terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ilha Grande no Paraíba do Sul...bom para avistadores de pássaros!

Arapaçu


Este pássaro, o arapaçu que encontramos na Ilha-Grande em Guararema, usa suas penas rígidas da cauda para apoio enquanto procura insetos. Para avistadores de pássaros a Ilha-Grande é um ótimo lugar para passar um tempo principalmente no período da manhã e ao entardecer.
Sapiá-poca.

Saí-andorinha macho

Unha-de-vaca.


Rola-verdadeira

Microorquídea Trizeuxis falcata

Pesquisando...



 Pesquisando, pesquisando... A pedra-de-raio é um artefato do tempo da pedra polida, esta foi encontrada em Guararema, e atesta a presença de silvícolas que dominavam as técnicas de polimento, faziam ferramentas, tinham uma cerâmica simples mas funcional. Eram provavelmente seminômades, ou seja passando do período de caçadores-coletores, para uma uma agricultura que os fixava por mais tempo nas regiões, Viviam sem propriedade, livres por estas serras e matas, foram caçados para serem escravizados e alguns grupos usavam caminhos alternativos para não virarem presas dos tupis-guaranis que os aprisionavam para os colonizadores. Como ser escravo se viviam no Paraíso? Pesquisadores chegaram a afirmar que estes brasileiros morriam de tristeza ao perderem sua liberdade!



 Esta outra rocha, não deve ser um meteorito, embora seja muito estranho encontrá-la entre Guararema e Santa Branca pois parece tratar-se de uma ágata cujas primeiras jazidas foram encontradas em 1827 no Rio Grande do Sul. O Brasil é o primeiro produtor de ágata do Mundo, mas não é comum encontrá-la em Sao Paulo e principalmente em nossa região. Meteoritos são geralmente magnéticos e não são polidos como vemos na nossa bela rocha. O mais provável e que tenha sido trazida de outras regiões, aí sim podemos pensar que índios, tropeiros, bandeirantes ou até mais recentemente por famílias que povoaram nossa região a tenham trazido.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Responsabilidade ambiental, qualidade total...

















Sabemos que óleo descartado incorretamente provoca impactos ambientais negativos. é só pensar que 50% do município de Guararema é água,  e que temos 43 micro-bacias hidrográficas, um rio majestoso e toda uma fauna e flora dependente destes recursos hídricos.
Acompanhamos os esforços de empresários como os proprietários dos postos "Porta do Sol, Manhãs de Sol e Reina o Sol, seus gerentes e funcionários há muito tempó no controle do descarte de contaminantes. Vemos na primeira imagem ao lado de nosso querido "Zé", gerente de um destes postos, o coletor Sandro Lima,contratado da empresa "Titã, soluções ambientais", ou seja um serviço pago pelo posto e o coletor Gerson Souza Mota, do Programa "Jogue Limpo"que é uma ação governamental, também adotada pelos postos citados.
Com estes cuidados podemos afirmar que nossas águas não receberão tão nocivo resíduo, parabéns aos empresários por tão importante serviço à Natureza!

Informações: www.titalubrificantes.com.br e www.programajoguelimpo.com.br

domingo, 18 de agosto de 2013

Orquídea silvestre florida , Rodriguezia obtusifolia...




Orquídea Rodriguezia obtusifolia, florida na Mata Atlântica. Esta orquídea de flores brancas ocorre desde a Costa Rica, Peru e Brasil, ou seja na América tropical, suas flores tem ao centro uma mácula amarela, o que a faz mais bela, sempre a encontramos florida no inverno, esta acompanhamos há três anos na mesma mancha de mata aqui em Guararema.

Bambu-gigante...um som




https://www.facebook.com/photo.php?v=700697619957356&set=vb.100000513722271&type=2&theater
 vamos ouvir?

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Kit Guaranature para trampolim ecológico em pequenos quintais.

