terça-feira, 30 de julho de 2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Vejam como as belas estão colorindo a vida!

Ontem registramos todas estas floridas, conta o céu azul do inverno, o espetáculo é mais intenso!



Cattleya loddigesii foi classificada pelo lendário botânico inglês, Lindley, que homenageou Conrado Loddiges, famoso jardineiro em Hackney (Londres). É nativa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Há uma nota muito interessante de um dos maiores estudiosos da flora brasileira, Frederico Hoehne, já falecido, que chegou a ser diretor do Instituto Botânico de São Paulo. Hoehne, entre tantas obras editadas, escreveu a Iconografia de Orquidadaceas do Brasil, por volta de 1947. E nela Hoehne conta que chegou a ver Cattleya loddigesii florida nas margens do Rio Pinheiros (!!!).

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tolerância entre as espécies...

Vista da pedra-das-cinco-estrelas

Orquídea Cyrtopodium

Tem algo diferente ali, uma textura...

Uma Jararaca!

Se nós podemos aproveitar este belo lugar, encontrar um visual magnífico, ver orquídeas em grande quantidades, podemos compartilhar tudo com outros seres, neste caso uma bela jararaca, tomava sol também!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Olha que estava se fingindo de galho...

















A duas primeiras imagens foram feitas por Denise Grangeiro em Araras, a última aqui em Guararema. Interessante ver as semelhanças e as diferenças!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Orquídeas silvestres ás margens do Paraíba do Sul...

Rio Paraíba do  Sul

Rodriguezia obtusifolia

Bagas de sementes de epidendrum

Oeceoclades maculata
Compensando com revegetação


Encyclia, polystachya estrellensis e bagas de epidendrum na mesma hospedeira








































































































Bagas de sementes da comparettia coccinea
Encyclia euosma
O Rio Paraíba do Sul em São Paulo, tem em suas margens uma rica flora que pode ser representada pela quantidade de orquídeas silvestres que nelas encontramos.
Só neste passeio, encontramos seis diferentes, em uma única árvore hospedeira encontramos três espécies!
Contentes, plantamos 10 árvores que se somaram à esta riqueza.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

As Tyto albas estão crescendo!



Abelhas brasileiras...uma benção!

Quase no solo.

Faz um cone de cera
 Irapuá, esta se emaranha em nossos cabelos quando incomodada!

Mirim-preguiça

Jataí
Sem as abelhas, não teríamos café, fumo, mel, cera, própolis e etc,  elas são responsáveis por mais de setenta por cento da polinização de nossas matas. No Brasil temos abelhas tão pequenas que por vezes são confundidas com mosquitinhos e mortas por inseticidas e agrotóxicos.
É bom saber que a grande maioria destas não possuem ferrão, portanto não oferecem perigo, algumas como a irapuá para defesa, alojam-se em pelos e cabelos, o que causa uma agonia sem grandes consequência.
Outras fecham os cones e tubos de cera da entrada da colmeia para proteção.
Os insetos estão há 330 milhões de anos na terra, pelo menos esta é a data do fóssil mais antigo, devemos prestar mais atenção quando usamos inseticidas em nossas casas e assim garantiremos a saúde de hortas, árvores e plantas ornamentais.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Em apenas duzentos anos!


GENOCÍDIO! Quando pensamos que em 1815 ainda podíamos encontrar famílias de nossos índios andando às margens do Paraíba do Sul e vendo pela gravura que carregavam bebês, percebemos como tudo aconteceu tão rápido. Reduções, capturas, expulsões e até extermínio usando a varíola como arma biológica(!!!). Não descobrimos mas sim cobrimos o Paraíso com nossa cultura muitas vezes insensível e cruel.
Por isso a Guaranature e muitas outras pessoas em todos os setores da sociedade, lutam por um mundo onde possamos ver ainda em uma orquídea silvestre, pegadas de uma suçuarana, um tatu, nos "causos" dos caipiras, moçambiques e detalhes da vida, ecos do Paraíso que herdamos, para agirmos no presente e não nos envergonhamos no futuro, do que pensarão nossas crianças.

Bom dia São Tomé! Uma orquídea silvestre para nossos amigos ultramarinos...a Encyclia euosma!


Um pouco mais de perto...


A vida nos detalhes. Falta-nos às vezes, o deslumbramento para com os detalhes da vida, deslumbramento este que pode salvar o planeta!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Nos pequenos detalhes, o milagre da vida!


Palestra da Guaranature sobre Educação e Sustentabilidade...

Professores Rogério Romano e Marcos Grangeiro


A Guaranature realizou uma palestra para os professores da Rede Municipal de Guararema, o tema: Educação e Sustentabilidade.
Agradecemos a Prefeitura pelo convite e aos professores que educam com muita competência o nosso município e país, e que fizeram desse  encontro um momento muito agradável!