terça-feira, 26 de março de 2013

Rio Paraíba do Sul...

Lixo retirado pelos membros e amigos da Beija-Flor.
Guaranature conhecendo melhor o fundo do rio
Poderoso e delicado: Rio Paraíba do Sul
 Com mais de 1140 quilômetros o "Paraíba do Sul" nasce  na Serra da Bocaina, mais precisamente na cidade de Areias-SP, onde o "ribeirão do salto" a dois mil metros de altitude parte para formar o "rio Paraitinga" que se une ao rio "Paraibuna" com nascente em Cunha-SP e aí em uma represa dão origem ao "Paraíba". Seu nome em tupi, a boa língua geral, que dizer: "rio difícil de navegar", o que provavelmente indicava a existência de muita areia e pedras. Estas foram exploradas até que o rio perdesse suas características e muito de sua vida!
Os habitantes das margens que mantinham com o Paraíba estreita relação de subsistência, eram conhecidos como "piraquaras", hoje o rio mudou tanto, que é difícil encontrá-los.
Jacarés-do-papo-amarelo, grandes e pequenas serpentes, lontras, capivaras, peixes de diversas espécies como a 'piabanha, o surubim-do-paraíba e a pirapitinga-do-sul ( seriamente ameaçados!) e ainda o piau-palhaço, a piapara e o lambari-branco, crustáceos como o caranguejo-de-água-doce,  lagostins ou camarões de água doce, moluscos bivalves ( duas conchas) como as "sabaúnas", aves,  muitas aves, ainda estão presentes nas margens e no leito desse rio... imaginem o que foi no passado.
Conhecemos um sítio arqueológico indígena aqui em Guararema, bem próximo à cidade e as margens do rio, onde foram encontrados milhares de fragmentos de cerâmica, fogueiras e vestígios de uma vigorosa atividade. E também bolotinhas de argila,as quais acreditam os arqueólogos, seriam brinquedos das crianças indígenas que ficavam ao lado dos adultos. Talvez tenham sido estes índios os que deram o nome de Guararema ( árvore de cheiro forte) à nossa cidade.
Em um mundo onde a água é cada vez mais escassa, pelo menos a que precisamos para beber, já que a quantidade de água é a mesma, desde de que há quatro bilhões e meio de anos, vulcões expeliram as moléculas de hidrogênio e oxigênio formadoras do precioso líquido, o que muda é a qualidade deste e geralmente para pior, é lamentável que ainda tenhamos tanto lixo descartado por pessoas, vejam o registro! 
Vamos nos unir e convencer nossa população a preservar cada vez mais este patrimônio !
Parabéns `equipe Beija-Flor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário