domingo, 3 de junho de 2012

Dedo-verde...


Antônio Carlos Carneiro, nascido em Jacareí em 05/07/1954, filho de Orlando Carneiro e Maria Thereza Doningues Carneiro.  É um autêntico “Piraquara”,  nome dado aos habitantes que vivem as margens do Rio Paraíba do Sul, pessoas que mantêm uma tradição cultural e ambiental das famílias ribeirinhas que por muitos anos  viveram  com o uso sustentável do rio.
“Seu Toninho”, com sua dedicação à criação e plantio de mudas ao mesmo tempo que nos remete a uma época em que o cuidado com a natureza fazia parte da cultura das pessoas, age da maneira que mais atende à necessidade “urgente” de diminuirmos a pegada ecológica, melhorando a capacidade de recuperação de nossas florestas.
A afetividade com que cuida de suas mudas é exemplar, ele não só ensina a plantar, mas age, planta e faz germinar sementes, no solo e na mente das pessoas, incentivando hábitos que beneficiam  todo o Planeta, o que rendeu a ele e a“Seu Vicente” o apelido carinhoso de “Dedo-verde”!
Queremos prestar uma homenagem à sua dedicação, mas de acordo com ele, a melhor homenagem que pode receber é ver germinar um pau-brasil, um jatobá, uma flor.

Um comentário:

  1. Quero dizer que se todos seguirem os exemplos do Seu Toninho e de Seu Vicente que sempre ajudaram a preservar o meio ambiemte,e se dedicam a natureza.

    ResponderExcluir