quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Saracura-do-brejo ou saracura-do-mato, antes de vermos a serpente.

Serpente desconhecida por nós...




Ontem encontramos esta cobra entre Guararema e Santa Branca, ela rapidamente se preparou e deu alguns botes,como estava sem uma bota de cano longo ou uma perneira, não me aproximei mais. 



Quando abriu a boca para o bote, observamos ser bem clara, saiu das margens do Paraíba do Sul e foi para um pasto, o interessante é a falta de imagens delas na internet. Vamos recorrer aos nossos amigos especialistas ou se alguém conhece esta espécie, favor entrar em contato.
Acreditamos que nosso amigo Leandro de Leon está pesquisando no rumo certo, vejam o site:  http://www.museudezoologia.ufv.br/bichodavez/edicao16.htm.
Aliás Leandro tem um blog muito interessante, acessem: http://bichodeverdade.blogspot.com/

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Beija-flor-preto-e-branco espantando o esmeralda-do-bico-vermelho.





Posted by PicasaEnquanto nosso amigo e piloto de voo livre, Madureira, analisava as condições para decolagem da pedra-das-cinco-estrelas, fazíamos o registro da fauna e flora do local.
Orquídeas, pássaros diversos.  Estes belos briguentos insistiam no domínio do território onde estas flores que lembram sálvias, são abundantes.
O besourinho-esmeralda-do-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus), não satisfeito com suas flores, ia até a área do do beija-flor-preto-e-branco (Florisuga fusca) ou um beija-flor-verde-do-peito-azul (Amazilia lactea) e levava uma corrida, mas não sem antes aproveitar o néctar do vizinho.
Caso a classificação não esteja correta, favor compartilhar conosco seu conhecimento.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tatu-de-nove-bandas, sua textura de pertinho!



Posted by PicasaHoje encontramos esta carapaça de um tatu-galinha, tatu-verdadeiro ( Dasypus novemcinctus), os índios  o chamam de ta: duro, tu: espesso, pois realmente é muito resistente. No dorso, na parte central, encontramos as nove faixas que se articulam e próximo à cauda e cabeça esta estrutura que parece um piso onde pedras maiores são presas por menores. A Natureza nos ensinando!

sábado, 22 de outubro de 2011

O incomodado, o gavião e o avião...



Posted by PicasaO gavião-da-cauda-branca, (Buteo albicaudatus), passa incomodando a passarinhada. Contra o Sol podemos ver bem sua cauda com penas translúcidas, o passarinho, talvez um papa-moscas, chega a bicar-lhe as asas. Acima deles, seres humanos voam prateados!
Este gavião que chega a uma envergadura entre 126 e 135 cm e 55 cm de comprimento, também é conhecido como curucuturi e gavião fumaça e se alimenta de aves e pequenos animais, daí a preocupação do passarinho!
Sobre esse belos animais, sempre indicamos para melhores informações o : http://www.avesderapinabrasil.com/buteo_albicaudatus.htm, do pesquisador Willian Menq, não deixem de visitar.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

6º Festival. A foto!


Posted by PicasaAs diagonais formadas pelas fitas, braços, e o torso,  fazem uma costura entre a sombra e luz da Sala de Projeção.
A dinâmica das expressões:
A criança olha admirada para a tela, seu Crispim encara a lente, a gente. Rogério com alma de artista, divaga!
Mestre Angelino, determinado, seu olhar firme revela o caráter brilhante!
Enlace entre a vida e cinema, o terreno e a imaginação, Cultura com paus de guatambús e pixels!
Tessitura,texto,trama. 
Natura.

A cara do 6º Festival!


Parabéns Gil, meu amor.



Gatos miam, cães latem e os tucanos?


Eles chalram, que palavra estranha! Mas ouvindo, faz sentido!


