domingo, 8 de fevereiro de 2015

Afinal, o que são seedballs?

Afinal, o que são seedballs?
Seddballs, técnica consagrada de regeneração de mata que foi redescoberta pelo microbiologista e agricultor japonês Masanobu Fukuoka
"A técnica para a criação de bolas de sementes (seed balls), foi redescoberta pelo japonês agricultor natural pioneiro Masanobu Fukuoka . A técnica tinha sido usada nos tempos antigos no Oriente Médio, Egito e partes do norte da África. A técnica também foi usada, por exemplo, no antigo Egito para reparar fazendas após a inundação anual da Primavera do Nilo. Em tempos modernos, durante o período da Segunda Guerra Mundial, este cientista planta para o governo japonês trabalhando em um laboratório. Fukuoka, que viveu na ilha montanhosa de Shikoku, queria encontrar uma técnica que iria aumentar a produção de alimentos sem tirar a terra já alocados para a produção de arroz tradicional. Ele lia muito e deparou-se com menção de a antiga técnica, que prosperou nos solos vulcânicos ricos do Japão.
A adaptação feita pela Associação Guaranature-Olhos da Natureza, foi criar um "mix" de sementes que atendesse às necessidades de revegetação da Mata-Atlântica, sendo assim, temos nelas sementes de :Ipê-amarelo ou verde, jacarandá, suinã, guapuruvu, trepadeiras da Mata-Atlântica e frutíferas ameaçadas de extinção, como a jabuticaba-de-cipó e sete-capotes.
Algumas seedballs ou "nendo-dango" em japonês, são maiores quando contém sementes maiores, o que não corresponde ao tamanho final das árvores, por exemplo, paineiras têm semente pequenas mas darão árvores enormes.
Elas são feitas com terracota, terra adubada, um mix de no máximo sete espécies, incluindo feijões, como o guandú, que enriquece a mistura e sombreia as secundárias.
Podem ser depositadas em margens de cursos d'agua, lagos e até em áreas degradadas contanto que sejam cobertas com folhas, ou mesmo a embalagem degradável.
Esta técnica também foi usada por nossos primeiros habitantes, de tronco Jê, que carregavam sementes e trabalhavam a argila.
Ciclistas e praticantes de voo livre as levam em seus passeios em uma ação da Guaranature: "Por onde passo semeio o bem".



.Restrições são: Semear sob fiação elétrica, sobre canalização e aceiros.
O valor, embora sejam de tamanhos diferentes, deve ser o mesmo pois cada mix foi pensado para se desenvolver de forma colaborativa.
Não é necessário regar, sendo melhor manter o ambiente úmido, validade de até um mês.
Marcos Grangeiro,

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde adquiri uma seed balls com uma semente dentro plantei e nasceu mas não sei o no da planta. Já pesquisei mas não acho nada a planta ao anoitecer as suas folhas se juntam ao caule como se ela estivesse dormindo vcs sabem qual nome dessa planta.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde adquiri uma seed balls com uma semente dentro plantei e nasceu mas não sei o no da planta. Já pesquisei mas não acho nada a planta ao anoitecer as suas folhas se juntam ao caule como se ela estivesse dormindo vcs sabem qual nome dessa planta.

    ResponderExcluir