quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Paca-melancia, até de noite vemos suas pintas laterais...





















Registramos esta Paca (cuniculus paca) neste fim de semana, longe do fogo, escapa da caça ilegal..
A Paca é um roedor cujo nome em Tupi, quer dizer "esperto e vigilante", infelizmente, nem tanto assim.
Em noites sem lua sai para se alimentar deixando na mata os famosos carreiros, que são seus caminhos marcados, pelos quais são localizados por caçadores que apreciam sua carne, é frequente em Guararema o churrasco de paca, tentamos a conscietização, mas sendo um hábito  arraigado em uma cultura antiga, o progresso é lento.
Animais como estes alimentam-se de plantas que são mais agressivas no crescimento, controlando a população e equilibrando a mata, sua retirada do ambiente desequilibra a floresta que tanto estes caçadores dizem amar.
Além do que, fazem parte do cardápio de nosso maior felino regional, a onça-parda ( Puma concolor), tira-se a Paca, a onça que é topo da cadeia alimentar, parte para outra presas, como cabritos, galinhas e outros filhotes, tornando-se a vilã da história, é incrível mas parece que queremos chegar ao fim de tudo, e com pressa!
Churrasco é bom, reúne os amigos, sim, mas fazê-los de forma correta e lícita, quem sabe o papo gire em torno dos tempos dos antigos e índios, quando comer um animal silvestre era uma das únicas formas de se obter alimento!

Um comentário:

  1. Concordo com vocês, há certas coisas em Guararema que realmente nos entristecem muito, e o hábito de algumas pessoas em comer animais silvestres é uma delas.

    ResponderExcluir