terça-feira, 29 de março de 2011

Cardume de Paratis ( Mugil curema) em São Sebastião-SP


Nosso querido Pedro Henrique Nascimento, que é Engenheiro Ambiental, nos mandou este registro de um cardume de Paratis ( Mugil curema), peixe muito parecido com a Tainha (Mugil brasiliensis). Aprendemos com os Caiçaras, que são os antigos habitantes do litoral, que se percebe a diferença pela movimentação do cardume na água. Tainhas, saltam e saem totalmente da água, já os Paratis agitam-se próximos à superfície sem saltarem totalmente. Paratis alimentam-se próximo à superfície e qualquer poluente, como óleo, por exemplo, comprometem a saúde desses belos peixes. Valeu Alfinete!

Defendendo os Rios da Amazônia - Parte 1

Estamos passando por um período que exige muita atenção de todos, e não é só Belo Monte, mas devemos ficar atentos às mudanças no Código Florestal Brasileiro, a ampliação do Porto de São Sebastião, que vai causar grandes impactos em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica, as obras do PAC que embora necessárias são altamente impactantes, a transposição do Rio São Francisco. Estranhamente cientistas não são ouvidos ou até impedidos de participar de reuniões, fala-se pouco das fontes alternativas de energia, como se o Brasil não tivesse sol ou vento. Queremos o desenvolvimento, mas não ao custo do sumiço de etnias, espécies de plantas, animais, sumiço de rios e biomas. Queremos ser conhecidos no futuro como um país que necessitando se desenvolver, soube buscar formas realmente inteligentes de fazê-lo!

Pergunte ao Professor Luiz...

Nosso grupo tem a sorte de contar com pessoas com experiências e formações diferentes! O Professor Luiz Gustavo, é formado em Educação Física e é atleta de Corridas de Aventura. Nós que andamos em ambientes diferentes como matas, brejos e rios, contamos sempre com suas orientações e agora ele vai compartilhar com vocês o seu conhecimento.
Portanto aproveitem e mandem suas perguntas!
A primeira:
Professor, quando devo usar gelo nas contusões?
Sempre, seja em uma lesão muscular, nos tendões ou ligamentos, nas articulações ou após qualquer trauma, o uso de gelo (sempre envolto em bolsas, sacos plásticos ou panos) é muito importante para reduzir o edema e a dor. De preferência ele deve ser aplicado antes de decorridos 5 minutos da contusão, em grandes regiões, a aplicação deve durar 30 minutos, já em pequenas regiões, como nos dedos, por exemplo, não se deve passar de 5 a 10 minutos.
Luiz Gustavo Mattos Macedo Santana Professor de Educação Física CREF 030848-G/SP E-mail: luizgmacedo@terra.com.br

segunda-feira, 28 de março de 2011

Estrela-do-mar, equinodermo...


Esta estrela, talvez uma echinaster sepositus, deve ter se regenerado a partir deste braço maior, ela foi registrada em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Vamos fazer em breve mergulhos nas águas do rio Paraíba e brejos da nossa região.


Asteroidea (do grego aster, estrela + eidos, forma + ea, caracterizado por) é uma classe de equinodermos conhecidos por estrelas-do-mar ou asteróides

Jaqueira, Artocarpus heterofolia...


Árvore que veio do Sião e se adaptou muito bem aqui, rica em fibras, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Os grandes frutos ( até 10 quilos!) guardam as bagas que são as frutas que envolvem sementes comestíveis e ricas em amido Com sabor forte e perfume acentuado,muitos gostam outros a detestam, lembro-me de que quando criança, via caçadores usarem seu leite viscoso espalhado em galhos para aprisionar passarinhos!

A bela e pequena Phymatidium se prepara...


Se prepara para abrir suas flores brancas e mostrar toda a sua beleza! Em breve estaremos de volta às matas para registrar as orquídeas de nossa Mata Atlântica. Bem-vindos o pessoal da Orquídeas-Paranaenses!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Futuro Parque Municipal...um desejo de todos!