Bom para consultar: http://licoeslinguaportuguesa.blogspot.com/2009/03/todos-os-sons.html

terça-feira, 18 de outubro de 2011

6º Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema



Obrigado, obrigado, era o que nos vinha a cabeça quando soubemos que ganhamos um prêmio em forma de locação de luz Profissional, no valor de 6000 reais! Quando se sabe estar no páreo, prepara-se até um texto de agradecimento, mas a notícia nos surpreendeu! Vou tentar agradecer agora:
CiaRio, muita luz! Prometemos retornar com qualidade o incentivo. Gil no seu nome já existe Luz!
Secretaria de Cultura, a Bianca, Marina, Celso, Secretaria de Meio Ambiente de Guararema,  ao Dú Marcondes, que junto ao João Figueiredo e ao Pica-Pau ainda foram plantar conosco em meio ao temporal na Serra do Itapeti! Fibria, Instituto Votorantim, Raiz Produções, com a  força da Ção, Rodrigo o super!  Agradecer ao Elthon e Cleiton. Agradecer aos Jornalisteens que tornaram tudo mais agradável com seu pique e brilho, Quanta, Cinema em Transe e principalmente aos Moçambiqueiros, comunidade iluminada, que agradece constantemente e com alegria, à vida, à natureza e que solidificou uma amizade que há de dar muitos frutos!
Nos comprometemos a transformar este voto de confiança, em ações Ambientais e pela Arte, Cultura e Educação. Oferecemos esta borboleta aos que acreditam que podemos juntos, buscar um mundo melhor!
Grupo Unidos na Fé, com mestre Angelino dando o recado.
Lethícia Galo, nossa diretora, merecido reconhecimento.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Guaranature no Cinema!

Amanhã estaremos no Festival de Cinema e Meio Ambiente, 19hs todos no Cinema Municipal, nesta imagem, André Ramiro divide sua simpatia conosco. Nosso curta Moçambique, Natureza, Fé e Alegria espera estar à altura da comunidade do Itapeti. Compareçam!

Leon Cakoff,  luz do cinema, agora brilha sobre todos. Estrela!

Rapel e voo livre na Serra do Itapeti, a pesquisa...

A pedra vista de baixo, a curiosidade de conhecê-la de cima nos revelou belas surpresas!
Sempre nos chamou atenção esta enorme pedra com sua gruta. Que  pessoas, plantas e animais viveriam ali, seria um bom local para rapel, voo livre?
Luiz Macedo, motivado pela boa colocação em sua última corrida de aventura, queria ver de perto e lá fomos, para nossa surpresa, encontramos no acesso da parte de cima uma comunidade que nos recebeu muito bem. Um alambique muito antigo, produzindo uma cachaça leve de forma artesanal. Nos mostraram o caminho das pedras e como não iríamos beber, nos deram um delicioso caldo-de-cana, (que moleza!). Lourival, seu irmão Jaime e Zezinho, que diz ser o modelo do desenho, foram nosso amáveis anfitriões, a quem somos muito gratos!
Com nossos aventureiros queríamos pesquisar pontos para rapel e decolagem  de voo livre.
Gruta na Pedra-das-cinco-estrelas, no Itapeti.


A vista lá de cima, espetacular!
Nossa conclusão é que o local é ótimo para os esportes, e que devemos ter todos os cuidados para não criarmos um problema para os locais, que vivem em paz!
O alambique atrai compradores que tranquilos não se aventuram pelos arredores.
Muitas orquídeas, pássaros e lago com rãs, completam a beleza do local.

Cyrtopodium andersonii, no alto da pedra, a orquídea que gosta de sol.


Ao Cyrtopodium, são atribuídos vários benefícios medicinais, anti-inflamatório, cicatrizante e antisséptico, impressionante seus efeitos na drenagem de abcessos. Espécie terrestre ou rupícola, desenvolve-se bem no alto da Pedra-das-cinco-estrelas, onde o Sol é abundante!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Besourinho-do-bico-vermelho ( Chlorostilbon lucidus), no alto da Pedra-das-cinco-estrelas

Também conhecido como esmeralda-do-bico-vermelho, chega até 8,5 cm de tamanho, pesando 3,5 gramas. Devido ao seu contato  com néctar, precisa tomar banho constantemente, por isso os vemos na chuva.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Um pouco mais sobre o efeito nefasto das queimadas!


Recentemente estivemos envolvidos no combate a um incêndio nas matas do entorno da cidade de Guararema, além das óbvias complicações que esta prática traz para o clima, a sujeira que se espalha, os problemas respiratórios e o perigo a que ficam expostos aqueles que vão para o combate, a Gil flagrou esta vítima tentando escapar do calor. Trata-se de um Gambá, do tupi-guarani "guaambá" que significa mama oca, referindo-se à bolsa ou marsúpio, este mamífero  combate escorpiões e até cobras  Sabemos que quem ateou fogo, certamente não é imune ao veneno de cobras ou escorpiões! Ou será?

Micro orquídea e a Jabuticaba que já grande, ainda não está nem madura!

Resgatamos esta pequena Trizeuxis falcata, de uma área que estava sendo desmatada, estava no chão e tratores iriam passar por cima, pegamos o galho da goiabeira onde a orquídea se hospedava.. Como Jabuticabeiras não são boas hospedeiras, prendemos o galho da goiabeira na Jabuticabeira. Agora vejam o show, a jabuticaba é de uma espécie que mesmo verde, é maior que outras já maduras e a orquídea mesmo toda florida, não passa de 5cm!
O padrão é composto de quadrados de 1cm².

domingo, 9 de outubro de 2011

Postagem sem imagem, mas com possibilidades!

Ontem saímos para os lados da Serra do Mar e vimos um casal de Araçaris, não conseguimos registrar e hoje voltaremos para tentar o registro. Vamos juntos?

sábado, 8 de outubro de 2011

Imperdível Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema-SP

Entre 12 e !6 de Outubro, acontecerá o maior evento envolvendo cinema e meio ambiente da região! Nós produzimos um curta que fará parte da mostra competitiva e será apresentado dia 15, antes do Tropa de Elite 2, vejam a programação acessando: http://www.festguararema.com.br/6fest/, http://kmilleproducoes.com.br/festivaldecinema/nos encontramos lá!


Nhá Límpia, indo para a festa da Cruz do Pito.
Oferecemos este registro desta bela borboleta a nossos novos seguidores, Margot, Aline e Aguinaldo, que se juntam a nós na busca de uma relação mais Harmoniosa com a Natureza!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cobra Falsa Coral, vítima de queimada!

Os olhos grandes e os anéis que não circundam o corpo, indicam que esta deve ser uma  Cobra Falsa Coral, existem muitas subespécies destas como a Lampropeltis triangulum annulata ou Lampropeltis triangulum abnorma, São normalmente inofensivas e por serem confundidas com a Coral Verdadeira, geralmente são mortas quando entram em quintais, garagens ou mesmo na rua.
Esta foi morta em uma residência que procurou como abrigo ao fugir de uma queimada  em  um morro na área urbana de Guararema!
Em uma postagem anterior, nosso amigo Aguinaldo, comenta sobre prejuízo desta prática desnecessária.
Esta Cobra Falsa Coral, estava com 30 cm e seria uma importante predadora de ratos quando estivesse maior, ratinhos que podem transmitir o vírus causador da" hantavirose", ratinhos que quando não tem contato com os humanos alimentam s cobras, corujas, gaviões, desde que nós "humanos", não fiquemos tocando fogo nas Matas!
Esta foi vítima de uma outra queimada, achamos tratar-se de uma Coral-verdadeira.
Para o registro, contamos com o apoio de nosso associado, Antonio Carneiro.

A dupla de corredores de aventura, mais uma vez no pódio!


No pódio, mesmo com uma costela machucada, guerreiros!
Guaranatures, vestindo a camisa!

Isso  dá um frio na barriga!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A coragem e vontade de Guararemenses em proteger nossas matas!


Chegamos praticamente juntos com a prefeitura.
Guaranature em ação!
Aguinaldo indo para cima!
Para atear fogo, um inconsequente e covarde, precisa ter alguns segundos, para apagar um incêndio, é preciso coragem, amor à Natureza e técnica.
Em breve Guararema terá um destacamento do Corpo de Bombeiros, mas por hora, temos que contar com esses importantes cidadãos!

A equipe que com coragem, enfrentou o fogaréu: Secretário Edson, Aguinaldo e André, que deixaram o jantar na mesa!