domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Crotalária como símbolo e estímulo ao combate ao mosquito da dengue...

Vagem de sementes
Donzellinha
Flor de crotalária
 Aedes aegypti


 1986: Navios vindos da Ásia, trazem ao Brasil os pernilongos hospedeiros de parasitas causadores da "dengue".

Hoje convivemos com vários tipos de "dengue', pessoas imunes a um tipo podem ser vítimas de outro tipo e
esta doença pode levar a óbito! 
Campanhas são lançadas todos os anos e como as epidemias são sazonais, ou seja, têm relação com nosso verão, precisam sempre ser retomadas e reforçadas. Não deixar água parada sem proteção, areia nos pratos de plantas, limpeza de caixas de água, descarte correto de pneus e lixo, pó de café nas águas para impedir a proliferação dos mosquitos e enfim a conscientização, são os meios mais eficazes de combate.
Recentemente, pesquisadores sugeriram agregarmos um aliado à estes esforços, o uso de uma planta que pode atrair um predador dos mosquitos e suas larvas, a "crotalária" que atrai libélulas. Estas botam seus ovos no mesma água onde o aedes aegypti deposita os seus e as larvas da libélula  alimentam-se das larvas do aedes. 
Agora vamos falar de como se pode perder batalhas por não acreditarmos em lutar: 
Na zona rural, encontramos várias espécies de crotalárias, separamos sementes, enquanto tentamos adquirir uma quantidade maior pela Internet, conseguimos tirar muitas mudas e criar um pequeno banco de sementes.  participamos de um programa na TV-Diário e tivemos o apoio da mídia local e do Rotary Club, isto mobilizou pessoas que queriam as mudas ou sementes e como educadores, quando estas nos procuravam, reforçávamos os outros cuidados que a população deve ter no combate ao mosquito, estes já citados no começo deste texto.
Aí é que entra o "PAN", que é o pensamento automático negativo, é óbvio que só o uso da planta não iria resolver todo o problema, assim como um adesivo de combate à violência, não diminuí esta por si só, ou virar apenas um pratinho com água acaba com todos os mosquitos, enfim pessoas baseadas em pesquisas acharam que deveriam esclarecer a população sobre a ineficácia da crotalária e assim perdemos uma grande oportunidade de ao distribuir as sementes e plantas fazermos a campanha educativa.
Mas queremos dizer à todos que estamos produzindo mudas sim, distribuindo sementes sim, procurem-nos e teremos o maior prazer de bater um papo e você ainda pode sair com uma bela muda que produzirá flores amarelas ou laranjas e mais, verificar como por coincidência ou não, onde plantamos as crotalárias, o número de libélulas aumentou significativamente!
Contem sempre com os educadores da Guaranature!




Nenhum comentário:

Postar um comentário