A sociedade guararemense está unindo esforços para a criação de um novo Parque Regional, esta cachoeira é um corredor de animais e aves, estamos fazendo estudos do local, pois próximo a ele existe uma estrada que pode ser a primeira estrada ecológica de nossa região. Observem as pegadas, provavelmente de tatu-galinha, pois as patas dianteiras formam estes sulcos duplos que são das patas dianteiras e os de três dígitos são das patas traseiras.
No mesmo corredor são avistados quatís,veados,capivaras, cachorros-do-mato e outros.
Posted by Picasa

quinta-feira, 24 de março de 2011

Os brejos estão animados!






















Os brejos estão animados, mas o movimento na Mata Atlântica paulista é tão grande no momento, que parece que os animais recuaram e entraram para as partes mais densas das florestas.
Sem ser alarmista e considerando até como normal este movimento de autoproteção da fauna, o fato é que em uma primeira olhada, os animais sumiram!
O Pré-sal, gasodutos e alcoolduto, são necessidades do mundo, mas que impacto!
Esperamos que tudo passe logo e a paz volte a reinar na Mata Atlântica brasileira.
No registro feito nesta semana, vemos melros-mineiros,melros-amarelos ou ainda chupins-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro) em momento de tranquilidade.
Posted by Picasa

LIVIO MACEDO, talento, sensibilidade e sabedoria!




Livio já nos encantava com seu talento premiado de instrumentista e continua nos surpreendendo com suas composições e voz!
Sua música é a cara de um Brasil simples e sofisticado, ouçam como a natureza se manifesta e canta junto com ele.
Tenho a sorte de acompanhá-lo algumas vezes.
Nós do Guaranature queremos compartilhar este talento com vocês!

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Água!







Este é o local exato do nascimento do rio Tietê, que na língua dos índios tupi-guaranis, significa "rio verdadeiro" ou "águas verdadeiras".
A nascente fica em Salesópolis a 22 km do mar, no estado de São Paulo, aqui do lado de Guararema e aí podemos beber uma água pura e fresca. Depois esse importante rio corre para dentro do continente por 1150 quilômetros, este trajeto para longe do mar deu-lhe o apelido de "rio teimoso".
O descaso do ser humano com a água, o faz receber a partir de Mogi das Cruzes, toda sorte de poluentes domésticos e industriais e corre espumoso e lento por toda região industrial paulista, dentro da cidade de São Paulo ele é praticamente um rio morto, com águas escuras e fétidas, uma vergonha para a maior cidade do Brasil.
Recupera seu vigor quando entra pelo interior e torna-se atração turística, bom para esportes náuticos, pesca e até banho!
Neste aspecto, quando a vida volta ao Tietê, reforça-se o sentido de seu apelido, "rio teimoso"!Esperamos que toda água do mundo seja teimosa e sempre retorne à vida!
Posted by Picasa

segunda-feira, 21 de março de 2011

Mussum (Symbranchus marmoratus) e seu predador a Maria Faceira (Syrigma Sibilatrix)...



Posted by Picasa

Os brejos estão cheios, tem chovido muito! Muitas aves estão aproveitando a fartura. Esta Garça-cinzenta é conhecida como Maria-Faceira (Syrigma Sibilatrix) exibe suas cores e os penachos na nuca.

Ela é uma garça que voa com pescoço esticado, diferente da maioria das outras garças.

Alimenta-se também de pequenos peixes como o mussum (Symbranchus marmoratus).

domingo, 20 de março de 2011

Bela sequência! Para Cecília e Guto, nossos novos seguidores...



























Domingo, tranquilidade na natureza, um momento simples e de grande beleza!

Interessante ver o momento da transferência do pólen!
Estas abelhas, as mamangavas, grandes e peludas, são extremamente dóceis e raramente picam, a não ser que as seguremos com as mãos.
Solitárias, fazem ninhos no chão ou em ocos de árvores e são de grande importância na polinização de espécies nativas, tanto que são protegidas por lei.
O maracujá, depende das mamangavas para existir!
Posted by Picasa

sábado, 19 de março de 2011

Família Aristolochiaceae, a bela flor que cheira mal...













































































Esta bela planta, atrai insetos necrófagos com seu cheiro que parece de carne em decomposição!
A primeira vez que a vimos desconfiamos de sua aparência atraente. Ela existe no mundo todo, mas parece que se dá melhor nos trópicos. Mestre Glauco, nosso orquidófilo nos lembra da Pangeia, quando a terra era um bloco.
Sabemos que era usada antigamente no egito e em várias partes, para facilitar partos e portanto não deve ser usada por grávidas!

Seu cesto de sementes, revela a engenhosidade da natureza!
Tentamos ficar com uma dessas flores no carro, é quase impossível! O cheiro é tão desagradável que pensamos tratar-se de outra coisa, algo que eu havia pisado!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lagarta Guararemense que dança Pink Floyd



Estávamos na Serra do Itapeti em Guararema, quando esta lagartinha entrou no carro, parece ter gostado do Pink Floyd, tanto que até ensaiou uns passinhos!

O Tapiti apareceu novamente, bom sinal!

Na mesma região em que vimos uma onça parda com dois filhotes, registramos ontem este coelho brasileiro (Sylvilagus brasiliensis). Sinal de saúde do bioma, será que a Suçuarana (Puma concolor) gosta do coelhinho?
Posted by Picasa

quinta-feira, 17 de março de 2011

Terremoto no Japão evidencia o valor de um povo!



Posted by Picasa
Acima da tragédia.
Impotentes diante das forças da natureza, somos sinceramente solidários ao povo Japonês que passou e passa pelas graves consequências do pior terremoto de sua história.
Um terremoto que por sua potência gerou um tsunami, um tsunami que gerou um acidente nuclear que ainda não se resolveu e tudo em meio a um frio intenso!
Dessa terrível experiência, fica claro para o mundo que acima da tragédia, está a força, a disciplina, a união de um povo que reforça o significado da flor de lótus que nasce da lama ou da fênix que renasce das cinzas!
Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de Nikkeis, que é o termo usado para definir os japoneses e seus descendentes, portanto não há como deixar de pensar no problema como nosso!
Nós do Guaranature, temos seguidores e visitantes do Japão e entramos em contato com a pesquisadora Keiko Kusamura , que além de fazer pesquisas na área de meio ambiente,tem também um blog que divulga a música brasileira na terra do sol nascente, perguntamos sobre a situação e ela nos respondeu:
“-Muito obrigada pela preocupação.
Fiquei bastante chocada pela situação, mas parece que as coisas estão
acalmando pouco a pouco.
Espero que consigam contornar o problema das usinas nucleares!
Boa notícia é que o povo já se uniu e estão se esforçando para reconstrução,
recebo notícias sobre belíssimos exemplos de cooperação e compaixão.
Não houve nenhum tumulto, confusão ou saques.
Dizem que nos supermercados, os clientes arrumavam os produtos que se
espalharam pelo chão.
As pessoas estão ajudando uma à outra, todos compartilhando o que
têm, trabalhando voluntariamente para se organizarem.
É o que dá esperanças. Acho que a força do amor é a mais poderosa de todas”.


Pois é, sempre achei o brasileiro um povo solidário, mas temos ainda que aprender a nos anteciparmos à catástrofes, vamos nos lembrar que hoje, só no Paraná, temos 3000 desabrigados devidos às chuvas. Temos que aprender a disciplina que facilita ações nas emergências. A união e honra de um povo que entra em um supermercado semidestruído para arrumar as prateleiras e não saquear!
No nosso mosaico étnico, devemos desejar que nosso país, aprenda e incorpore o que há de melhor de cada povo que nos forma e assim, que nos tornemos uma nação evoluída que sirva de exemplo e possa ajudar a qualquer momento nossos irmãos aqui e pelo planeta!
Que Graças se derramem sobre o povo Japonês!


quarta-feira, 16 de março de 2011

Tatu-verdadeiro, tatu-galinha, tatu-de-nove-bandas (Dasypus novemcinctus)...



O nome na língua tupi-guarani se refere à carapaça dura e espessa,ele que ouve mal, enxerga mal, tem um grande olfato e força! Seus filhos são sempre univitelíneos, ou seja se nascerem quatro, seis ou dez, serão sempre do mesmo sexo!
Ele não se protege como o tatu-bola, mas vira de lado e se curva, confiando na sua carapaça e além disso corre bem e até já vimos um dando bons pulos!
Este registramos entre Guararema e Biritiba-SP
Posted by Picasa

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pâmela Belliato, nossa nova seguidora!

Mais gente bacana está se juntando a nós. Temos sorte de poder contar com pessoas assim!
Agora que estamos nos tornando uma associação, unir forças para o bem comum é sempre energizante!


