terça-feira, 24 de abril de 2012

Bonitas e perigosas, as taturanas...


















Estas belas taturanas, queimam como fogo, disso já sabiam os índios brasileiros: pois tata= fogo, rana= igual.
A maior parte dos acidentes no Brasil acontece com as famílias megalopigídeos e saturnídeos.
Representando a primeira família, recolhemos nesta semana três taturanas-gatinhos ou cachorrinhos ( Podalia sp),  e uma da família saturnídeo que lembra uma lonomia, com cerdas em forma de pinheirinho.
Em caso de acidente com uma delas é importante lavar a área com água e sabão, aplicar gelo ou água gelada e procurar atendimento médico.
A cachorrinho (Podalia sp) dentro de um copo descartável. 
Nesta época de frutas o número de acidentes com trabalhadores rurais é maior, se fazem mal a um adulto, imaginem para crianças!

3 comentários:

  1. Eu fui queimado, Doeu muito, muito mesmo, mesmo assim porque foi na palma da mão, se for em qualquer outro local deve ser bem pior

    ResponderExcluir
  2. Em frente à casa de minha mãe, numa árvore Quaresmeira, há uma infestação desses bichos peçonhentos. A árvore foi tomada por elas, que estão devorando as folhas e ficam caindo e se rastejando por todos oa lados ao redor. Está um perigo, pois por ali transitam muitas crianças, inclusive há uma unidade escolar infantil do Colégio Objetivo bem em frente, do outro lado da rua.
    Valinhos - SP

    ResponderExcluir
  3. so eu sei como doi fui parar no hospital coloquei a mão em uma dessas e tive um choque anafilático

    ResponderExcluir