Canteiro de temperos e chás


Tubo para compostagem higiênica
Frutas como mamão, pitanga ou goiabeira, 
Flores como a "cosmos" qua atrai abelhas brasileiras
Feijão Guandú
Pimenta brasileira, como a pimenta-do-sabiá, comari, cambari
Flores que atraem beija-flores
Eles darão o show!



Considerando a posição estratégica de Guararema, https://maps.google.com.br/maps?q=mapa+de+guararema+-sp&ie=UTF-8&hq&hnear=0x94cdcfb12b3a301b%3A0xb101b95e25ff4c80%2CGuararema+-+São+Paulo&gl=br&ei=_KEKUrrbLMeayQHxs4GIDA&sqi=2&ved=0CDUQ8gEwAA, com pequenas manchas de Mata Atlântica, entre a Serra do Mar, Serra do Itapeti e Mantiqueira, com um grande rio como o Paraíba do Sul e 43 micro-bacias hidrográficas com ribeirões, lagoas, brejos, hoje podemos afirmar sermos um corredor vital para espécies da Mata Atlântica, sejam pertecentes à fauna, aquática ou terrestre, pássaros e rica flora, com espécies endêmicas.
Por tudo isso, sugerimos uma ação que pode ser divertida mas sobretudo muito útil ao nosso ambiente, o "kit Guaranature Olhos da Natureza-trampolim ecológico, vejam os itens nas fotos, qualquer dúvida é só entrar em contato que podemos colaborar. Caso tenha espaço, é importante plantar também, frutas nativas da Mata Atlântica como a "cabeludinha" ou "grumixama".


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Fui lanchar, volto logo!

https://www.facebook.com/photo.php?v=697216690305449&set=vb.100000513722271&type=2&theater

Um pequeno conjunto de árvores majestosas!

O kit: Um ingá-de-metro, um jatobá, uma mangueira e uma sibipiruna.

Folhas do jatobá.
Fohas do ingá-de-metro.


























Na imagem maior temos quatro árvores que atingirão grandes alturas, produzirão flores e frutos e serão habitação de pássaros, alimentarão aves e mamíferos, incluindo humanos, peixes, ajudarão a purificar o ar, regular a temperatura e alimentar abelhas, só vantagens!
Estas irão para às margens do rio Paraíba do Sul, na casa de um casal de amigos e sabemos que lá estarão protegidas, obrigado Geraldo e Lúcia!

Jatobá: Hymenaea courbaril
Ingá-de-metro: Inga edulis
Sibipiruna: Caesalpinia peltophoroides
Mangueira: Mangifera indica

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como reconhecer os gêneros da Bradypus variegatus



O bicho-preguiça macho tem nas costas esta inconfundível marca, vejam que é bem laranja e fácil de reconhecer.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"Você pode me dizer como tudo aconteceu?". Fotógrafo Adriano Gambarini faz crítica social em "Crônica de uma anta morta" http://abr.io/J546


Salvo engano, nossos índios, silvícolas, referiam-se às Antas, como " avós ou mais antigos". Quando nossa tão inútil pressa desconsidera àqueles a quem deveríamos nosso amor, respeito e proteção, podemos desconfiar da falta de pespectiva na busca de um bom futuro. Lamentável que as lentes de um artista que poderia registrar vida, cores, alegria, registre como em uma foto quase apagada, em preto e branco a morte do futuro. Em tempo...o que deveria estar escrito na placa à esquerda, ao fundo?

Visitante ilustre em Gonçalves, uma "curicaca"!

Curicaca em Gonçalves, sul de Minas Gerais.

Golçalves é uma bela cidade na Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, aqui de Guararema, quando estamos no alto, em um topo do "mar de morros", avistamos exatamente sua localização do outro lado do Vale do Paraíba. O que chamou à atenção de todos foi como uma ave do Centro-Oeste brasileiro é encontrada em um lugar tão distante e que esfria muito no inverno como podemos ver na foto do nosso amigo Ary, dono de uma pousada adorável nesta cidade.