Posted by Picasa

Grumixama ( Eugenia brasiliensis)...




Com fruto doce, tão fácil de comer como uma cereja, energizante e com todas as qualidades das boas frutas, esta árvore está sumindo rapidamente de nossas matas de onde é original. Da família da jabuticaba, myrtaceae, mostra-se bem versátil para a produção de geléias, doces e sucos.
Estamos reproduzindo alguns pés e quem quiser adotá-los estará prestando um bom serviço à nossa flora, atraindo pássaros e abelhas polinizadoras.
Estamos também reproduzindo "cabeludinhas"e "guabirobas", entrem em contato.


Padrão: 1 cm²
Posted by Picasa

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami no Japão, é momento de solidariedade!

Impotentes diante das forças da Natureza, queremos nos solidarizar sinceramente com o povo Japonês e com todos aqueles que podem neste momento, estar sob forte tensão e preocupados como é o caso de nossos irmãos da costa oeste Americana, e são três Américas! Australianos e Indonésios, vamos superar e para isso, precisamos de força e atenção!
Esperamos que toda a ciência e treinamento desses povos, possam amenizar o sofrimento e prejuízo.
O Brasil tem a segunda maior comunidade japonesa fora do Japão e não há como deixar de sentir a tragédia como um problema nosso. Graças!
Posted by Picasa

Lethicia Galo, recebe visitas ilustres...

Nossa amiga e membro do guaranature Lethicia Galo, nos ajuda a entender como o voo do Tucano Toco ( Ramphastus toco) parece ser difícil mas não é. Se considerarmos que seu bico é levíssimo embora muito forte, vemos que quando fecham as asas, o peso que sobra é praticamente o da cabeça da ave.
Então percebemos que há equilibrio, mas é muito estranho para quem os vê pela primeira vez.
Lethicia recebeu esta visita durante o carnaval, ela que é fotógrafa não perdeu o registro, parabéns!

Posted by Picasa

sábado, 5 de março de 2011

O pio da cobra...respondendo à pergunta do Gustavo Acciaris...


























Nosso querido seguidor, Gustavo Acciaris, pergunta se "uma cobra pode imitar a vocalização de sapos para atraí-los".
Gustavo, as serpentes são surdas e portanto não devem usar esse recurso, mas já vimos aí em São Sebastião, uma cobra engolindo uma rã que mesmo com metade do corpo dentro da boca da cobra, ainda vocalizava tentando resistir!
Agora, você disse que ouve o som vindo de um grupo de bananeiras, estas plantas gostam de lugares úmidos. Com as chuvas do verão, um laguinho pode ter se formado tornando o ambiente propício para o desenvolvimento de rãs, pererecas e sapos e estes sim atraem cobras, fique esperto!
Valeu?

Posted by Picasa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), o maior roedor herbívoro do mundo!

Posted by PicasaÀs margens do rio Paraíba do Sul, é comum avistarmos estes animais que chegam a ter 80 quilos, seus bandos crescem em todo Brasil, tanto no campo como nas cidades. Como são parasitadas por carrapatos que podem fazer mal ao homem e animais domésticos, um dia teremos que lidar com o controle dessas populações que são protegidas por lei.
Com incrível poder de adaptação, conseguem sobreviver até no trecho do rio Tietê que passa pela cidade de São Paulo e aí é extremamente poluído!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Tapiti na Serra do Itapeti (Sylvilagus brasiliensis)...

Posted by PicasaEste é o coelho brasileiro, ocorre do México até a Argentina e vive em margens de mata fechada. Está sofrendo concorrência da lebre européia que foi introduzida na Argentina e se adapta melhor à vida em campos abertos. Está ficando difícil o avistamento desses animais, pois com a concorrência e o desmatamento suas populações estão diminuindo.
Aqui em nossa região ainda os vemos, principalmente no inverno. Sorte nossa ter encontrado este dia 1º de março!

terça-feira, 1 de março de 2011

Poeminha pelas águas...






















Águas que escorrem mais rápido que o tempo
Secos leitos de emoções evaporadas
Sagrado patrimônio tão descuidado!
E a esperança das Iaras humilhadas, que os Céus mais de que por isso
chorem,
Ainda chovam...

Marcos Grangeiro
Posted by Picasa