terça-feira, 20 de abril de 2010
Guapuruvú...
Um projeto que atuou em São Sebastião intercedeu e descobriu que os caiçaras só retiravam da mata, árvores que já estivessem maduras e que já tivessem espalhadas sementes e portanto deixado novas árvores.
Esta era a experiência e sabedoria de gerações, que não devastavam florestas como nós, talvez tenham aprendido com os índios do litoral.
O projeto se chamava, São Sebastião tem Alma, e deixou de existir por burrice política!
Aqui em Guararema temos muitos Guapuruvús.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Engenhosa natureza!
Jararaquinha dormideira-Sibynomorphus mikanii...
Esta nós achamos indo de um brejo para a mata, ela é uma serpente inofensiva, que se alimenta de lesmas e existe em quase todas as regiões do Brasil.
è importante lembrar que não aconselhamos a manipulação de animais, devemos nos contentar com o prazer de vê-los na natureza!
sábado, 10 de abril de 2010
A lição do pequeno mestre!
Uma tarde no colégio em que trabalhamos, um aluno do infantil de três anos de idade, estava agachadinho, próximo a um arbusto. Totalmente concentrado ele olhava as folhas com um interesse que o tornava “um” com a natureza, focava cada detalhe e isso me chamou a atenção.
Quando passei, ele me disse:” Tio, olha as plantinhas, a gente não vê os bichos, mas eles estão todos aí!” E continuou concentrado.
Isto me passou como um ensinamento que deveríamos aplicar em nossas vidas, pois nós seres humanos, muitas vezes, acreditamos que por não estarmos vendo certas coisas estas não existem mais. Isto é facilmente verificável na questão do lixo que descartamos no planeta.
Lembram quando nós brasileiros, mandamos de volta para a Inglaterra, um navio cheio de lixo de diversas origens, inclusive lixo hospitalar, em 2009? Este lixo entrava no Brasil como material reciclável e nosso país era mais ou menos uma lixeira da Europa! O velho continente não via mais o seu problema e este deixava de existir!
Isso acontecia por ausência de uma postura clara em forma de lei, que tratasse da gestão dos resíduos sólidos, gerados pelo consumo de todos brasileiros. Como não cuidávamos de nossos resíduos, outros países entendiam que não teríamos problemas em receber o lixo deles, como um terreno baldio que o dono não limpa e outros cidadãos começam a descartar suas sujeiras. Devemos comemorar agora a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) pela Câmara dos Deputados e com certeza poderemos comemorar em breve sua aprovação pelo Congresso. Essa lei vai melhorar a questão da poluição industrial, o descarte da construção civil, organizar o uso das embalagens e sacolinhas plásticas, o descarte dos pneus, protegendo os rios e o lençol freático, evitando as enchentes, além de aumentar a renda de catadores, reutilizadores e recicladores, entre outras vantagens.
É elogiável o esforço de nosso ex-ministro do Meio Ambiente e de deputados federais de São Paulo, de partidos diversos, que lutaram e propiciaram a aprovação da lei.
Enfim, nosso Brasil não será mais aquele terreno baldio que recebe lixo de outros países, pois parafraseando o pequeno mestre, podemos dizer: “Olhem o planeta, às vezes não vemos o lixo, mas ele está por aí!”
Pente-de-macaco
Nossa nova seguidora, Débora Figueira...
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Rosas caboclas...
Escondendo-se da chuva!
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Ilustres visitantes!
Mais uma do Cacá...
domingo, 4 de abril de 2010
Rógerio Romano, nosso destaque!