terça-feira, 19 de março de 2013

Animais domésticos exóticos...perigo para os silvestres!

Ôpa, eu sou brasileiro rapaziada!

Gato comedor de sabiá!

Olha ele escondido na Mata à noite!

Os passarinhos parecem revoltados!
Há alguns anos conversamos com um pesquisador e perguntamos qual era a causa de encontrarmos tantos gatos de origem oriental, como o siameses, por exemplo, caçando em bordas de mata à noite e raramente víamos gatos brasileiros fazendo isto, dissemos vê-los subindo em árvores e muito longe da área urbana, enquanto que não avistávamos gatos brasileiros com este comportamento.
Ele desenvolvia uma pesquisa e concluiu que os gatos orientais têm hábitos bem diferentes dos nossos e eram uma ameaça à nossa fauna silvestre, não só de passarinhos, como também de pequenos mamíferos!
Muito bonitos, os gatos orientais caçam em horários diferentes e mesmo alimentados, procuram por pássaros e outros animais por extinto. Perguntado sobre o que devíamos fazer, ele nos orientou pela conscientização da população, promovendo a castração dos gatos orientais, sua captura na mata e até atitudes mais radicais para proteção da fauna silvestre.
Este siamês da foto, subiu em nossa jabuticabeira e capturou um filhote de sabiá, passou uma manhã inteira com o pássaro na boca e só o matou à tarde.
Isso nos faz concluir que devemos valorizar mais o que é nosso e pensar bem antes  ter um bichinho desses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário