quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vamos nos preparar para o Inverno?

Três dicas da Guaranature para a chegada do inverno, em ordem alfabética.
Como temos o privilégio de morar em uma região onde a Natureza se mostra relativamente preservada e não esconde seus encantos, vamos sugerir alguns cuidados para tornar esta convivência mais harmônica possível.


A- Aceiros: O natural nesta época do ano é que as chuvas diminuam até entrarmos no período da estiagem, é uma poeira danada nas estradinhas, quem as usa sabe bem, o ar fica seco, crianças e adultos podem ter problemas respiratórios e sangramento do nariz e o mato fica seco, muito seco! O que podemos fazer em nossos terrenos urbanos e rurais é cuidar de criar espaços entre as manchas de capim ou mato de forma que o controle do fogo fique mais fácil. Temos de desbastar o mato considerando um metro para cada lado de cerca ou muro e na mata aceiros devem ter cinco metros ou até mais. Com isso evitaremos que animais como cobras e aranhas frequentem nossas casas e podemos ajudar a comunidade em geral.

B- Botas: Para fugir do frio, que pode ser bem rigoroso por aqui, alguns animais procuram lugares mais quentes como botas, sapatos, tênis que ficam descobertos tornando-se o lugar ideal para uma Phoneutria, por exemplo. Para quem não sabe, este nome grego quer dizer “assassina” e refere-se a nossa conhecida aranha-armadeira, abundante por estas terras. Lógico que é um exagero pensar neste animal como assassino, mas sua picada é extremamente dolorosa e é caso de hospital, só o hospital Vital Brasil atende 600 casos por ano. Aqui além de procurarmos a Santa Casa, os hospitais que atendem estes casos são a Santa Casa de Salesópolis e o Hospital Luzia de Pinho Melo em Mogi das Cruzes. Elas podem se esconder debaixo do fogão de lenha, roupas e armários, mas é só termos mais cuidados e tudo bem.

C- Capivaras, carrapatos,cachorros e cavalos: De acordo com estudo preparado pela “Mendes Moscatelli Soluções Ambientais LTDA, que nos foi cedido gentilmente, entre junho e novembro predominam as formas jovens dos carrapatos, que conhecemos como “micuins”, estes podem sim transmitir a “febre maculosa”, pois são a forma jovem do carrapato-estrela. Sabemos que capivaras geralmente infestam-se de carrapatos e quando cachorros, cavalos e outras criações se aproximam dos lugares onde as capivaras transitam podem trazer para nós o carrapato e a doença, portanto, devemos cuidar de nossos animais domésticos, os de rua e assim correrá tudo bem. È bom lembrar que cada fêmea de carrapato pode gerar até 8 mil filhotes aptos a transmitir doenças. Nestes casos a melhor defesa é o ataque, vamos nos preparar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário