sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pesquisando a fauna aquática encontramos orquídeas e ...





















Com nosso técnico em fauna aquática Thiago Hernandez, partimos para campo para fazermos levantamento da fauna dos afluentes do Paraíba, para nossa alegria encontramos orquídeas, pitús e lambarís de barbatanas e caudas vermelhas, jóias de nosso bioma.

Cachoeirinha do Sítio São Francisco.

Toninho, as mãos mágicas de nosso dedo-verde!

Jatobás, sucesso de seu Toninho!

Seu Toninho, nosso Dedo-verde, pediu para enviar as imagens da semeadura de Jatobá que está fazendo.  É mais uma conquista, porquanto a semente de Jatobá é considerada de baixa germinação.  Pelos seus cálculos, seu Toninho conseguiu atingir 40% de germinação, enquanto outras fontes situam a média de germinação possível entre 10% a 20%.
De minha parte, peço a liberdade para lembrar outro feito do seu Toninho que é a rede de preservação de espécies que ele está tecendo. Em seu contato com outras pessoas aqui em Guararema, seu Toninho está conseguindo levar adiante a proposta de reintrodução de espécies nativas, assim como a preservação de material genético das espécies já identificadas e conhecidas em nossa região, com as quais vem manejando, como o Cedro, a Peroba, o Jequitibá,a Sibipiruna, o Pau-brasil,  o Pau-ferro, a Aroeira, a Canafistula, o Tapiá e tantas outras. Recentemente conseguiu importantes espécies da Mata Atlântica, sobretudo para a alimentação de aves e pequenos mamíferos (biodispersores), tais como a Capororoca, o Jaquatirão, a Gravitinga, o Tapixingui, a Sordinha (medicinal) e outras...
Essa conduta do seu Toninho, de profunda dedicação à Natureza,  segue os mais altos princípios da preservação ambiental. A RAFI (Fundo Internacional de Desenvolvimento Rural) que tem como presidente o ambientalista Pat Mooney, que também é consultor da FAO (Fundo de Alimentação das Nações Unidas) possui uma cartilha onde recomenda exatamente a mesma estratégia de preservação, que é adotada intuitivamente  pelo bom senso e boa vontade do seu Toninho.
Nosso Dedo-verde está na vanguarda da preservação ambiental!

No meio das mudas tinha um sapinho...






















Recebemos de nosso amigo Marinho, várias mudas de árvores brasileiras, verdadeiras jóias como Peroba Rosa, Jequitibá, Jatobá, Saboeiro, Araçá, entre outras. Na raiz de uma delas estava esta outra jóia, um rápido sapinho de dedos vermelhos e barriga preta, como é nosso costume, fizemos o registro e o libertamos em um local seguro. Pode ser, não temos certeza, mas pode ser um Rhinella icterica (Sapo-cururu).

Riquezas dos afluentes do Paraíba do Sul...



















Registramos este casal de passarinhos no sítio São Francisco em Santa Branca, ainda não sabemos muito sobre ele, mas com certeza nosso companheiro Jarbas Mattos, vai dar a ficha dos mesmos que vocalizam muito parecido com o Suiriri, aliás podemos ver na primeira foto a quantidade de insetos que os interessava tanto.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Registro feito pelo nosso amigo o biólogo herpetólogo Hideki Narimatsu...

Nosso amigo Hideki está  está realizando pesquisas na Amazônia, sobre esta serpente ainda não sabemos nada, mas com certeza ele nos dará mais informações, por enquanto vamos nos contentar com o belo registro.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mais um resgate Guaranature...


























Rogério Romano resgatou esta Falsa Coral ( Erythrolamprus aesculapii) de dentro de uma residência. Nos dias anteriores ao fato, queimadas aconteceram em nossa área urbana, ou mais precisamente nos morros do entorno da cidade.
Embora trate-se de uma falsa coral, geralmente neste momento são vítimas que são mortas por medo ou ignorância causando um desequilíbrio no ambiente, uma vez que estas cobras alimentam-se de outras serpentes.

Pitú, disputando comida em ribeirão da região.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Carcinofauna de nosso rios, o pitú...

Antes abundante em nossos rios este camarão de água doce, é tão grande que também é chamado de lagostim.
Conhecido por nós como "pitú", já foi base econômica de algumas cidades das margens do rio Paraíba do Sul, Fazemos um trabalho para sua reposição. Interessante como são agressivos e ágeis, quando em perigo recuam e levantam uma nuvem de areia com suas pinças!
Pitú: Macrobrachium carcinus

Na foto, professor Luiz Macedo fazendo registros.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Velha Senhora chega à Guararema...




















Guararema recebeu sua Locomotiva a vapor de novo, com a Banda Municipal Tocando Trenzinho do Caipira de Villa Lobos, vamos postar o filme. Vejam como ficou a sala da Administração restaurada.
Neste recinto trabalhou o Pai de minha esposa, o senhor Geraldo Ceragioli, de origem italiana foi um dos nossos pioneiros.