sexta-feira, 29 de junho de 2012

O que eles estão olhando com tanto interesse?






















Abacates maduros, atraem um bando de saís-andorinhas, os machos são azuis e as fêmeas verdes, em um belo exemplo de dimorfismo sexual, que nos faz perceber claramente a diferença de gênero.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sanhaço-de-coqueiro...























Thraupis palmarum,esse belo pássaro é bem comum em nossas matas e quintais, por ser esverdeado passa mais discreto entre as folhas, principalmente das palmeiras, onde gosta de caçar insetos.
Quer vê-los e fazer boas fotos? Deixe um pouco das bananas, mamão em seu quintal ou jardim e a festa começa.
 Lembre-se passarinho em gaiola, não canta, lamenta!

domingo, 24 de junho de 2012

Queremos agradecer e desejar uma semana maravilhosa para todos!

Gurundi macho.
Saíra-amarela macho.
Gurundi fêmea.

Saíra-amarela fêmea.







































Estamos organizando os contatos que fizemos durante a inauguração do NEA, núcleo de educação ambiental na Ilha Grande em Guararema.
Fizemos novos amigos, árvores foram adotadas e serão plantadas, palestras realizadas para crianças e adultos, depoimentos colhidos. Temos muito a agradecer a muitos, e posso dizer que este é o pensamento de todo grupo que se revezou no evento.
Como para fazer isso temos que dar uma parada, ficamos atentos às surpresas que nosso quintal caipira nos proporciona.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pipira-preta...


Nosso querido amigo Leandro de Leon, identificou o pássaro que não conhecíamos, é o Pipira-preta ou Encontro-de-prata (Tachyponus rufus), obrigado Leandro!

O privilégio e a sorte de termos um núcleo de edudação ambiental!

NEA da  Ilha Grande em Guararema-SP. 
Uma ilha seja marítima ou fluvial, sempre tem suas particularidades,  fauna e flora selecionadas pela Natureza.
Enquanto apresentávamos o "chalro" do tucano-de-bico-verde em nossos filmes, ouvimos o som fora do espaço em que estávamos e vejam quem veio maravilhar as pessoas que assistiam a palestra: O próprio!


















Aproveitando, queremos parabenizar pela conquista de mais um espaço para a Natureza:

https://www.facebook.com/LagunaBravaEsVida, parabéns Germán Emanuel!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Novo visitante...



Com este tom preto e detalhes castanhos, este pássaro está visitando nosso quintal caipira. Ele ainda tem manchinhas na cabeça e gosta de frutas.
Pode ser um filhote de gurundi? Um curió?
Alguém pode nos ajudar na identificação?
Os "quintais caipiras" foram temas de conversas em nosso estande no Núcleo de Educação Ambiental da Ilha Grande em Guararema, é bom ter mamão, banana, goiaba, pitanga e outra que trazem beleza e dispensam qualquer gaiola!
Logo faremos uma série de postagens sobre o NEA, aguardem!

sábado, 16 de junho de 2012

DOMINGO, Ilha Grande em Guararema, grandes encontros!!!


http://www.senhorsustentavel.org
Cágado nas margens da Ilha.























Boa noite pessoal,
Amanhã teremos a honra de receber em Guararema o grande amigo e montanhista Fábio Souza, conhecido mundialmente como "Sr. sustentável". Ele é um Laboratório Vivo de sustentabilidade. 
A Terra é seu chão, o céu é seu teto e o Universo sua casa. Vivendo com o que cabe em um mochila, Fabio conheceu assim a abundância da vida.
Designer especializado na Inglaterra em soluções para os desafios globais, há 14 anos investiga o que é verdadeiramente ‘SER Sustentável’, o que isso significa e como é possível, fazendo de sua vida diária o campo de prova, na busca pela humanidade sustentável.
Não percam
Ilha Grande a partir das 15hs.
Abraços
http://www.senhorsustentavel.org       

E segunda tem  mais!


















quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hoje o dia começou com cores fortes!






































Com um tucano-do-bico-verde (Ramphastus dicolorus),o bem-te-vi ( Pitangus sulphuratus) e o sanhaço-de coqueiro( Thraupis palmarum), dando o bom dia para nós, ficamos prontos para mais um grande dia!

terça-feira, 12 de junho de 2012

No quintal caipira... Saíra-amarela!

Esta saíra macho(Tangara cayana), exibe suas cores e coroa nossa campanha para que voltemos a ter os quintais caipiras, com frutas e flores que atraiam estes belos animais, dispensando o uso de qualquer gaiola

Imagens da Ilha Grande...

Lagarta.


Vamos publicando os registros que estamos fazendo na Ilha-grande em Guararema. Nesta Ilha fluvial, foi inaugurado o núcleo de educação ambiental, NEA,
Podemos ver nos registros um Serelepe e casal de Tiê!

domingo, 3 de junho de 2012

Dedo-verde...


Antônio Carlos Carneiro, nascido em Jacareí em 05/07/1954, filho de Orlando Carneiro e Maria Thereza Doningues Carneiro.  É um autêntico “Piraquara”,  nome dado aos habitantes que vivem as margens do Rio Paraíba do Sul, pessoas que mantêm uma tradição cultural e ambiental das famílias ribeirinhas que por muitos anos  viveram  com o uso sustentável do rio.
“Seu Toninho”, com sua dedicação à criação e plantio de mudas ao mesmo tempo que nos remete a uma época em que o cuidado com a natureza fazia parte da cultura das pessoas, age da maneira que mais atende à necessidade “urgente” de diminuirmos a pegada ecológica, melhorando a capacidade de recuperação de nossas florestas.
A afetividade com que cuida de suas mudas é exemplar, ele não só ensina a plantar, mas age, planta e faz germinar sementes, no solo e na mente das pessoas, incentivando hábitos que beneficiam  todo o Planeta, o que rendeu a ele e a“Seu Vicente” o apelido carinhoso de “Dedo-verde”!
Queremos prestar uma homenagem à sua dedicação, mas de acordo com ele, a melhor homenagem que pode receber é ver germinar um pau-brasil, um jatobá, uma flor.