sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Toninho, as mãos mágicas de nosso dedo-verde!

Jatobás, sucesso de seu Toninho!

Seu Toninho, nosso Dedo-verde, pediu para enviar as imagens da semeadura de Jatobá que está fazendo.  É mais uma conquista, porquanto a semente de Jatobá é considerada de baixa germinação.  Pelos seus cálculos, seu Toninho conseguiu atingir 40% de germinação, enquanto outras fontes situam a média de germinação possível entre 10% a 20%.
De minha parte, peço a liberdade para lembrar outro feito do seu Toninho que é a rede de preservação de espécies que ele está tecendo. Em seu contato com outras pessoas aqui em Guararema, seu Toninho está conseguindo levar adiante a proposta de reintrodução de espécies nativas, assim como a preservação de material genético das espécies já identificadas e conhecidas em nossa região, com as quais vem manejando, como o Cedro, a Peroba, o Jequitibá,a Sibipiruna, o Pau-brasil,  o Pau-ferro, a Aroeira, a Canafistula, o Tapiá e tantas outras. Recentemente conseguiu importantes espécies da Mata Atlântica, sobretudo para a alimentação de aves e pequenos mamíferos (biodispersores), tais como a Capororoca, o Jaquatirão, a Gravitinga, o Tapixingui, a Sordinha (medicinal) e outras...
Essa conduta do seu Toninho, de profunda dedicação à Natureza,  segue os mais altos princípios da preservação ambiental. A RAFI (Fundo Internacional de Desenvolvimento Rural) que tem como presidente o ambientalista Pat Mooney, que também é consultor da FAO (Fundo de Alimentação das Nações Unidas) possui uma cartilha onde recomenda exatamente a mesma estratégia de preservação, que é adotada intuitivamente  pelo bom senso e boa vontade do seu Toninho.
Nosso Dedo-verde está na vanguarda da preservação ambiental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário